Urbanista Nabil Bonduki estreia coluna no site da Folha

Professor da faculdade de arquitetura da USP, coluna tratará de política urbana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O colunista da Folha Nabil Bonduki
O colunista da Folha Nabil Bonduki - Marcus Leoni/Folhapress
São Paulo

O urbanista Nabil Bonduki estreia nesta segunda-feira (1º) uma nova coluna no site da Folha.

Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Bonduki escreverá, uma vez por semana, sobre “questões urbanas”, como ele resume.

“São questões relacionadas à habitação, mobilidade, projetos urbanos, espaços públicos, cidade e cultura. A temática urbana de maneira ampla”, define.

Bonduki já teve outras passagens pelo jornal. Na primeira, como editorialista, de 1985 a 1989, defendeu políticas que depois foram implementadas, como o IPTU progressivo para terrenos ociosos, corredor de ônibus e implementação de um único bilhete para o transporte público

Entre 2017 e 2018, Bonduki manteve uma coluna semanal na página A2 da edição impressa do jornal, que foi interrompida porque o urbanista foi para Berkeley, nos Estados Unidos, como professor visitante da Universidade da Califórnia.

Além de professor e arquiteto, Bonduki foi vereador pelo PT —época em que foi relator do Plano Diretor Estratégico da cidade— e secretário de Cultura de São Paulo durante a gestão Fernando Haddad (2013-2016). Já escreveu 13 livros. O último deles, “A luta pela reforma urbana no Brasil”, de 2016.

“Como resultado deste trabalho, espero poder colocar mais em evidência os temas urbanos, debate no qual a Folha tem um papel importante. E poder fazer uma reflexão mais profunda sobre o futuro das cidades brasileiras, em especial sobre o futuro de São Paulo.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.