Rômulo Saraiva

Advogado especialista em Previdência Social, é professor, autor do livro Fraude nos Fundos de Pensão e mestre em Direito Previdenciário pela PUC-SP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rômulo Saraiva
Descrição de chapéu inss

Aposentado terá melhor dos dois mundos na escolha do benefício

Tema 1.018 do STJ define regra mais vantajosa para quem foi à Justiça, mas depois fez novo pedido ao INSS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) enfrentou um assunto de grande importância e que dará mais segurança jurídica aos segurados diante dos erros praticados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Não raro, o trabalhador tem direito a uma aposentadoria, mas ao procurar o serviço previdenciário este não a reconhece, o que o obriga a levar o caso ao Judiciário.

Só que a resposta de um juiz nem sempre vem rápida. E muitas vezes essa inércia obriga o segurado a ficar contribuindo por mais tempo e, enquanto espera a Justiça, fica sem ganhar nada. Por isso, muitos resolvem dar entrada num segundo pedido de aposentadoria –mesmo com a ação judicial em curso– para poder prover seu sustento. Essa situação cria um tremendo nó jurídico, mas o STJ acabou de enfrentá-lo.

Agência do INSS na Zona Sul de São Paulo - Rivaldo Gomes/Folhapress

O nó que foi enfrentado pelo STJ podia inclusive gerar grande risco financeiro ao trabalhador, principalmente sobre a retroatividade dos atrasados. Quando alguém pede uma aposentadoria, este momento serve para estabelecer vários requisitos temporais e legais, bem como definir a base de cálculo do benefício. As contribuições que serão usadas no cálculo são computadas até o mês anterior ao requerimento.

Por isso, quando o trabalhador vai à Justiça para brigar pela aposentadoria que foi negada, mas faz um segundo pedido no INSS e obtém sucesso, pode ter problema para sacar a nova renda, já que as premissas da segunda aposentadoria são diferentes da primeira. Isso repercute na base de cálculo e, consequentemente, no valor mensal.

Foi exatamente este o caso enfrentado pelo STJ.

A partir de agora, o trabalhador poderá receber uma segunda aposentadoria com ação judicial em curso e ainda lutar para receber os atrasados da primeira aposentadoria. Antes da decisão dos ministros, havia a compreensão por alguns juízes de que o saque da segunda aposentadoria se sobrepunha ao desejo da primeira, já que a utilização de contribuições posteriores ao primeiro benefício para obter nova aposentadoria (lei n. 8.213/1991, art. 18, § 2º) geraria um impedimento legal.

O Tema 1.018 do STJ afastou o risco dessa estratégia. Em sua nova redação, deixa-se claro que o segurado tem o direito de escolher a melhor renda e ainda se beneficiar da retroatividade do primeiro benefício.

Eis o novo texto: "o segurado tem direito de opção pelo benefício mais vantajoso concedido administrativamente, no curso de ação judicial em que se reconheceu benefício menos vantajoso. Em cumprimento de sentença, o segurado possui o direito à manutenção do benefício previdenciário concedido administrativamente no curso da ação judicial e, concomitantemente, à execução das parcelas do benefício reconhecido na via judicial, limitadas à data de implantação daquele conferido na via administrativa".

Na prática, a decisão da Corte Cidadã autorizou que fosse mantida a aposentadoria mais recente, que tem valor maior e que, concomitantemente, também fosse autorizada a cobrança dos valores retroativos considerando a data da primeira aposentadoria. Em razão da falha do serviço do INSS, judicialmente o segurado poderá ter o melhor dos dois mundos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.