Mais de metade dos adolescentes acompanhados no SUS se alimenta mal, diz estudo

Em 2017, 55% afirmaram consumir produtos como macarrão instantâneo, salgadinhos e biscoitos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Mais de metade dos adolescentes acompanhados pelo SUS têm se alimentado mal, apontam dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça-feira (16).

Levantamento feito pela pasta mostra que, em 2017, 55% dos adolescentes informaram consumir no dia a dia alimentos industrializados como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote e biscoitos salgados.

Meninas e meninos aprendem sobre alimentos no Centro de Recuperação e Educação Nutricional da Unifesp - Karime Xavier/Folhapress

Do total, 43% também afirmaram ter hábito de consumir biscoitos recheados, doces e guloseimas, e 42% hambúrgueres e embutidos.

Os dados, com base em amostra de 101 mil adolescentes, são do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, plataforma que monitora informações como peso e hábitos alimentares de pacientes atendidos na rede de atenção básica em saúde.

Para o governo, os números servem como alerta “para a má alimentação por esta parcela da população” e o risco de aumento da obesidade.

Atualmente, de acordo com os dados registrados no sistema, 8,2% dos adolescentes entre 10 a 19 anos atendidos nas unidades de saúde estão obesos.

O número é próximo do observado na última edição da Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), que aponta 7,8% dos estudantes entre 13 e 17 anos nesta situação.

Segundo o ministério, adolescentes com obesidade aos 19 anos têm 89% de chances de serem obesos aos 35 anos –daí o alerta aos divulgar os dados.

Os hábitos alimentares, porém, variam conforme a região.

Atualmente, o Sul é a região com maior índice de adolescentes com alimentação inadequada –lá, 59% dos adolescentes consomem macarrão instantâneo, salgadinhos e biscoitos, e 54% consomem hambúrguer e embutidos.

Já o menor índice ocorre na região Norte, onde esses índices variam de 33% a 47%.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.