Médico e dono de pousada estão entre as 14 vítimas do acidente aéreo no Amazonas; veja lista

Governo enviou equipes a Barcelos para auxiliar no transporte dos corpos; avião não conseguiu frear, indica apuração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

O Governo do Amazonas recebeu a lista com os nomes de 12 passageiros que estavam no avião de pequeno porte se acidentou neste sábado (16) no município de Barcelos (a cerca de 400 km de Manaus). A lista completa foi repassada pela Manaus Aerotáxi, empresa responsável pela aeronave.

O acidente, sem registro de sobreviventes, deixou 14 mortos, sendo 12 passageiros e dois tripulantes. O nome completo dos dois tripulantes não foi divulgado: o piloto foi identificado pelo sobrenome Souza e o copiloto como Galvão.

Governo do Amazonas envia equipes para buscar corpos de vítimas de acidente aéreo em Barcelos - Mauro Neto / Governo do Amazonas

Os passageiros eram, segundo a empresa:

  1. Euri Paulo dos Santos
  2. Fabio Campos Assis
  3. Fabio Ribeiro
  4. Gilcresio Salvador Medeiros
  5. Guilherme Boaventura Rabelo
  6. Hamilton Alves Reis
  7. Heudes Freitas
  8. Luiz Carlos Cavalcante Garcia
  9. Marcos de Castro Zica
  10. Renato Souza de Assis
  11. Roland Montenegro Costa
  12. Witter Ferreira de Faria

O avião se deslocava de Manaus para o município do Barcelos, que é um destino turístico que costuma atrair visitantes interessados na pesca esportiva. Informações divulgadas pelo governo estadual dão conta de que o grupo que sofreu o acidente estaria em busca desse tipo de lazer na região.

Seis das vítimas eram empresários da cidade de Uberlândia (MG): Euri Paulo dos Santos, Fábio Ribeiro, Hamilton Alves Reis, Heudes Freitas, Luiz Carlos Cavalcante Garcia e Guilherme Boaventura Rabelo.

Com exceção de Guilherme, os demais eram ex-funcionários da Algar Telecom, empresa mineira do ramo das telecomunicações. A Algar emitiu uma nota na qual lamentou o acidente, se solidarizou com os familiares e amigos das vítimas.

O prefeito Odelmo Leão (PP) também lamentou a morte dos empresários: "[Eles] rumavam ao rio Negro para uma tarde de lazer e pescaria, a grande paixão de todos, e perderam a vida. Envio minhas condolências aos amigos, familiares e colegas de jornada".

Militares colocam caixão em avião da Força Aérea escolhido para transportar os corpos das vítimas de acidente em Barcelos - Michael Dantas/AFP

Guilherme Boaventura Rabelo era sócio em uma empresa de construção civil em Uberlândia, que atuava no setor de incorporação de empreendimentos imobiliários. Ele tinha a pesca esportiva como hobby e, em agosto de 2021, havia feito uma viagem semelhante para Barcelos (AM) e postou fotos do embarque em suas redes sociais.

Outras quatro vítimas são de Goiás: Marcos de Castro Zica, Fábio Campos Assis e Witter Ferreira De Faria e Gilcresio Salvador Medeiros.

Com 74 anos, Gilcresio era empresário e teve sua morte confirmada pela Pousada Serra da Mesa, em Niquelândia (GO), da qual era dono.

Roland Montenegro Costa era médico de Brasília. A confirmação de que ele estava na aeronave foi feita pelo Sindicato dos Médicos do Distrito Federal.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) lamentou o acidente e informou sobre o envio de uma aeronave do estado para trazer os corpos.

"Todos nós lamentamos muito esta tragédia. O Governo de Goiás está de prontidão para auxiliar no que for necessário neste momento tão difícil. Contem conosco", afirmou.

O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) também lamentou o acidente: "Transmito aos familiares e aos amigos dos passageiros e tripulantes vitimados meus sentimentos e orações."

Neste domingo (17), o Governo do Amazonas enviou equipes para auxiliar no transporte dos corpos das vítimas do acidente aéreo. A operação acontece de maneira integrada com a Força Aérea Brasileira.

Militares colocam caixão em avião da Força Aérea escolhido para transportar os corpos das vítimas de acidente em Barcelos - Michael Dantas/AFP

As equipes contam com um efetivo de dez pessoas do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e Polícia Civil do Amazonas e investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Os corpos serão levados para Manaus, onde serão periciados pelo Instituto Médico Legal para a identificação e posterior liberação às famílias.

Aeronave não tinha pista suficiente para frear, indica apuração

Em entrevista coletiva na noite de sábado (16), o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, afirmou que todos os passageiros seriam turistas brasileiros. Ele disse que ainda não há detalhes conclusivos sobre as causas da ocorrência.

"O momento do acidente era de chuva muito intensa. Teve a informação de que duas aeronaves que estavam antes desse voo optaram por regressar a Manaus em virtude de a segurança no local não permitir o pouso", afirmou o secretário.

"Não temos detalhes que possam ser conclusivos. Temos alguns relatos. Quero aqui não contaminar a investigação. O que tem de relatos é que a aeronave teria pousado no meio da pista e não teve pista suficiente para frear", disse em outro momento.

Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) informou que investigadores do Seripa VII (Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foram acionados para realizar o atendimento inicial da ocorrência.

Segundo a corporação, o acidente envolveu a aeronave de matrícula PT-SOG. Registros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) indicam que o avião era da Manaus Aerotáxi, com operação permitida para táxi aéreo.

A empresa lamentou o ocorrido em uma nota divulgada nas redes sociais. No mesmo comunicado, declarou que a segurança é a sua prioridade e que a aeronave e a tripulação atendiam a todas as exigências da aviação civil.

"Contamos com o respeito à privacidade dos envolvidos neste momento difícil e estaremos disponíveis para prestar todas as informações necessárias e atualizações à medida que a investigação avançar", afirmou a empresa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.