Folha e Fundação Schwab organizam sessão na Agenda Davos 2021

Painel discute papel do empreendedorismo social brasileiro na promoção de soluções inclusivas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Empreendedores sociais e lideranças do setor público e privado brasileiros que desempenharam papéis fundamentais na resposta à Covid-19 participam da programação da Agenda Davos 2021 nesta quarta-feira (27), às 9h.

O debate virtual e em português é promovido pela Folha e pela Fundação Schwab, braço social do Fórum Econômico Mundial.

O encontro Fomentando o Empreendedorismo Social para a Inclusão Social reúne Adriana Barbosa (fundadora da Feira Preta e do Preta Hub e vencedora do Troféu Grão do Prêmio Empreendedor Social 2019); Eduardo Lyra (CEO da ONG Gerando Falcões e um dos 30 líderes reconhecidos pelo Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19); Luiza Trajano (presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza) e Patricia Ellen da Silva (secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo).

A sessão, que será mediada pela jornalista Eliane Trindade, editora do Prêmio Empreendedor Social, terá duração de uma hora e será transmitida ao público pelos canais da Folha.

As ações desempenhadas por empreendedores sociais durante a pandemia têm sido vitais no Brasil. O recente prêmio Empreendedor Social do Ano, co-organizado pela Folha e Fundação Schwab, destacou 30 iniciativas extraordinárias que estão fornecendo soluções sustentáveis, escaláveis e inclusivas para atender pessoas em situação de vulnerabilidade.

O debate em Davos, dentro da programação paralela organizada por parceiros de mídia do Fórum Econômico Mundial, joga luz sobre o papel do empreendedorismo social na resposta à Covid-19 e na retomada econômica pós-pandemia, além de debater formas de colaboração com os setores público e privado.

Para Pavitra Raja, chefe para as Américas da Fundação Schwab, a pandemia mostrou que, em situações nas quais os agentes tradicionais falharam, os líderes sociais são mais necessários do que nunca. "Isso se torna ainda mais verdadeiro à medida que os impactos na saúde e na economia atingem os excluídos e vulneráveis", afirma.

"Estamos orgulhosos em colaborar com a Folha na sessão virtual de Davos e em continuar garantindo plataformas para que empreendedores sociais possam apresentar suas iniciativas inovadoras e inclusivas", diz.

Durante a sessão virtual, também será realizado o pré-lançamento do movimento Catalyst 2030, coalizão global de inovadores sociais que buscam alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Na segunda parte, que será privada, os palestrantes vão aprofundar a discussão, ao interagir com lideranças brasileiras do Catalyst 2030 Brasil e convidados das comunidades ligadas ao Fórum Econômico Mundial.

Rodrigo Baggio (fundador da Recode); Gisela Solymos (cofundadora do Centro de Recuperação e Educação Nutricional) e Rodrigo Pipponzi (cofundador da Editora MOL) foram convidados como líderes de discussão da segunda etapa do painel.

Com as restrições impostas pela Covid-19, a semana de conferências, que tradicionalmente ocorre em Davos, na Suíça, será feita virtualmente, de 25 e 29 de janeiro.

O evento se dedica a ajudar líderes a escolher soluções inovadoras e ousadas para conter a pandemia e conduzir uma recuperação robusta. A reunião presencial, prevista para maio, será em Singapura, na Ásia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.