Renato Terra

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renato Terra
Descrição de chapéu

Não se pode criticar Lula

É dessa forma que vemos nascer os esquerdominions

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Humoristas souberam proclamar independência ao longo das décadas. Há quase cem anos, Aparício Torelly, criador do personagem Barão de Itararé, escreveu o seguinte: "Não é triste mudar de ideias. Triste é não ter ideias para mudar". Décadas mais tarde, disse Jô Soares: "O humorista é, antes de mais nada, um anarquista. Ele tem que ter essa possibilidade de brincar a torto e a direito. Ou à esquerda ou à direita".

Sobre um fundo verde há um minion vermelho com macacão amarelo olhando para cima e segurando uma varinha com uma estrela vermelha apontando para o alto.
Ilustração de Débora Gonzales para coluna de Renato Terra de 8 de setembro de 2023 - Folhapress

Millôr Fernandes resumiu bem a ideia : "Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados". No caminho oposto à independência e (por que não) ao humor estão aqueles que permanecem bolsonaristas. Por vagarem em caminhões, motos e a pé como um exército bitolado, esses bolsonaristas foram apelidados de "minions".

Para os "minions", qualquer sinal de independência é imediatamente classificado como traição. Lula derrotou nas urnas o projeto ditatorial de Jair Bolsonaro. Venceu o projeto democrático nas eleições de 2022.

Mas uma fatia barulhenta da esquerda ignora que o projeto democrático pressupõe discordância, diálogo, humor e —principalmente — independência. Usam o autoritarismo para combater o autoritarismo. Resultado: contra "minions" mal-humorados, estão recrutando um exército de "esquerdominions" mal-humorados.

Para os "esquerdominions", então, agora ninguém pode criticar Lula, o alecrim vermelho. Para os "esquerdominions", Gregorio Duvivier não pode apresentar fatos, argumentos e piadas contra a indicação de Cristiano Zanin para o STF. Duvivier não pode sugerir renomadas mulheres negras para a próxima indicação ao STF.

Os "esquerdominions" não rebatem Duvivier com fatos, argumentos ou piadas. Nem sequer discutiram a relevância simbólica, inspiracional e transformadora de uma juíza negra no STF.

Para os "esquerdominions", Duvivier quer ensinar Lula a fazer política, o Brasil 247 a fazer jornalismo e os astrólogos a fazerem previsões. Será que Lula não pode ser criticado por sugerir voto sigiloso aos ministros do STF, por ceder ao centrão, por estender tapete vermelho para o ditador Nicolás Maduro?

Humoristas souberam proclamar independência ao longo dos anos. O exemplo pode ser seguido por qualquer um. Não são só os humoristas que garantem: numa democracia, presidentes têm de saber lidar com críticas. Pode não parecer, mas isso inclui Lula.

Erramos: o texto foi alterado

A coluna grafou incorretamente a palavra "mal-humorado".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.