Descrição de chapéu Dias Melhores

Cem árvores serão plantadas em memorial verde para vítimas da Covid

Ação faz parte do movimento global Healing Trees e acontece neste sábado no Instituto Ipê, em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cem mudas de árvores serão plantadas neste sábado (12), data que marca dois anos da primeira morte pela Covid-19 no país, em um memorial verde para vítimas da doença no Brasil. Líderes do setor socioambiental do país se juntam assim ao movimento global Healing Trees, em ação articulada pelo Instituto Ipê, na região do sistema Cantareira, em São Paulo.

"A meta é plantar mais de 5 milhões de árvores ao redor do mundo, honrando a morte com vida", diz Verónica Grant, diretora-executiva do Healing Trees, movimento liderado por uma ONG da Costa Rica.

O lançamento da campanha em terras brasileiras será em um evento que deve reunir, das 8h às 15h deste sábado, em torno de 30 voluntários brasileiros que integram as principais redes de empreendedorismo social no país, na sede do Ipê - Instituto de Pesquisas Ecológicas, em Nazaré Paulista, a uma hora e 20 minutos da capital paulista.

três pessoas estão em campo com árvores; uma delas está com pá na mão, outro segura muda de árvore e outra observa; está sol
Movimento global liderado por ONG da Costa Rica incentiva plantio de árvores em homenagem a vítimas da Covid-19 - Healing Trees

A iniciativa é encabeçada por membros do Catalyst 2030 Brasil, coalizão que busca criar condições para acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e conta com a adesão de membros da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e da Ashoka, além de grupos de parentes de vítimas do movimento Em Luta.

O memorial verde está em linha com outros movimentos pelo país. O programa Bosques da Memória, criado por uma rede de ONGs, planeja plantar pelo menos 200 mil árvores em seis meses. Os plantios podem ser feitos por empresas, instituições públicas, governos e outras entidades.

Pelo menos 70 espécies nativas da Mata Atlântica farão parte do memorial verde localizado no Ipê, que mensalmente realiza o plantio de 200 mil mudas. A expectativa é a de chegar a 650 mil árvores no Brasil, em referência ao número de vidas perdidas durante a pandemia no país.

"As árvores plantadas neste início de ano homenageiam também as vítimas da pandemia e nos lembram o quanto é necessário recuperarmos o equilíbrio ambiental por meio da regeneração da natureza. O que nos trouxe até aqui foi exatamente a falta de conexão natural", diz Suzana Pádua, presidente e fundadora do Ipê - Instituto de Pesquisas Ecológicas.

O movimento Healing Trees, lançado em janeiro, encoraja pessoas, comunidades, ONGs, governos e empresas a participarem. Até o momento, segundo o site, foram plantadas 487 mil árvores, mas a ação se concretiza nos dias 4 e 5 de maio, com árvores sendo plantadas em tempo real em diversos países.

"Buscamos nos unir pelo menos por um dia, esquecer nossas diferenças e nos transformar em uma sociedade de paz, solidariedade e amor, sob o mesmo objetivo: encontrar cura e conforto, guiados pela esperança de um futuro melhor", diz José Zaglul, diretor da Healing Trees e integrante do Catalyst 2030 global.

Para participar da iniciativa, basta acessar healingtrees.org, preencher o formulário, escolher as espécies e o local em que deseja plantar e fazer a homenagem. "Recomendamos que criem um memorial, uma placa que fique para a comunidade e que possa ser visitada", diz Verónica Grant.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.