Vera Iaconelli

Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vera Iaconelli

Parentalidade no olho do furacão

Por que se fala tanto de um termo tão mal interpretado?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nunca houve um tempo no qual ter filhos fosse simples e livre de angústias. O que muda com cada época são as condições e respostas próprias para enfrentar o desafio. Entre as gerações de sociedades tradicionais da África subsaariana, por exemplo, o hábito é que as avós assumam imediatamente o cuidado com o recém-nascido, reduzindo o contato entre a mãe e o bebê ao ato de amamentar. Isso permite que a geração anterior amortize a novidade a partir da experiência dos mais velhos. Só quando se tornar avó essa mulher terá com os netos a experiência que costumamos ter como mães em nossa cultura. É como se a maternidade pulasse uma geração para ser vivida como a conhecemos entre nós.

E como nós, enquanto sociedade, respondemos à chegada dos filhos? Ao perder a transmissão geracional do cuidado com as crianças, restou ao especialista (pediatra, professor, psicólogo, fonoaudiólogo) intervir para que pais e mães não ficassem à deriva. Fato incontornável de uma cultura que foi se tornando cada vez menos afeita aos laços sociais não comerciais. O problema não é que o profissional responda a essa demanda, mas de que lugar o faz.

Loving young african American mother hold little newborn infant child kiss enjoying moment at home together, caring biracial mom embrace cuddle small baby toddler, maternity, childcare concept
Mãe faz carinho na filha - fizkes - stock.adobe.com

O uso mais nefasto que se pode fazer da parentalidade é aquele no qual o profissional vende a ideia de garantir, controlar, predizer a criação dos filhos e o bem-estar de pais e mães. Eu diria que o que de pior certas práticas "bem-intencionadas" têm promovido é a surdez subjetiva. Trata-se daquele profissional que vende resultados de desempenho e faz cara de quem escuta os pais para melhor encaixá-los em algum diagnóstico previamente categorizado. Fazem isso prometendo o caminho suave da parentalidade, livre dos desagradáveis odores do inconsciente humano.

Da mesma forma que se busca selecionar a transmissão genética, está em jogo aqui a proeza de criar seres humanos sem os vexames psíquicos e os deslizes da sexualidade.

Não é de hoje que se aspira controlar o indomável em nós, aquilo que nos inspira, dá vida e promove o desejo, mas também é fonte de embaraço e sofrimento. A questão é que não só não é possível ser alijado da maior e mais interessante parte de nossa estrutura psíquica (Freud chamava a consciência de mera ponta de um iceberg), como o recalcado retorna na forma de mais sofrimento e mais sintomas. Daí o paradoxo: nunca tivemos tantos "profissionais da parentalidade" e tantos pais e mães se sentindo incapazes, pois o tecnicismo impede a espontaneidade e as descobertas mútuas entre pais e filhos.

Costumava fazer piada sobre essa aspiração atual por ser "coaching mommy" e não foi sem um suspiro de aflição que descobri que já existem. Na lógica mercantil do "resultado garantido ou seu dinheiro de volta" o que seria o filho-resultado? Como as crianças respondem a tanto investimento? Soterradas por expectativas e investimentos impossíveis de corresponder, elas adoecem, evitam se lançar na vida, deprimem.

Pais, mães e cuidadores não são tábulas rasas a serem adestrados por especialistas. São sujeitos com uma história, com inconsciente, com sofrimentos e alegrias que serão transmitidos aos filhos quer queiram, quer não. As crianças tampouco são sujeitos genéricos, moldáveis às expectativas e desejos da geração anterior. Aliás, o que uma geração mais faz é se rebelar diante da ingerência da geração anterior.

A única garantia da parentalidade é que não há preparação possível para ela. Como não dá para fazer esse omelete sem quebrar muitos ovos, duvide de qualquer discurso que lhe prometa o contrário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.