Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu carro elétrico indústria

Onda do carro elétrico leva copo d'água fria, mas avança, e Brasil fica para trás

País planeja e subsidia um mundo de mobilidade que estará morto em uma década

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A euforia com o avanço dos carros elétricos no mercado tem levado uns baldinhos de água fria desde o final do ano passado. Alguns dos maiores fabricantes de veículos ocidentais têm anunciado que vão desacelerar planos de expansão de fábricas de elétricos. A Tesla de Elon Musk adiou fábrica nova no México. A Ford americana reduziu a produção da versão elétrica de sua picape F-150. A General Motors também adiou a produção de picapes. A procura de carros elétricos no mundo ocidental não cresce tanto como se previa. Apesar da velocidade reduzida, o negócio cresce.

Nos Estados Unidos, as vendas de automóveis elétricos (apenas a bateria) eram 5,1% do mercado no primeiro trimestre de 2022. No trimestre final de 2023, de 8,1% (no total dos elétricos, perto de 18%), segundo o Kelley Blue Book, da consultoria Cox Automotive. A venda de elétricos (bateria) crescia a 52% ao ano no final de 2022; no final de 2023, a 40%. Na China e na Europa, o avanço dos elétricos é maior.

Carros elétricos são recarregados em supercarregador da Tesla em Burbank, na Califórnia - Mario Tama/Getty Images via AFP

O mundo rico (EUA, em especial) ou o que cresce muito (China, Índia) definem a adoção e a disseminação de tecnologias —no caso de automóveis, também definem a demanda de materiais e combustíveis. Isso nos interessa.

Também no caso da indústria de veículos ou de mobilidade, ficamos para trás, em vários casos no caminho da obsolescência. A fatia mundial de mercado dos carros elétricos era de 5% do total de vendas em 2020, segundo o "Global EV Outlook 2023" da Agência Internacional de Energia, e de 14% em 2022. Deve ter ficado perto de 18% no ano passado. Mais de 60% das vendas ocorre na China.

O carro elétrico custa muito caro. Musk culpa a alta dos juros pela desaceleração da demanda. O presidente da Stellantis, Carlos Tavares, disse nesta semana que reduzir preços a fim de estimular vendas pode causar um "banho de sangue" nas montadoras.

"Taxas de juros altas e preços elevados podem estar fazendo com que o interesse por veículos elétricos diminua em alguns mercados", lê-se no "2024 Global Automotive Consumer Study", da consultoria Deloitte, apesar de reduções de preços e incentivos do governo. Há preocupações também com autonomia dos carros e oferta de pontos de recarga.

Segundo pesquisa da Deloitte, para 67% dos consumidores americanos, o próximo carro que comprarão ainda será movido a combustível fóssil (ante 58% da pesquisa de 2023), para 16% será híbrido e para 6% a bateria. A redução ligeira de interesse é a mesma na Alemanha. Na China, onde 33% pretendem comprar um carro a gasolina ou diesel, o interesse pelos elétricos é crescente (33% querem um carro a bateria, 18% híbrido), assim como na Índia. A BYD chinesa empatou com a Tesla na participação no mercado mundial.

Pelos ventos da Ásia, vê-se para onde o barco vai. A venda de carros movidos a fósseis estará banida de boa parte do mundo ocidental rico em 2035. Além do mais, pode bem ser que novos tipos de carros não sejam a alternativa de locomoção nas cidades. De qualquer modo, alternativas tecnológicas para os motores de automóveis evoluem rapidamente, como a do hidrogênio. A discussão brasileira, para variar, está atrasada, se não é regressiva.

O governo lança oficialmente nesta segunda-feira um plano industrial baseado em transição verde. Porém, os planos sabidos para carros são mais cinco anos de subsídio para que as montadoras incrementem a eficiência energética de seus produtos. Montadoras que decerto padecem das ineficiências brasileiras, mas que são protegidas por enormes impostos de importação, por subsídios federais e estaduais; que não têm escala para produzir a bom preço e competir no exterior. Estamos enxugando gelo com um lenço bordado a ouro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.