Rótulo brasileiro é melhor azeite do Hemisfério Sul em prêmio internacional

Feito no Rio Grande do Sul, produto foi vencedor da categoria frutados suaves em concurso da Expoliva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O azeite Potenza Frutado, produzido pela Fazenda Serra dos Tapes em Canguçu (RS), venceu nesta quarta-feira (6) o prêmio de melhor azeite do Hemisfério Sul no concurso Expoliva Awards, realizado em Jaén, na Espanha.

Único brasileiro mencionado na premiação, que é uma das mais antigas da área, o produto foi considerado o melhor dentro da subcategoria melhor azeite frutado ligeiro, enfrentando produtores de países como Argentina e Uruguai.

Azeitonas em um campo
Olivais da Fazenda Serra dos Tapes em Canguçu (RS) - Divulgação

No mundo dos azeites, há três níveis de frutado: o ligeiro, o médio e o intenso; o primeiro é o mais delicado e suave, explica Jerônimo Santos, dono e gestor da Fazenda Serra dos Tapes.

"É quase uma obra de arte conseguir um blend de frutado ligeiro porque é uma das categorias mais difíceis de fazer. Precisa evitar que o amargor e a picância fiquem intensos. As duas características precisam estar bem equilibradas", diz Santos.

O exemplar enviado ao concurso é um blend das variedades arbequina, coratina e frantoio, com acidez máxima de 0,14%. Ele foi criado por Cláudia Santos, sommelière de azeites que comanda o lagar da Fazenda Serra dos Tapes, cuja produção em 2023 chegou a 41 mil litros.

Mulher branca de cabelos castanhos
Cláudia Santos, responsável pelos azeites da Fazenda Serra dos Tapes no RS - Divulgação

Cláudia diz que o prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito em uma fazenda com protocolos de qualidade rigorosos que, por consequência, se reflete em qualidade.

O diferencial do produto vencedor, continua a sommelière, está na azeitona coratina, mais usada em blends intensos. Mas na fórmula da Fazenda Serra dos Tapes, Cláudia diz que conseguiu uma combinação leve e frutada, com sabores herbáceos e florais.

"É ideal para frutos do mar, saladas, massas com molhos suaves e até receitas doces", diz

O produto está disponível no site da fazenda, vendido por R$ 100 por 500ml.

Azeite Potenza Frutado
Azeite Potenza Frutado - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.