Empreendedor Social: Leonardo Letelier vence na categoria Emergência Sanitária do prêmio

Fundador da Sitawi, engenheiro liderou fundos filantrópicos que socorreram hospitais e Amazonas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Leonardo Letelier, 48, é o vencedor da categoria Emergência Sanitária do Prêmio Empreendedor Social em Resposta à Covid-19 em 2021.

Fundador da Sitawi - Finanças do Bem e pioneiro no desenvolvimento de soluções financeiras de impacto social e de fomento a entidades do terceiro setor, o engenheiro liderou na pandemia os Fundos Filantrópicos contra Covid-19.

homem de blusa roxa posa em frente a uma biblioteca repleta de livros, com parede amarela ao fundo
Leonardo Letelier, 47, é fundador e CEO da Sitawi Finanças do Bem - Renato Stockler

Ao todo, Letelier criou 14 fundos viabilizados junto a parceiros, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para movimentar R$ 175 milhões em prol dos profissionais da linha de frente da saúde e no combate ao novo coronavírus.

O trabalho do empreendedor social foi decisivo para enfrentar a crise emergencial vivenciada pelo Amazonas no mês de janeiro, quando faltaram insumos e oxigênio para o tratamento dos internados com o vírus Sars-CoV-2.

Fundos como Matchfunding Salvando Vidas e União Amazônia Viva, geridos pela Sitawi, possibilitaram a aquisição de 12 usinas de oxigênio e a distribuição de 79 milhões de EPIs e equipamentos médico-hospitalares –que incluem cilindros de oxigênio e até UTIs.

Letelier, que é casado e tem uma filha, concorreu na categoria que mede mitigação da Covid-19, com a economista Luciana Quintão, que é fundadora da ONG Banco de Alimentos e da campanha Brasil Sem Fome, e as arquitetas Daniela Giffoni e Bianca Russo, que criaram o Coletivo Arquitetos Voluntários.

A escolha de Letelier como Empreendedor Social do Ano na categoria Emergência Sanitária foi feita por um júri composto de personalidades e especialistas, que contou, entre outros, com o infectologista Esper Kallás e a escritora e filósofa Djamila Ribeiro.

Ao todo 317 projetos se inscreveram nesta segunda edição com foco no enfrentamento da pandemia da premiação realizada pela Folha em parceria com a Fundação Schwab.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola e Vedacit e parceria estratégica de Ashoka, ESPM, Fundação Dom Cabral, Pacto Global e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.