Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu alimentação

Produção de carnes de frango e suína será recorde, mas preço mudou de patamar

Pressão de custos, principalmente as vindas do milho e da soja, vai manter os valores das proteínas elevados para os consumidores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil vai produzir um volume recorde de carnes de frango e suína no próximo ano. O consumidor, no entanto, vai continuar pagando caro pelas proteínas.

Essa pressão nos preços internos das carnes vem dos elevados custos das matérias-primas utilizadas na ração dos animais, segundo Ricardo Santin, presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

Para ele, pior ainda para os países produtores concorrentes, que buscam essas matérias-primas no mercado brasileiro.

Porcos na granja Suinos, da fazenda Crambei, em Carambei (PA) - Mauro Zafalon - 8.jul.15/Folhapress

Além do custo do milho e da soja, os produtores externos de proteínas, principalmente os do hemisfério Norte, têm ainda outros custos, como os da energia. Segundo Santin, o Brasil continua mais competitivo do que os concorrentes neste setor.

Isso mostra o potencial brasileiro de exportações. No próximo ano, o país colocará 5,2 milhões de toneladas de frango no mercado externo, 8,5% a mais do que em 2022.

As vendas externas de carne suína sobem para o recorde de 1,25 milhão de toneladas, 12% acima das obtidas neste ano, conforme estimativas da ABPA.

O cenário é bom, mas há alguns pontos de atenção no mercado externo. A inflação está elevada no mundo todo, a economia mundial tem ritmo fraco e a gripe aviária já afeta 40 países.

Internamente, o presidente da ABPA vê alguns pontos positivos, como a queda no desemprego, reajuste do salário mínimo e o dinheiro a ser injetado com o auxílio de R$ 600.

O consumo per capita de carne de frango será de 45,5 quilos por pessoa no próximo ano, 1% a mais. O de carne suína sobe para 18,5, e o de ovos recua para 235 por ano, 2,5% a menos.

A produção mundial de carne suína deverá ser de 110 milhões de toneladas em 2022, uma recuperação em relação aos 96 milhões de 2020, mas ainda inferior aos 112 milhões de 2018.

No caso da carne de frango, o volume produzido no mundo é crescente desde 2016, e já fica perto do de carne suína. Neste ano serão 101 milhões de toneladas, segundo informações do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Em 2023, o Brasil é o único entre os principais produtores com potencial para elevar as exportações. Na carne de frango, após assumir o segundo posto mundial na produção, o país manterá a primeira posição em exportações.

A produção nacional de carne de frango sobe para 14,7 milhões no próximo ano, acima dos 14,5 milhões deste ano. A de suínos vai a 5,15 milhões, com alta de 4% sobre a deste ano, conforme estimativas da ABPA.



Menos gases A Yara, em busca da redução da emissão de gases de efeito estufa, está iniciando o transporte de fertilizantes com caminhão movido a GNV. Segundo a empresa, a operação resulta em uma redução de 10% dos gases de efeito estufa, em relação aos veículos a diesel.

Menos gases 2 A empresa, que é do setor de nutrição de plantas e tem como objetivo se tornar neutra para o clima até 2050, fez o primeiro carregamento teste de Cubatão (SP) a Sumaré (SP), um trajeto de 200 km, com um volume de 32 toneladas.

Outras rotas A Yara quer viabilizar o transporte também para outras rotas, mas trajetos mais longos ainda apresentam desafios, especialmente em relação à autonomia dos veículos.

Cabotagem A Yara também realizou a primeira remessa de fertilizantes a granel via cabotagem do país neste nano. Enviou 15 mil toneladas de Rio Grande (RS) para São Luís (MA). A operação exigiria 405 caminhões por 3.000 km de rodovias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.