Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu
Tostão

O que mais falta quando brasileiros enfrentam os europeus é talento individual

Entre seleções, a inferioridade é menor ou inexistente, embora os europeus, cada vez mais, formem grandes craques

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando acaba a pré-temporada? Enquanto os treinadores dos times brasileiros experimentam jogadores e esquemas táticos, continuam as demissões de técnicos. A impaciência parece ter aumentado. É o futebol esquizofrênico. Os torcedores protestam nas arquibancadas e nas redes sociais, a imprensa repercute bastante, pois dá audiência, e os clubes demitem. Quem são os formadores de opinião? Há controvérsias.

A pré-temporada deveria ser também um tempo para a crônica esportiva, me incluindo, evoluir, esquecer os clichês e os comentários prontos, parar de endeusar os brilharecos, exaltar os treinadores nas vitórias e massacrá-los nas derrotas, como se eles fossem os craques do jogo.

A experiência dos treinadores é necessária, porém, pode ser contestada. Filipe Luís tem jogado no Flamengo como um terceiro zagueiro pela esquerda. Ele faz muito bem a saída de bola da defesa, mas uma das principais qualidades do Flamengo nos últimos anos foi Filipe Luís jogar de lateral armador, quase sempre no campo adversário, ainda mais que a equipe pressionava para recuperar a bola perto do gol. Filipe Luís constrói sempre boas jogadas, com lucidez e passes precisos.

Filipe Luís em jogo do Flamengo contra o Defensa y Justicia, pela Libertadores de 2021
Filipe Luís em jogo do Flamengo contra o Defensa y Justicia, pela Libertadores de 2021 - Adriano Machado - 21.jul.2021/AFP

No Atlético, adversário do Flamengo no domingo (20), pela Supercopa, o treinador "El Turco" Mohamed tem sido mais pragmático, contido, ao manter a maneira de jogar, a escalação e as variações usadas por Cuca.

No Botafogo, a surpresa foi a dispensa do técnico Enderson Moreira, após o time ter conquistado o título da Série B. O novo dono do clube, o americano John Textor, alegou que o time não tem jogado no estilo programado pelo clube-empresa. Estranho! Será que o empresário é um grande entendido em estratégia do futebol ou ele pensa que o jogo é uma sucessão de operações matemáticas?

No Cruzeiro, Ronaldo, o dono do clube, e os torcedores estão muito satisfeitos com o novo técnico, o jovem uruguaio Paulo Pezzolano. O novo time tem sido vibrante, organizado, com muita força física e boa qualidade individual para uma equipe da Série B. Mas ainda é cedo para fazer previsões. A transformação em clube-empresa, as vitórias, a saída de Marcelo Moreno, que ganhava muito e jogava pouco, a expulsão do ex-presidente dos quadros sociais do clube e os processos criminais que correm na Justiça contra alguns dirigentes animam o torcedor de que as coisas vão melhorar, dentro e fora de campo.

Quem já passou pela pré-temporada é o Palmeiras. Após a decisão do título do Mundial de Clubes, ficou a dúvida se Abel Ferreira exagerou nos cuidados defensivos, ao colocar o centroavante Rony pela direita, para marcar o ala do Chelsea.

Algumas pessoas que querem ser mais românticas que o romantismo adotam o discurso ultrapassado de que os jogadores brasileiros, como os do Palmeiras, são exageradamente reprimidos pelo esquema tático dos treinadores e que a solução seria voltar ao passado, às raízes, e tentar jogar um futebol com mais liberdade, com mais dribles e improvisações, como se fosse uma pelada.

O que mais falta aos times brasileiros quando enfrentam os europeus é, principalmente, mais talento individual, já que os melhores jogadores brasileiros atuam na Europa. Entre seleções, a inferioridade é menor ou inexistente, embora os europeus, cada vez mais, formem grandes craques.

A grande surpresa nas decisões dos últimos mundiais de clubes é o fato de que os europeus, tão superiores individualmente, têm grandes dificuldades para ganhar dos campeões sul-americanos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.