Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu
Tostão

Sylvinho, Tite e Ancelotti deveriam fazer uma videoconferência

Um poderia auxiliar o outro; todos precisam de ajuda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não sei o que gosto mais de escrever: sobre a lógica, a compreensão do jogo e os detalhes técnicos e táticos ou sobre a incerteza e a dramaticidade de uma partida, que não tem enredo definido, como a vida. Procuro ter os dois olhares. Às vezes, eles não se entendem. Um quer ser mais importante do que o outro.

O empate por 1 a 1 com o Equador foi um jogo estranho, maluco, ruim, com quatro lances decisivos alterados pelo VAR e com dez jogadores de cada lado na maior parte do tempo. O árbitro quis compensar os erros, mas o VAR não deixou.

Marquinhos e Neymar fazem muita falta à seleção. Marquinhos e Thiago Silva formam uma das melhores duplas de zaga do mundo. A avaliação de que Thiago Silva joga muito bem no Chelsea porque a equipe atua com três zagueiros, e ele, com a idade mais avançada, fica mais protegido, não se sustenta, pois Thiago Silva brilha também na seleção.

Técnico Tite durante partida da seleção brasileira pelas Eliminatórias
Técnico Tite durante partida da seleção brasileira pelas Eliminatórias - Juan Mabromata - 16.nov.21/AFP

Contra o Paraguai, na terça-feira, no Mineirão, Tite vai escalar novamente Coutinho, já que ele jogou só 30 minutos, por causa da necessária substituição do técnico, ou vai entrar com Paquetá, suspenso da primeira partida, que seria o substituto imediato de Neymar?

Não ficarei surpreso também se o treinador tirar um dos jogadores de lado, Vinicius Junior ou Raphinha, para dar lugar a Paquetá, mantendo Coutinho. Vinicius Junior precisa jogar mais vezes e em partidas seguidas pela seleção.

O jovem terá muitas dificuldades de repetir na seleção o que faz no Real Madrid, pois, no time espanhol, aprendeu com Ancelotti a jogar pelo lado, aberto, e também pelo meio, entrando em diagonal, para receber a bola atrás do meio-campo adversário, mais próximo ao centroavante, da área e do gol.

O Real joga com um trio no meio-campo, sem um meia ofensivo. Na seleção, como o time joga com dois volantes em linha, Casemiro e Fred, e um meia à frente dos dois (Neymar ou Coutinho ou Paquetá), o espaço atrás do meio-campo adversário é preenchido pelo meia ofensivo.

A solução para a seleção brasileira não é atuar como o Real Madrid, pois não há meio-campistas de alto nível, como Kroos e Modric, que atuam de uma intermediária à outra. Com três no meio-campo, Neymar teria de jogar pela esquerda e não sobraria para Vinicius Junior.

E ainda tem Paquetá para Tite arrumar um lugar ou mesmo Coutinho, se ele voltar a brilhar. São dúvidas e enigmas que Tite terá de resolver até a Copa. Deveria procurar ajuda, telefonar para Ancelotti, que ele tanto admira, para conversar sobre Vinicius Junior e outras coisas.

O Corinthians, na prancheta, tem o mesmo desenho tático do Real Madrid, com um trio no meio-campo, dois jogadores abertos e um centroavante. O time é muito estático, com cada jogador em sua posição, o que facilita para a marcação adversária.

Róger Guedes, pela esquerda, poderia, como na época de Atlético e como faz Vinicius Junior no Real, atuar pela ponta e também entrar pelo meio, em diagonal, para receber a bola atrás do meio-campo adversário, mais perto do gol e do centroavante.

O jovem Sylvinho, vibrante e estudioso, que foi auxiliar de Tite e que adora o "titês", deveria telefonar para o técnico da seleção para pedir ajuda. Sylvinho, Tite e Ancelotti poderiam conversar juntos, pelo menos por videoconferência. Um poderia ajudar o outro. Todos precisam de ajuda. Sugiro apenas que Sylvinho chame Paulinho de Paulinho, não de Paulo. Fica muito chato.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.