Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Bienal de SP virtual terá Xuxa, Nélida Piñon, Claudia Raia e Mauricio de Sousa

Evento, que teve versão presencial cancelada, terá programação que mantém a linha de nomes ultrapopulares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Bienal do Livro de São Paulo, um dos maiores eventos do mercado literário, cancelou a edição presencial deste ano por causa do coronavírus, mas manterá uma versão virtual, com nomes com o habitual alcance ultrapopular.

O maior deles é o da apresentadora Xuxa, que fala no dia 11 sobre sobre seu novo livro de memórias e sobre o infantil "Maya". Outra popstar que vai debater sua biografia é a atriz Claudia Raia, que conversa no mesmo dia com a jornalista Rosana Hermann, com quem escreveu o livro "Sempre Raia um Novo Dia".

Entre os escritores, se destaca Nélida Piñon, que vai falar sobre a amiga Clarice Lispector na data em que ela completaria cem anos, dia 10. Itamar Vieira Junior e Jarid Arraes vão levar seus troféus quentinhos do Jabuti e da Biblioteca Nacional, respectivamente, para uma conversa no dia 7.

Será o primeiro dia do evento, que, aliás, está colado na Flip, cuja programação acaba no dia anterior. Como tudo é remoto, de Paraty a São Paulo vai ser como mudar de canal na TV.

O evento terá ainda mesas com o quadrinista Mauricio de Sousa, os escritores Thalita Rebouças e Raphael Montes —também premiado com o Jabuti—, a youtuber Nath Finanças, os psicanalistas Contardo Calligaris e Maria Homem, o historiador francês Roger Chartier, e com Marina, Laura e Tamara, as três filhas do velejador Amyr Klink.

MILAGRE NATALINO A iniciativa que vai oferecer descontos exclusivos em livrarias físicas por três dias a partir de 11 de dezembro conseguiu reunir 11 das maiores editoras do país —que vão baixar os preços de 104 lançamentos recentes.

TAMO JUNTO O projeto, divulgado como "Super Sexta - #tudocomecanalivraria", reúne Companhia das Letras, Gente, Globo, HarperCollins, Intrínseca, Melhoramentos, Mundo Cristão, Planeta, Record, Rocco e Sextante. Entre as livrarias, estão confirmadas as redes Curitiba, Leitura, Loyola, Martins Fontes, Travessa e Vila. Mas a ideia é que mais lojas se juntem até a data do evento.

desenho inspirado em lina bo bardi
Ilustração do livro infantil "Lina - Aventuras de uma Arquiteta", que Ángela León escreveu sobre Lina Bo Bardi e sai pela Pequena Zahar - Divulgação

SORTE GRANDE Quem viu os vencedores do concurso literário da editora Darkside, duas semanas atrás, talvez tenha tido um déjà-vu. O ganhador da categoria de romance —um dos cinco a levar o prêmio de R$ 20 mil e um contrato de publicação— era o mesmo felizardo do prêmio Todavia de não ficção, o publicitário Bruno Ribeiro, de 31 anos.

PULP FICTION Ainda que os dois projetos sejam bem distintos —uma obra de fantasia sobre dois irmãos antagônicos e um relato sobre um feminicídio brutal na Paraíba—, elas se unem pelo caráter fantasmagórico. "A gente não escolhe muito as nossas obsessões", diverte-se Ribeiro, que já tem quatro ficções publicadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.