Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Martins Fontes inaugura selo Poente e volta a investir em ficção contemporânea

Novo braço da editora estará sob comando de Flávio Pinheiro, que foi curador da Flip e diretor do IMS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A editora WMF Martins Fontes inaugura neste mês o selo Poente, com que volta a investir na publicação de livros de ficção depois de décadas.

O novo braço da editora dirigida por Alexandre Martins Fontes estará sob comando de Flávio Pinheiro, jornalista que foi curador das duas primeiras edições da Flip, em 2003 e 2004, e dirigiu o Instituto Moreira Salles de 2008 a 2020.

homem de terno azul em frente a parede de folhas
O editor Flávio Pinheiro na abertura da Flip 2019 - Mathilde Missioneiro/Folhapress

O selo terá uma produção modesta, com estimados seis títulos por ano, começando já em novembro com dois lançamentos: "O Coração do Dano", da argentina María Negroni, e "Fim de Poema", do espanhol Juan Tallón. Para 2024, está contratado o volume "Em Memória da Memória", da russa Maria Stepanova.

Pinheiro diz que o foco da editora estará em autores vivos e estrangeiros, garimpados do que não tem sido publicado por aqui. O mercado literário vive um grande momento, segundo o editor —mas sempre há brechas. "Minha perspectiva é defeituosa, porque é de leitor", brinca.

A obra de Negroni, por exemplo, se desenrola como uma carta a sua mãe narcisista, numa mistura de ensaio e autobiografia. Já o livro de Tallón aborda as últimas horas de quatro grandes poetas que se suicidaram: a americana Anne Sexton, a argentina Alejandra Pizarnik, o italiano Cesare Pavese e o espanhol Gabriel Ferrater. "Mas não é mórbido", afirma Pinheiro. "Tem anedotas saborosas sobre suas vidas e literaturas."

Ao explicar o nome do selo, Pinheiro fala sobre a ideia de um tempo que se esvai, mas logo, praticamente, se corrige. "No fundo todo poente é uma promessa de amanhecer."

VOZ DO POVO DO PAÍS Os jornalistas Marina Lourenço e Tayguara Ribeiro estão escrevendo para a Todavia um livro que nasceu do projeto Quilombos do Brasil, série realizada pela Folha em parceria com a Fundação Ford. A ideia é contar a história dos quilombolas do país partindo de comunidades visitadas pelos repórteres, incluindo suas impressões pessoais e bastidores da cobertura. Deve sair no final de 2024.

EU FICO COM A PUREZA A Ubu e a Imago estão trazendo de volta os ensaios reunidos da psicanalista austríaca Melanie Klein, fora de catálogo há uma década. Precursora da psicanálise voltada a crianças, a autora estabeleceu parâmetros para o tratamento da psique infantil e foi referência para intelectuais como Donald Winnicott. Seus textos vêm editados em dois volumes, compreendendo os períodos de 1921 a 1945 e 1946 a 1963, ambos lançados ainda este mês.

ilustração geométrica mostra crianças brincando em árvores
Ilustração desenvolvida por Elaine Ramos e Nikolas Suguiyama a partir dos desenhos do holandês Lou Loeber para as novas edições de Melanie Klein - Divulgação

CANÇÃO DO EXÍLIO A Quelônio lança agora um livro inédito de poemas de Heloisa Jahn, editora e tradutora multifacetada que morreu em junho do ano passado e deixou este original guardado na gaveta.
"Palindroma", que se estima ter sido finalizado em 1972, é encadeado com ilustrações do artista plástico Carlos de Moraes, seu amigo daquela época em que ambos moravam em Paris. Os dois criaram juntos este livro-objeto de 48 páginas que só agora vem à tona.

MADALENAS O jornalista Fillipe Mauro publica na França, pela editora Classiques Garnier, uma obra que detalha a influência de Marcel Proust em três autores brasileiros na década de 1970: Pedro Nava, Cyro dos Anjos e Jorge Andrade. O livro, cujo título se traduz por "Três Leituras Brasileiras de Proust", é fruto de pesquisa feita entre a Universidade de São Paulo, a Sorbonne e a Escola Normal Superior de Paris.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.