Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu

Ganha quem tiver o post com mais curtidas no fim do mundo

Alerta de spoiler: pandemia do novo coronavírus trará o melhor e o pior das pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como o novo coronavírus chegou à Europa antes de ter chegado à América, num certo sentido, nós, europeus, vivemos no futuro em relação aos habitantes do continente americano.

Não estamos muito mais à frente, apenas umas semanas ou dias. Estou, por isso, em condições de revelar aos brasileiros o que vão viver nos próximos tempos, e foi por isso que comecei por fazer o aviso de spoiler.

Ilustração de pessoa com máscara andando em cima da linha ascendente de um gráfico. No alto, está escrito "SPOILER ALERT".
Ilustração de Luiza Pannunzio para coluna de Ricardo Araújo Pereira publicada neste domingo, 22 de março de 2020 - Luiza Pannunzio/Folhapress

Vai ser assim: muito rapidamente, os chefes de Estado que tinham desdenhado da ameaça, referindo-se ao vírus como uma fantasia, ou apelidando de histéricas as reações que apelavam a maior cautela, ou insistindo em fazer uma festinha de aniversário quando tudo o desaconselhava, vão perceber que fizeram papel de bobo.

Progressivamente, eles vão ter de olhar para o exemplo de Itália, onde a resposta ao vírus foi tardia, e terão de impor medidas cada vez mais restritivas de circulação, para que o maior número possível de pessoas passe o máximo de tempo possível em casa.

Depois, como sempre, situações como essa vão trazer ao de cima o melhor das pessoas. Mas, não se preocupem, também trarão o pior.

O melhor das pessoas é difícil de suportar, porque se trata de uma recordação dolorosa de que há gente com uma abnegação e altruísmo dos quais nós não somos capazes.

Já o pior das pessoas dá gosto. Contempla-se com muita satisfação. Normalmente, porque as pessoas estão a fazer em público o que nós fazemos em privado, ou porque fazem o que nos apetece fazer mas não temos coragem. Cedem à mesquinhez, à ganância, à vaidade. Vai haver quem queira açabarcar compras no supermercado e quem queira vender um frasco de álcool por R$ 30.

E as celebridades vão participar quase todas no concurso para o melhor post Vangelis. O post Vangelis é um texto para ser lido ao som de música épica. E pretende ser o texto mais viral, mais choroso, mais preocupado, mais exibicionista, mais “não deixem que esta situação difícil os faça esquecer que eu existo e sou espetacular”.

Quem tiver o post com mais curtidas quando o fim do mundo chegar ganha. Cada celebridade vai competir com denodo para ser o Winston Churchill da pandemia. Vai ser uma grande festa de sentimentalismo. Sangue, suor e likes.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.