Descrição de chapéu violência

Presídios federais reúnem chefes de facções e presos de alta periculosidade

Unidades de segurança máxima têm 489 presos; entre eles há famosos no crime como Fernandinho Beira-Mar e Marcola

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O país reúne cinco presídios de segurança máxima sob coordenação do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), do Ministério da Justiça. Essas unidades estão situadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Mossoró (RN) e Distrito Federal.

São prisões construídas para receber lideranças do crime organizado e condenados de alta periculosidade. Ao todo, os cinco presídios abrigam 489 presos.

A lista reúne nomes como Fernandinho Beira-Mar, apontado como uma das maiores lideranças do Comando Vermelho; Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, identificado como líder do PCC; e Marcelo Valle Silveira Mello, um dos criadores do Dogolachan, fórum extremista que já foi considerado a maior rede de ódio do país.

Fernandinho Beira-Mar foi um dos primeiros presos da unidade em Catanduvas (PR), inaugurada em 2006; em 2024, cumpre pena em Mossoró (RN) - Ricardo Borges - 13.mai.2015/Folhapress

Tais presídios são equipados com modernos sistemas de vigilância, com câmeras escondidas e sensores para detectar pessoas e drogas. Cada preso tem uma cela individual.

Os presídios também contam com equipamentos para atendimentos médico, odontológico, psicológico e de enfermagem, com o intuito de evitar a transferência dos presos.

O primeiro deles foi inaugurado em Catanduvas (PR), em junho de 2006. Logo no mês seguinte a unidade recebeu Fernandinho Beira-Mar, que também passou pelo presídio em Campo Grande e, hoje, está na unidade em Mossoró.

A transferência de presos entre as unidades ocorre com certa frequência e raramente é divulgada, por questões de segurança e até mesmo sigilo judicial.

Alguns nomes que cumprem pena ou já passaram por presídios federais

CAMPO GRANDE (MS)
Marcinho VP
Márcio dos Santos Nepomuceno é apontado como chefe do Comando Vermelho e responsável pelos pontos de venda de drogas no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Marcelo Valle Silveira Mello
Preso por ameaças terroristas, divulgação de pornografia, incitação à violência e racismo, entre outros crimes.

Juan Carlos Abadía
Líder de cartel de drogas na Colômbia e fugitivo da polícia norte-americana, foi preso em Barueri (SP) e deportado para os Estados Unidos.

CATANDUVAS (PR)
Marcelo Piloto
Marcelo Pinheiro Veiga, considerado uma das lideranças do Comando Vermelho, tem extensa ficha criminal: homicídios, roubos, incêndio, porte ilegal de armas e formação de quadrilha.

Elias Maluco
Elias Pereira da Silva foi um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro e responsável pelo assassinato do jornalista Tim Lopes. Foi encontrado morto em sua cela no presídio de Catanduvas em setembro de 2020.

MOSSORÓ (RN)
Fernandinho Beira-Mar
Luiz Fernando da Costa é considerado um dos principais traficantes de armas e drogas da América Latina.

Élcio de Queiroz
Expulso da Polícia Militar em 2015 e acusado de atuar em milícias, ele confessou participação na execução da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, em 2018.

Ronnie Lessa
Também acusado da participação na morte de Marielle Franco. Segundo Élcio de Queiroz, que dirigia o veículo usado no crime, foi Lessa quem atirou contra a vereadora e o motorista Anderson Gomes.

PORTO VELHO (RO)
Marcola
Marcos Camacho, apontado como líder do PCC, cumpriu pena na Papuda, no Distrito Federal, e hoje está em Porto Velho. Já havia estado no DF antes, mas foi transferido quando surgiram indícios de um plano para resgatá-lo, assim como outras lideranças do PCC.

DISTRITO FEDERAL
Cesare Battisti
Ativista italiano condenado à prisão perpétua pela Justiça de seu país, Battisti morava no Rio de Janeiro em 2007, quando teve a prisão preventiva decretada, e foi transferido para Papuda.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.