Descrição de chapéu chuva clima Defesa Civil

Governador do Espírito Santo decreta emergência por causa da chuva

O decreto, publicado neste sábado (23) em edição extra do Diário Oficial do Estado, vale para 13 municípios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou situação de emergência em 13 cidades devido à forte chuva que atingiu a região sul capixaba desde a noite de sexta-feira (22). O número de mortos chega a 16.

A Defesa Civil do estado estima que 5.481 pessoas estão desalojadas em Vargem Alta (1.000), Guaçuí (200), Bom Jesus do Norte (3.000), Apiacá (1.000) e Cachoeiro de Itapemirim (281).

As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo nesta madrugada provocaram estragos na cidade de Mimoso do Sul, no Sul capixaba
As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo nesta madrugada provocaram estragos na cidade de Mimoso do Sul - Reproduçao A Gazeta

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado e vale para Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

O documento permite reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade; em caso de risco iminente, autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil poderão entrar nas casas para prestarem socorro ou determinarem evacuação.

Também ficam dispensadas de licitações as aquisições dos bens necessários ao atendimento da situação de emergência e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de um ano, contado da data de ocorrência da emergência.

De acordo com o boletim divulgado às 11h deste domingo pela Defesa Civil, os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas registrados nos municípios que possuem estação meteorológica do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) foram em Santa Teresa (77,87), Santa Maria de Jetibá (59,82), Fundão (51,8), Cachoeiro de Itapemirim (50,44), Santa Leopoldina (30,0), Itaguaçu (29,63), Colatina (27,34), João Neiva (26,34), Rio Novo do Sul (19,4), Vila Pavão (19), Guaçuí (17,54), Mimoso do Sul (16,2), Aracruz (15,14), Castelo (11,45), Nova Venécia (10,24), Ecoporanga (10,22) e Anchieta (10,2).

"A prioridade nesse momento é proteger as pessoas, tirá-las de terraço de casa de local onde está correndo risco para que elas estejam em local seguro. Ao mesmo tempo, estamos deslocando cestas básicas e colchões para a região sul", disse em entrevista coletiva o governador Renato Casagrande, que decretará situação de emergência em dez municípios.

"A previsão de chuva era em torno de 100 a 120 mm, e nós tivemos além da previsão. Chegamos a ter, por exemplo, em Bom Jesus do Norte, 300 mm de chuva, de 11h da noite até a madrugada", afirmou o governador.

Rodovias estaduais e federais permanecem com bloqueios

Nas federais, a interdição na altura do km 461 da BR-101, em Mimoso do Sul, na divisa com o estado do Rio de Janeiro, ocorre devido ao nível do rio Itabapoana. Na BR-482, há bloqueios nos km 35 e 42, entre Alegre e Guaçuí.

Na ES-393, o trecho fechado se encontra entre Mimoso do Sul, Muqui e Conceição de Muqui. Na ES-297, o bloqueio está na altura do km 27, na Ponte do Itabapoana, devido à elevação do nível do rio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.