Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão
Descrição de chapéu alimentação receitas

Macarrão com feijão fica até chique em italiano: aprenda a fazer pasta e fagioli

Combinação sofre preconceito no Brasil, mas é um excelente modo de aproveitar o feijão cozido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Feijão com macarrão é uma das combinações mais controversas da culinária. Causa revolta e repulsa em muitos pretensos guardiães do bom gosto.

Falo de gente brasileira, é claro. Porque, na Itália, a pasta e fagioli –literalmente, "macarrão e feijões"– é um dos pouquíssimos pratos de caráter genuinamente nacional. É comum na Sicília, na Emília, no Piemonte.

As variações italianas da pasta e fagioli não têm fim. Podem ser vegetarianas e até veganas. Podem levar um tico de pancetta, a barriga de porco curada. Podem levar os mais diversos tipos de feijão e de macarrão. Podem ser sopa ou macarronada.

Um amigo napolitano me explicou como é a pasta e fagioli na terra dele. Nos restaurantes, usam couro de porco para engrossar o caldo. Quando querem sofisticar, metem uns mexilhões. Nas casas, não vai nada disso: é só feijão com macarrão, mesmo.

Se você acha feijão com macarrão algo muito ralé, cole aqui e seja chique: faça a receita que eu proponho a seguir. É feijão com macarrão, mas você chama de pasta e fagioli. Vai dar bom.

Não imitei nenhum chef italiano. Esta é uma receita que eu faço há muitos anos quando tenho feijão cozido e não estou a fim de preparar arroz, bife, farofa etc. Pasta e fagioli é comida de uma panela só –facilita para cozinhar, facilita para lavar.

Meu feijão com macarrão tem bacon, linguiça, tomate e vinho tinto. Omita ou acrescente ingredientes à vontade. Pode ser feito com feijão com ou sem tempero (se usar feijão temperado, cuidado com o sal).

Para servir, costumo ralar parmesão e regar com um pouco de azeite bom. Desta vez, acrescentei um pouco de pistou, um molho à base de manjericão típico do sul da França.

A cozinha provençal tem muitas coisas semelhantes à italiana, e o pistou é uma versão do pesto –a diferença é que leva apenas manjericão, azeite e alho, sem pinoli (ou outro tipo de castanha) nem queijo. Usa-se pistou para condimentar sopas de legumes parecidos com o minestrone.

Confesso que pus o pistou para ter um verdinho na foto, que estava meio monocromática. Mas ficou bem bom –não tinha como não ficar. Vai com fé: você pode fazer esse feijão com macarrão até para receber um date.

Aprenda a fazer pasta e fagioli
Macarrão com feijão, o prato italiano pasta e fagioli - Marcos Nogueira/Folhapress

PASTA E FAGIOLI

Rendimento: 2 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes

100 g de bacon picado

100 g de linguiça de porco fresca

3 dentes de alho picados

½ cebola picada

1 lata de tomates pelados

½ lata (a mesma do tomate) de vinho tinto

2 folhas de louro

1 xícara de feijão vermelho cozido e escorrido (mais caldo a gosto)

100 g de macarrão para sopa

1 maço de manjericão

100 ml de azeite

Sal, pimenta-do-reino e queijo ralado a gosto

Modo de fazer

  1. Numa panela, aqueça o bacon em fogo baixo até a gordura derreter. Frite a linguiça inteira. Reserve a linguiça na geladeira.

  2. Na mesma panela, refogue dois dentes de alho e a cebola. Acrescente o tomate, o vinho e o louro. Cozinhe até encorpar.

  3. Fatie a linguiça e junte-a ao molho. Adicione o feijão e o caldo. Cozinhe por alguns minutos. Ponha o macarrão para cozinhar com a sopa.

  4. Num processador, bata o manjericão com azeite e o alho restante. Quando o macarrão estiver cozido, ajuste o tempero da sopa. Sirva com o molho de manjericão e o queijo ralado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.