Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros LGBTQIA+

Editora Ercolano chega ao mercado voltada à arte e ao resgate de obras antigas

Casa começa os trabalhos este mês com o romance queer 'A Menina que Não Fui', escrito em 1903 e inédito no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A editora Ercolano começa seus trabalhos este mês com obras que parecem sintetizar seu projeto editorial —resgatar obras antigas e injustamente esquecidas, com atenção à estética e às artes visuais.

O primeiro lançamento, já em abril, é "A Menina que Não Fui", romance queer escrito em 1903 e nunca publicado no Brasil. Com prefácio de João Silvério Trevisan, o livro do francês Han Ryner conta a história de um homem que nunca se adequou a seu papel de gênero e se arrebatou por paixões por outros homens, mesmo casado com uma mulher.

ilustração em rosa com desenho a lápis de mulher agachada de costas
Ilustração de capa de 'A Menina que Não Fui', feita por Felipa Queiroz para a nova editora Ercolano - Felipa Queiroz/Divulgação

Em seguida, a editora tocada pelos sócios Roberto Borges e Régis Mikail —este, responsável pela tradução do livro de Ryner— vai publicar "Manet no Rio", uma reunião de cartas escritas pelo artista plástico francês na época em que veio ao Brasil.

Ainda adolescente, o futuro pintor impressionista partiu numa expedição ao Rio de Janeiro e descreveu a experiência diante do Carnaval, da escravidão e das elites brasileiras em correspondência dirigida a sua família. O livro sai com farto material iconográfico em meados deste ano, com textos de apoio dos historiadores Alecsandra Matias e Felipe Martinez.

DE ROSA-SHOCKING A Rocco vai publicar dois romances de Judy Blume ainda inéditos no Brasil. A americana, precursora dos romances young adult voltados a mulheres desde os anos 1970, tem passado por um ressurgimento em seu país. Apesar de angariar números assombrosos de vendas —foram mais de 90 milhões de exemplares ao redor do mundo— sua obra costumava ser descartada como literatura de menina, lidando com tabus e inseguranças adolescentes. Agora ela vê seus romances valorizados em Hollywood por produtoras que se formaram lendo seus livros.

DE ROSA-SHOCKING 2 A editora brasileira vai trazer, justamente, as duas obras que estão ganhando adaptações: "Are You There God? It’s Me, Margaret", seu romance mais famoso que vira filme com Rachel McAdams, e "Forever", que se tornará série na Netflix.

U-LÁ-LÁEliana Alves Cruz acaba de ganhar sua primeira tradução no exterior. O romance histórico "Nada Digo de Ti, que em Ti Não Veja", da Pallas, que vendeu mais de 30 mil exemplares, chega à França pela Tropismes Éditions com uma tradução literal do título e a capa a seguir.

ilustração de capa de livro com mulher negra em olhos rosa-choque
Capa da edição francesa de 'Nada Digo de Ti, que em Ti Não Veja', de Eliana Alves Cruz - Divulgação

DE CRIANÇAS A ENFANTS Aliás, a participação do Brasil na última Feira de Bolonha, maior evento mundial de literatura infantojuvenil, indica um resultado promissor. Se até aqui foram fechados US$ 448 mil em vendas, a expectativa da Brazilian Publishers, que promove o mercado editorial fora do país, é de que os próximos 12 meses rendam mais US$ 782 mil, um salto total de 39% em relação ao ano passado.

MÚSICA PARA MEUS OUVIDOS A compositora Jocy de Oliveira, pioneira da música eletrônica do país, participa do lançamento em São Paulo do romance que Adriana Lisboa escreveu em sua homenagem para a Relicário, "Realejo dos Mundos". Será na Livraria da Travessa de Pinheiros próxima quarta (19), às 19h. A obra, aliás, se tornou um roteiro, "Realejo de Vida e Morte", que se transforma em filme feito pela própria compositora.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.