Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Paulo Freire, 100, terá livro inédito com notas sobre educação, Huxley e Marx

Paz e Terra prepara relançamentos de clássicos e novas coletâneas para o centenário do educador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos mais respeitados e influentes intelectuais brasileiros, o educador Paulo Freire completaria cem anos no domingo que vem, dia 19.

A editora Paz e Terra, que publica o autor, prepara uma boa leva de lançamentos neste mês —como edições especiais de suas obras de referência “Pedagogia da Autonomia” e “Pedagogia do Oprimido”—, mas guardou um inédito precioso que deve ser publicado mais para o final do ano.

O livro “Meus Registros de Educador” reunirá fichas e anotações esparsas feitas por Freire, que tinha o costume de escrever pensamentos em qualquer superfície à mão.

Com organização de sua viúva, a educadora Nita Freire, o volume se concentra principalmente na década de 1960 e traz, por exemplo, opiniões do intelectual sobre Antonio Gramsci, Aldous Huxley e Karl Marx nunca editadas em livro.

papel com anotações em letra pequena
Ficha manuscrita pelo educador Paulo Freire sobre as ideias do filósofo Karl Marx - Divulgação

Nita afirma, no texto de apresentação, que a ideia de fazer essa compilação surgiu quando ela escreveu a biografia do marido, nos anos 1990, e percebeu que suas anotações mereciam uma publicação à parte, para dar acesso mais direto a suas curiosidades espontâneas e registrar a gênese intuitiva de muitas de suas ideias.

Foi um livro, escreve ela, que “surgiu com alma própria, mostrando como Paulo foi construindo os seus livros e o seu saber, inclusive fazendo seus registros afetivos”.

Ainda no campo dos inéditos, a Paz e Terra publica neste mês uma coletânea de artigos sobre Freire de personalidades como Noam Chomsky, Lula e Mario Sergio Cortella, intitulada "Testamento da Presença de Paulo Freire, O Educador do Brasil". E uma obra com 15 ensaios de especialistas dissecando, como diz o título, "A Palavra Boniteza na Leitura de Mundo de Paulo Freire".

tapeçaria de touro com asas
'Touro Alado', trabalho de Ariano Suassuna contido no box especial com que a editora Nova Fronteira celebra os 50 anos do 'Romance d'A Pedra do Reino', clássico do autor - Acervo de Isabel Suassuna

TETO TODO SEU A livraria Gato sem Rabo, que abriu em maio priorizando a autoria feminina nas estantes, tem superado as melhores expectativas de público e caixa projetadas por uma de suas donas, Johanna Stein, o que ela atribui à busca dos paulistanos por espaços com senso de comunidade e recorte autoral. O próximo passo, diz ela, é levar o site da loja ao ar ainda neste ano, o que compara a “abrir uma segunda livraria”. No futuro, há a ideia de que o projeto curatorial se desdobre numa editora.

ANTI-ESOPO Os “Contos Morais” de J.M. Coetzee saem por aqui em outubro pela Companhia das Letras. A obra inédita traz sete histórias protagonizadas por animais que mostram as contradições entre natureza e cultura, numa subversão das fábulas clássicas.

É O FIM A Arquipélago publica no ano que vem um livro de Nicole Perlroth, experiente repórter de segurança digital do jornal The New York Times, sobre a chance de uma guerra global por armas cibernéticas ameaçar a privacidade de dados no mundo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.