Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Inéditos da filósofa Hannah Arendt saem no Brasil após nova biografia

Lançamentos ampliam estudos sobre a autora de 'As Origens do Totalitarismo' e 'Eichmann em Jerusalém'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hannah Arendt, uma das intelectuais mais estudadas no mundo, vai ter a compreensão sobre sua obra ampliada com a publicação de uma biografia e escritos inéditos no Brasil.

Primeiro, chega pela Companhia das Letras ainda neste mês “Arendt - Entre o Amor e o Mal: uma Biografia”, cujo original a sueca Ann Heberlein lançou no começo do ano. A edição brasileira vem com texto de apoio de Heloísa Starling.

E logo depois, em junho, a editora Bazar do Tempo publica “Pensar sem Corrimão”, uma coleção robusta de textos elaborados pela autora de 1953 a 1975, ano de sua morte, e compilados pela primeira vez em 2018 nos Estados Unidos.

O volume de mais de 500 páginas traz desde ensaios e textos de crítica até entrevistas e discursos jamais reunidos da filósofa alemã.

COMO DOIS ANIMAIS A editora Mol teve um caso curioso de sucesso com um livro sobre comportamento animal distribuído em parceria com a franquia Petz, de produtos para animais de estimação. A publicação “Seu Cão Não É Doido/Seu Gato Não É Doido”, que saiu com tiragem de 120 mil exemplares em março, já está sendo reimpressa prevendo excesso de demanda.

TIRO CERTEIRO O modelo de vendas, claro, ajudou. A Mol se especializa em criar produtos editoriais adaptados a varejos específicos, de impacto social. O livro duplo, que não tem caráter publicitário, custa R$ 8,90 e é vendido nas franquias da rede de pet shops, com 38% do preço de capa direcionado a ONGs de proteção animal. Mas o fato é que, só em abril, já foram vendidos mais de 93 mil exemplares e arrecadados quase R$ 300 mil em doações para organizações em prol dos animais.

alien dando xícara de chá a tentáculo verde
Ilustração de capa da edição comemorativa de "O Guia do Mochileiro das Galáxias", publicada pela Arqueiro para marcar os 42 anos da obra, com artes do britânico Chris Riddell - Divulgação

DIVINO BRINQUEDO Em comemoração ao aniversário de dois anos de sua primeira publicação, a editora Chão começa um projeto de disponibilizar todos os seus livros em formato ebook. A estreia será com “Jovita Alves Feitosa: Voluntária da Pátria, Voluntária da Morte”, do historiador José Murilo de Carvalho, que também inaugurou o catálogo da editora. A ideia é tornar todos os ebooks disponíveis até o fim deste ano.

OLHAR AGATEADO E a Grua vai publicar “Lar em Chamas”, romance mais conhecido da paquistanesa Kamila Shamsie, indicado ao Booker e vencedor do Women’s Prize for Fiction em 2018. Descrita como uma reinvenção de “Antígona”, de Sófocles, a obra acompanha a história de irmãos britânicos muçulmanos em conflito com as relações do pai com o Estado Islâmico. Outro romance de Shamsie, “Sombras Marcadas”, já tinha saído por aqui pela Alfaguara.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.