Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Poesia de Roberto Bolaño será editada pela primeira vez no Brasil em agosto

Companhia das Letras vai publicar 'A Universidade Desconhecida', obra inédita do autor de 'Os Detetives Selvagens'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O lado poeta do chileno Roberto Bolaño vai ganhar uma apresentação inédita aos leitores brasileiros com a publicação de “A Universidade Desconhecida” em agosto.

É a primeira vez que a Companhia das Letras, que detém os direitos do responsável por grandes romances como “2666” e “Os Detetives Selvagens”, decide editar sua poesia.

Morto em 2003 aos 50 anos, o escritor compilou e organizou esta edição, que traz textos elaborados da juventude à maturidade, mas só publicados postumamente. A obra, além de revelar um lado menos conhecido do autor, mostra sua aproximação a uma contracorrente mais radical de seu país, de poetas como Nicanor Parra e Enrique Lihn.

A edição traz ainda textos que permitem entrever o Bolaño mais célebre, o romancista, com poemas em prosa e a novela “Gente que se Afasta”, considerada pelo editor Ignacio Echevarria como o “big bang do universo Bolaño”.

sereia em meio a bichos do mar
UM NOVO FOLCLORE - Ilustração de Jessica Love para 'Julián É uma Sereia', aposta de infantil da editora Boitatá para julho, na qual um garoto se encanta com mulheres no metrô e decide se vestir de sereia - Divulgação

NÃO ESQUEÇAM... A Fósforo prepara uma série de lançamentos de peso do russo Vladimir Nabokov. Primeiro, em junho, vai relançar duas de suas obras mais importantes de teoria literária, frutos de suas aulas em universidades americanas: "Lições de Literatura" e "Lições de Literatura Russa".

...O QUE ESCREVI O primeiro tece comentários sobre clássicos como "Mansfield Park", de Jane Austen, "O Médico e o Monstro", de Robert Louis Stevenson, e "A Metamorfose", de Franz Kafka. O segundo traz suas opiniões sobre Dostoiévski, Tolstói e Tchékhov. Os dois livros haviam saído pela editora Três Estrelas e estavam esgotados há anos.

CALMA QUE TEM MAIS  De quebra, ano que vem, a Fósforo lança um volume inédito de Nabokov — “Lectures on Don Quixote”, baseado numa série de palestras que estruturam o livro de Cervantes como um catálogo da crueldade humana.

O HERDEIRO DO BARDO A Intrínseca comprou um dos livros mais elogiados do último ano, “Hamnet”, da irlandesa Maggie O’Farrell. A autora, que já havia sido editada pela Record e pela Dublinense, traz agora sua ficção histórica premiada sobre o filho de William Shakespeare, que morreu ainda criança e serviu de inspiração para a peça do pai.

ESTRELAS “Elvis & Madona”, livro que conta o amor entre a travesti Madona e a motoboy lésbica Elvis, ganha em junho uma edição comemorativa de dez anos, com prefácio da escritora Amara Moira e posfácio de Raphael Montes. Também vira um audiolivro narrado pela atriz trans Carol Marra, em parceria da editora Bazar do Tempo com a Storytel.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.