Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Discursos de Malcolm X saem em livros editados pela primeira vez no Brasil

Ubu comprou direitos para publicar dois volumes com falas do líder do movimento negro americano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Ubu comprou os direitos para publicar dois volumes de discursos do ativista americano Malcolm X. São edições de décadas atrás, propriedades da editora Pathfinder, que nunca haviam sido transpostas na íntegra ao português.

"Malcolm X Speaks", publicado pela primeira vez meses depois do assassinato do líder do movimento negro, em 1965, traz falas conhecidas como "A Cédula ou a Bala" e "A Revolução Negra". Virá com tradução da escritora Marilene Felinto, colunista deste jornal.

"By Any Means Necessary", editado alguns anos depois, reúne as falas do último ano de vida deste que foi um dos mais destacados militantes e pensadores do antirracismo revolucionário do século 20. A Ubu, que publicou intelectuais como Frantz Fanon e Audre Lorde este ano, planeja colocar as obras nas livrarias até 2022.

Se a circulação de obras de terceiros e da famosa autobiografia de Malcolm X é maior, seus discursos foram menos editados por aqui. Mas no último ano coleções de falas do líder antirracista saíram pela Lavra Palavra Editorial, especializada em publicações teóricas de esquerda, e pela editora Ananse, que oferece destaque às culturas africanas.

febre amarela
Ilustração contida no livro "História e Descrição da Febre Amarela Epidêmica que Grassou no Rio de Janeiro em 1850", novo lançamento da Chão Editora - Divulgação

TÁ NO GIBI Paulo Scott, escritor que lançou o elogiado "Marrom e Amarelo", no ano passado, prepara para março a sua estreia no campo das histórias em quadrinhos. "Meu Mundo Versus Marta", parceria com o ilustrador Rafael Sica, sai pelo selo Quadrinhos na Cia.

COTURNOS Scott conta que a história é uma distopia sobre militarismo e opressão --e que tem mais dois projetos de graphic novel na manga, "Abismo" e "Não Me Mande Flores", este parceria com Eduardo Medeiros. Mas diz que esses "vão demorar".

PARA GOSTAR DE LER O Centro de Pesquisa Teatral do Sesc está preparando um roteiro com as obras que Antunes Filho, morto aos 89 e figura central da instituição, considerava fundamentais para que o ser humano se tornasse um cidadão pleno, com sugestão até de uma ordem específica.

VIROU MINHA CABEÇA A "Biblioteca do Antunes" vai além da dramaturgia de Stanislávski ​e Brecht, trazendo por exemplo obras de Fritjof Capra ("O Tao da Física"), Joseph Campbell ("O Poder do Mito") e Sigmund Freud ("Além do Princípio do Prazer" e "O Chiste e Sua Relação com o Inconsciente"), entre vários outros.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.