Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros Rússia

Conheça o primeiro romance gay publicado na Rússia, que sai em maio no Brasil

Lançado por Mikhail Kuzmin em 1906, 'Asas' teve recepção dividida ao apresentar amor entre homens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Carambaia está prestes a publicar, em maio, aquele que é considerado o primeiro romance gay da história da Rússia, "Asas", de Mikhail Kuzmin, conhecido também como poeta da geração de Marina Tsvetaeva.

O livro foi publicado em 1906 e conta a história do jovem Ivan Smúrov, que se muda para São Petersburgo e se apaixona por um homem, também desejado pela filha de seu anfitrião, Natália.

O curioso é que o livro, apesar das previsíveis críticas da ala conservadora do país, teve também boa recepção pela ousadia num momento em que a Rússia era, talvez, mais aberta à ideia de homossexualidade do que hoje, sob a mão pesada de Vladimir Putin.

O livro já havia sido publicado aqui em 2003, mas estava fora de catálogo e volta agora com tradução de Francisco de Araújo e posfácio do pesquisador e crítico literário Ivan Sokolov, que estuda a obra de Kuzmin e sugere que este pode ser, na verdade, "o primeiro romance de coming-out do mundo", usando o termo em inglês para "saída do armário".

ilustração colorida em roxo, rosa e amarelo
Esta é a ilustração feita por Zansky para a capa de 'A Mais Recôndita Memória dos Homens', de Mohamed Mbougar Sarr, que venceu o Goncourt e sai em maio pela Fósforo - Divulgação

AMIGOS, AMIGOS A Ria Livraria, espaço cativo de escritores na Vila Madalena, em São Paulo, inaugura no mês que vem um selo editorial para acomodar publicações de autores que costumam frequentar a casa.

NEGÓCIOS TAMBÉM A EditoRia, da loja criada por Marcos Benuthe, antigo sócio da Mercearia São Pedro, buscará praticar preços populares, de no máximo 30 reais, e começa seus trabalhos com o livro de contos "Muqueta", de Jorge Ialanji Filholini. O lançamento vai ser no próximo dia 3 de junho.

CANÇÃO PARA ACORDARConceição Evaristo completou a marca de 500 mil livros vendidos pela editora Pallas. A biblioteca composta pelo romance "Ponciá Vicêncio" e as coletâneas de contos "Becos da Memória" e "Olhos d’Água", com a recente adição de "Canção para Ninar Menino Grande", fizeram a autora de 76 anos chegar a número tão expressivo. Impressionou também a fila de autógrafos de Evaristo na última terça, na livraria Blooks do Rio de Janeiro. Ela assinou seus livros das 20h45 até para lá de meia-noite.

RENASCIMENTO A Cepe Editora vai trazer de volta quatro livros que estavam esgotados de Marcus Accioly, poeta morto há seis anos e referência da literatura pernambucana. A editora vai publicar em maio as segundas edições de "Sísifo", "Íxion", "Narciso" e "Érato", escritos entre 1976 e 1990 em diálogo com a literatura clássica da Grécia, com poemas eróticos, dramáticos, épicos e líricos.

A HISTÓRIA EM CRIMES A Record vai publicar pela primeira vez um box reunindo os cinco livros que compõem o "Compêndio Mítico do Rio de Janeiro" de Alberto Mussa. A coleção, com design caprichado e um texto de apoio de Hermano Vianna, reunirá as tramas históricas de "A Primeira História do Mundo", "O Trono da Rainha Jinga", "A Biblioteca Elementar", "A HipóteseHumana " e "O Senhor do LadoEsquerdo ". Sai já em maio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.