Pandemia mata grupo de restaurantes do superchef Albert Adrià na Espanha

As cinco casas tinham estilos diferentes e ficavam todas no mesmo bairro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pandemia faz mais uma vítima de peso no mundo da gastronomia. O El Barri, grupo de restaurantes capitaneado pelo genial chef catalão Albert Adrià em Barcelona, na Espanha, teve seu fim anunciado nesta quinta (8). Eram cinco casas de estilos diferentes, todas próximas —por isso o nome do grupo, "o bairro".

Adrià, com seu irmão Ferran, foi artífice do restaurante mais revolucionário das últimas décadas, o ElBulli, no litoral da Catalunha, que fechou para transformar-se numa fundação e centro de pesquisas em 2011.

O chef de cozinha Albert Adrià, que viu cinco de seus restaurantes fecharem pela pandemia - Divulgação

Antes disso, Albert já havia deixado seu posto, em 2009, para abrir um pequeno e delicioso bar-restaurante em Barcelona, Inòpia.

Logo o passou adiante, e há dez anos abriu o Tickets, sensacional mistura de referências populares, de tapas feitas com técnicas de vanguarda e ambiente descontraído e divertido, e que foi o início do grupo El Barri.

Os outro quatro eram Pakta (cozinha nikkei peruana), Enigma (ambiciosa cozinha de vanguarda), Hoja Santa (mexicano), e Bodega 1900 (vermutes e cozinha trivial espanhola). Em todos, o irmão Ferran dava também seus pitacos.

O empreendimento se tornou possível pela sociedade com os irmãos Iglesias, donos da tradicional marisqueria Rías de Galicia. Foram eles que anunciaram o fim do grupo —que em maio passado tinha 230 funcionários—, explicando que por um ano inteiro só perderam dinheiro, chegando então ao limite.

Por enquanto, o restaurante de peixes continua existindo, bem como um bar de tapas da família Iglesias. Quanto a Albert Adrià, um dos mais importantes chefs de cozinha do mundo, o futuro é incerto.

"Tenho que fazer um balanço e decidir se para mim vale ou não a pena ter um restaurante", declarou ao jornalista Pau Arenós, do jornal catalão El Periódico.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.