Alckmin assina contrato para implantação do monotrilho em SP
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou neste sábado o contrato para a implantação da linha 17-Ouro do metrô. Operada por meio de monotrilho no lugar do sistema de metrô convencional, a nova linha fará a ligação do aeroporto de Congonhas com a rede metroferroviária.
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O governador afirmou que a operação do monotrilho e a construção das estações da linha ficarão a cargo da iniciativa privada.
A licitação para a implantação da estrutura de via, sinalização, portas de plataforma e material rodante foi vencida pelo consórcio Monotrilho Integração, formado pelas construtoras Andrade Gutierrez, CR Almeida, Scomi Engineering e MPE.
O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que "não é interessante para a companhia do Metrô passar a operar monotrilho". Ele afirmou que haverá uma outra licitação para a concorrência da parceria público-privada.
"O capital privado vai ficar responsável por terminar as estações e vai operar [a linha]", disse o secretário.
A linha 17-Ouro completa terá cerca de 18 km de extensão e 18 estações. A demanda de passageiros prevista é de 252 mil pessoas por dia e deve começar a operar a partir de 2015. O investimento será R$ 3,1 bilhões, com recursos provenientes dos governos do Estado, do município e empréstimo do governo federal (Caixa e BNDES).
O primeiro trecho a ser entregue terá 7,7 km de extensão, e vai ligar o aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da linha 9-Esmeralda da CPTM. O trecho terá oito estações: Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi.
Em seguida, a linha será conectada à linha 5-Lilás na estação Água Espraiada. A previsão é que estes trechos estejam prontos até meados de 2014. O restante da linha 17, da estação Morumbi até a estação São Paulo-Morumbi (linha 4-Amarela), passando por Paraisópolis, e o trecho Jabaquara-Brooklin Paulista, tem previsão de entrega a partir de 2015.
OPERAÇÃO
O monotrilho passará pelas avenidas Água Espraiada, Washington Luiz, Marginal Pinheiros, Perimetral Sul (em implantação pela Prefeitura) e Jorge João Saad, em 18 estações: Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia, Vila Paulista, Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi.
O monotrilho será feito em via elevada, onde não há necessidade de escavação e construção de túnel, com estruturas de concreto pré-moldado instaladas, em grande parte, em canteiros centrais de avenidas. O projeto reduz o número de desapropriações que ocorreriam no caso de metrô subterrâneo. O monotrilho, assim como o metrô, também funciona por meio de energia elétrica.
O trem ficará a uma altura entre 12 e 15 metros do chão, dependendo do trecho, correndo sobre vigas de concreto. A frota será composta por 24 trens.
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