Descrição de chapéu Enem

'Desconectados', documentário da Folha, tem estreia em Belo Horizonte nesta terça (27)

Produção sobre a educação na pandemia terá sessão gratuita às 20h no Una Cine Belas Artes, no bairro Lourdes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Belo Horizonte recebe nesta terça-feira (27) a pré-estreia de "Desconectados", documentário da Folha sobre educação na pandemia.

A exibição ocorre, gratuitamente, às 20h, no Una Cine Belas Artes, no bairro Lourdes da capital mineira (rua Gonçalves Dias, 1581). Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

Imagem aéreas da escola Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol, na zona rural do Distrito Federal
Imagem aéreas da escola Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol, na zona rural do Distrito Federal - Pedro Ladeira/Folhapress

O longa-metragem aborda os desafios e esforços de estudantes, famílias e educadores durante a pandemia de Covid-19. As gravações foram realizadas na capital federal.

Produzido com parceria do Instituto República, "Desconectados" teve a primeira exibição em agosto, no Espaço Itaú de Cinema de São Paulo, e já passou em Brasília, Salvador e Rio de Janeiro.

O filme ainda foi selecionado para o BIFF, o Festival Internacional de Cinema de Brasília de 2022, que teve início no dia 23. Foram programadas quatro sessões de "Desconectados" e há exibições agendadas para esta mesma terça-feira (27), às 9h no Sesc Gama, e quinta (29), no Cine Brasília, também às 9h.

O filme é dirigido pelos jornalistas da Folha Pedro Ladeira e Paulo Saldaña e pela cineasta Ana Graziela Aguiar. O roteiro e a montagem são assinados por Nicollas Witzel, e a produção executiva é da editora da TV Folha, Beatriz Peres.

O Brasil foi um dos recordistas em tempo de unidades de ensino fechadas na pandemia de Covid-19. O filme retrata o percurso entre o fechamento e o retorno à escola. Na tela, as adversidades enfrentadas por alunos, o drama do abandono, consequências emocionais e a persistência de pais e educadores.

No último sábado (24), houve uma projeção seguida de debate no Espaço Itaú de Cinema, em Brasília. Participaram da conversa a educadora Gina Vieira Ponte e a estudante Júlia Reinheimer, que participaram do filme.

Esta sessão foi incluída no Clube do Professor, programação do espaço voltada a educadores. Júlia também participou de bate-papo em São Paulo no último dia 17, ao lado da diretora-executiva do Instituto República, Helena Wajnman Lima.

"Desconectados" é o segundo longa-metragem produzido pela Folha. Em 2014, o jornal lançou "Junho - O Mês que Abalou o Brasil", dirigido por João Wainer, sobre as manifestações que tomaram o país no ano anterior.

Belo Horizonte

BIFF

  • Quando 27.set, às 9h
  • Onde Sesc Gama
  • Ingresso Distribuição gratuita uma hora antes

BIFF

  • Quando 29.set, às 9h
  • Onde Cine Brasília
  • Ingresso Distribuição gratuita uma hora antes

'DESCONECTADOS'

Direção Pedro Ladeira, Paulo Saldaña e Ana Graziela Aguiar
Montagem e roteiro Nicollas Witzel
Produção executiva Beatriz Peres
Direção de fotografia Pedro Ladeira
Som direto Isadora Machado
Trilha sonora original Ricardo Saldaña e Vinicius Salldaña
Sound design e mixagem Fernando Ianni e Rodrigo "Funai" Costa
Colorização Brunno Schiavon/Estúdio Arco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.