Veja quatro receitas de sobremesas com chocolate para fazer na Páscoa

Trufas, musse e bolos são opções entre preparos simples e que requerem mais experiência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ovos de Páscoa de chocolate são as estrelas do feriado, mas isso não significa que o ingrediente não possa estar também nas sobremesas servidas na data.

Veja, abaixo, receitas (incluindo uma versão vegana ) para matar a vontade de comer doce e que podem até servir como presente.

Rocambole de chocolate com recheio de brigadeiro e amêndoas glaceadas - Juliana Ventura/Folhapress

Bolo com calda que não requer batedeira
Tipicamente feito em camadas e muito tradicional nos Estados Unidos, esse esse bolo com calda quente inspirado no chamado "Devil's Food Cake" vai da sobremesa ao café da tarde. O resultado da receita é um bolo denso que é feito sem o uso da batedeira, para manter a característica mais pesada, sem muito ar incorporado. É importante evitar achocolatados. Use cacau 100%, que deixa o bolo bem escuro —mas variações 50% ou 70% também funcionam. O resultado vai ser igualmente saboroso, porém menos escuro e intenso.
Veja a receita aqui

Musse Molecular
A receita é do químico francês Hervé This que usa os conhecimentos de gastronomia molecular para criar um musse que leva apenas chocolate e água. Apesar das palavras difíceis, a sobremesa é a que tem o preparo mais simples entre as quatro. O doce de chocolate emulsionado é uma opção que não leva ovo nem laticínios no preparo, sendo ideal para veganos ou alérgicos.
Veja a receita aqui

Trufas de Chocolate
A receita atende quem busca uma opção que serve para presentear familiares e amigos. O preparo traz a versão clássica do doce, que é feito com ganache de chocolate, coberto com mais chocolate e chocolate em pó. A guloseima também pode levar essências ou castanhas, de acordo com a preferência de quem as prepara.
Veja a receita aqui

Rocambole com recheio de brigadeiro
Com um pouco mais de prática na cozinha, é possível preparar um rocambole que leva chocolate na massa, no recheio e na cobertura. O preparo requer atenção à temperatura e ao tempo de forno, pois a massa não pode ficar ressecada, o que prejudica a montagem. A receita é finalizada com amêndoas glaceadas, que acrescentam sabor e textura ao doce.
Aprenda a preparar aqui

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.