Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu

Na festa da democracia, Trump usa estratégia de chatos nas festas normais

Vai ser refrescante assistir a fitas em que serviços secretos têm de ser chamados para obrigar o presidente a sair da Casa Branca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando se diz que as eleições são a festa da democracia, é importante não esquecer a frequência com que as festas acabam com um convidado que se recusa a ir embora.

Todo o mundo se divertiu, agradeceu, saiu, os donos da casa querem ir para a cama, mas há sempre alguém que se mantém no sofá com o copo ainda meio cheio ou, pior, que fica junto da porta, já de casaco na mão, a contar uma última história.

Entretanto a história acaba, a gente pensa que finalmente a noite acabou, e o convidado acrescenta: Mas…”.

Às vezes nem precisa dizer mais nada. Fica só pendurado nessa adversativa, sonhador, examinando as possibilidades de prosseguir a conversa. Nessa altura, os donos da casa resolvem avançar também com o seu monossílabo: “Bom…”. E esse impasse pode durar minutos —que, àquela hora, são meses.

Donald Trump está a usar, na festa da democracia, todas as estratégias que os chatos usam nas festas
normais. E tem acrescentado a isso as manobras do garoto que não quer admitir que perdeu o jogo de futebol na rua.

Ilustração de Trump vestindo terno e meias sentado em um banco com os braços cruzados e expressão séria
Luiza Pannunzio

Ele é, ao mesmo tempo, o inquilino despejado que não quer sair de casa e o menino derrotado que não quer voltar para casa.

Não é bem uma surpresa. Antigamente, uma pessoa com as ideias e a personalidade de Trump não se candidatava a presidente dos Estados Unidos: tentava assassinar o presidente dos Estados Unidos.

Tenho muitas saudades desses tempos. Mas estes nossos tempos também são interessantes, não o nego. A ficção sobre a presidência dos Estados Unidos estava muito necessitada de uma renovação.

Só em 2013 estrearam dois filmes sobre ataques terroristas à residência do presidente. Era o costume: os serviços secretos tinham de evitar que os bandidos entrassem na Casa Branca.

Vai ser refrescante assistir a fitas em que os serviços secretos têm de ser chamados para obrigar o presidente a sair da Casa Branca.

Impedir a entrada a quem não tem direito a lá estar é emocionante; mas forçar a saída a quem não tem direito também vai dar uma boa história.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.