Descrição de chapéu Obituário José Rodrigues Pereira (1953 - 2021)

Mortes: Conquistou as arenas do país com voz forte e disciplina

Lendário e com estilo clássico, Barra Mansa era um dos locutores da Festa do Peão de Barretos desde os anos 80

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

O jeito calmo e sereno de Barra Mansa era visto logo cedo no Parque do Peão de Barretos. Contratado para narrar a mais tradicional festa de peão do país desde os anos 80, ele chegava muito antes do expediente noturno.

Durante a tarde, ou ele estava conversando com peões sobre montarias à sombra das árvores do escritório de rodeio do parque, recinto projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012), ou tomando café.

Ficava por horas no local, contando causos sobre os rodeios, mundo que conhecia profissionalmente desde 1977, no período pré-montarias em touros, modalidade que foi importada dos EUA e, impulsionada pelo ex-peão Tião Procópio, dominou todas as competições no país a partir de 1979.

Imagem mostra o locutor de rodeios Barra Mansa, que morreu nesta terça-feira (23)
O locutor de rodeios Barra Mansa, que morreu nesta terça-feira, em São José do Rio Preto - Leandro Gasparetti

Em 1982, estreou em Barretos, ainda no antigo recinto, acanhado, na área urbana da cidade. Eram tempos em que a emoção das montarias dependia unicamente da "garganta" do locutor, sem os DJs que hoje acompanham esses profissionais e modernos equipamentos de som.

Era o último dos grandes locutores do país a ainda narrar montarias somente a partir do palco, e não da poeira levantada pelos cavalos e touros nas arenas, cena imortalizada por Asa Branca (1962-2020), que ainda se aventurava a chegar às arenas em helicópteros ou a narrar de dentro de camionetes em movimento.

"Eu sou tradicional. E tenho juízo", costumava dizer Barra Mansa, sorrindo, ao ser questionado sobre o motivo de não ficar mais próximo dos animais. Assim, seguia o também lendário Zé do Prato (1948-1992), que não se arriscava a descer na arena para narrar.

"Algumas pessoas às vezes falavam que tínhamos de renovar [os locutores], mas ele tinha um marco, que era fazer uma excelente abertura dos rodeios. Ele era um cara que rezava. Terminava a música e ele entrava rezando, falando. Virou uma marca. Ele só ia sair [de Barretos] morto", disse Marcos Abud, diretor de rodeios da Festa do Peão de Barretos e que era amigo do locutor havia mais de 30 anos.

A "renovação" contratual era simples, conta Abud: "Ele me ligava no começo do ano perguntando se poderia falar com os contratados que estaria em Barretos. Eu só respondia: ‘pode’", disse.

A longevidade fez com que se tornasse professor em cursos para novos locutores de rodeio e também apresentava um programa na rádio Regência FM havia 28 anos.

Presidente de Os Independentes, Jerônimo Luiz Muzeti disse que ele criou um estilo próprio de narração e foi exemplo de postura e disciplina.

Natural de Adolfo, morava em São José do Rio Preto, onde foi internado na última semana após uma cirurgia de emergência com um quadro de hérnia encarcerada.

O estado de saúde se agravou na última quinta-feira (18), data em que sua assessoria pediu para os fãs e amigos intensificarem as orações, que tanto ele gostava de fazer nas arenas, antes do início das montarias.

Apesar de no dia seguinte o quadro ter tido uma discreta melhora, o locutor morreu nesta terça-feira (23), aos 68, gerando comoção do mundo sertanejo nas redes sociais.

Também locutor, Rafael Vilella publicou numa rede social uma mensagem de agradecimento a Barra Mansa. "Hoje partiu uma das vozes mais marcantes da história do rodeio brasileiro. Foi uma referência para todos nós, locutores. Muito obrigado mestre Barra Mansa, pelos ensinamentos deixados. Descanse em paz meu ídolo", escreveu.

O cantor Capataz, da dupla com Carreiro, disse que o mundo dos rodeios perdeu uma das maiores vozes de todos os tempos. "Ouvia narrar desde criança e sempre fui fã."

O enterro será às 18h desta terça-feira, em Adolfo.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.