Dieta mediterrânea pode ajudar a ter uma pele mais bonita

No entanto, evidências de que mudanças na alimentação podem tratar doenças de pele são limitadas, dizem dermatologistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alice Callahan
The New York Times

Se você já se olhou no espelho e notou uma nova espinha ou a pele sem brilho, é natural questionar se a comida que você ingere é responsável de alguma forma.

"A dieta que seguimos afeta profundamente a nossa pele", diz Lauren Ploch, dermatologista em Aiken, Carolina do Sul. A pele é um órgão, assim como o coração ou o fígado, e é construída e mantida por nutrientes provenientes dos alimentos, disse ela.

A proteína, por exemplo, é usada para produzir colágeno, que preenche e mantém a pele e ajuda na cicatrização de feridas; e antioxidantes como as vitaminas C e E protegem a pele da poluição do ar e do sol, disse ela.

Mas será que comer certos alimentos, como frutas ou legumes, pode levar a uma pele radiante e saudável? E será que outros alimentos, como refrigerantes ou pão branco, pioram a acne ou "deixam sua pele horrível", como alguns dizem no TikTok? Aqui está o que sabemos.

Fotografia colorida mostra sete mulheres brancas e negras, de diferentes tons de pele, e também de diferentes idades; todas estão sorrindo para a foto e vestindo rosa
Uma dieta equilibrada ajudar a ter uma pele mais saudável e com mais viço em todas as idades - Glittering Humanity/Adobe Stock

O que pesquisas sugerem

Certas deficiências nutricionais podem causar problemas óbvios na pele, afirma Mary Wu Chang, professora associada de dermatologia e pediatria na Escola de Medicina da Universidade de Connecticut.

Uma deficiência de vitamina C, por exemplo, pode causar escorbuto, que leva a sintomas como hematomas faciais, má cicatrização de feridas e pele áspera e espessa. Deficiências de proteína podem causar descamação e descoloração da pele.

Mas essas condições, acrescentou Chang, são raras nos Estados Unidos.

É difícil estudar as formas mais sutis pelas quais sua dieta pode afetar sua pele, mas algumas pesquisas oferecem pistas, diz Rajani Katta, dermatologista e professora clínica no Baylor College of Medicine.

Em um estudo realizado na Holanda e publicado em 2019, por exemplo, pesquisadores analisaram os registros dietéticos e fotografias de cerca de 2.800 adultos mais velhos, a maioria com 60 e 70 anos. Eles descobriram que as mulheres que consumiam mais frutas, legumes, peixes e alimentos ricos em fibras tendiam a ter menos rugas do que aquelas que consumiam mais carne e lanches.

Outro estudo publicado em 2019 descobriu que as mulheres na França que seguiam a dieta mediterrânea tinham riscos significativamente menores de desenvolver câncer de pele do que aquelas que não seguiam. Os autores levantaram a hipótese de que os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios da dieta poderiam ter desempenhado um papel.

Alguns pequenos ensaios também descobriram que alimentos individuais podem afetar diretamente a pele, disse Katta.

Por exemplo, dois estudos descobriram que consumir cerca de três colheres de sopa por dia de extrato de tomate, que é rico em um antioxidante chamado licopeno, protegia a pele dos danos causados pelo sol; e há algumas evidências de que outros compostos de origem vegetal — como os encontrados em frutas e legumes coloridos, chá, chocolate amargo e certas ervas e especiarias, incluindo cravo, canela e hortelã — podem oferecer uma defesa semelhante, embora o consumo deles não substitua a necessidade de usar protetor solar, disse Katta.

Sua dieta pode ajudar a tratar condições de pele?

Alguns pequenos ensaios — principalmente realizados em adolescentes e jovens — descobriram que reduzir o consumo de alimentos açucarados e ricos em amido, como refrigerantes, doces, pães brancos e massas, ajudou no tratamento da acne, disse Chang. E alguns relatos sugerem que o consumo de produtos lácteos ou suplementos de proteína do soro do leite está associado à acne mais grave, acrescentou ela.

A dieta mediterrânea também pode beneficiar aqueles com psoríase, uma condição que causa manchas salientes, secas e que causam coceira na pele, acrescentou Ploch.

Em geral, no entanto, as evidências de que mudanças na dieta podem tratar condições de pele são limitadas, disse Aaron Drucker, dermatologista e professor associado de medicina na Universidade de Toronto. E mesmo que as mudanças na dieta ajudem, acrescentou ele, você ainda pode precisar de medicamentos.

Conselhos de dieta para uma pele saudável

A menos que você tenha sido diagnosticado com uma deficiência específica, é melhor obter seus nutrientes dos alimentos em vez de suplementos, que não são bem regulamentados e às vezes podem causar mais danos do que benefícios, disse Ploch.

Em um grande ensaio clínico realizado na França, por exemplo, mulheres adultas que tomaram um suplemento antioxidante diário contendo vitaminas C e E, beta-caroteno, selênio e zinco por 7,5 anos tiveram 68% mais chances de desenvolver câncer de pele do que aquelas que não tomaram o suplemento.

E suplementos de biotina, que afirmam ajudar cabelos, pele e unhas, podem conter até 650 vezes a dose recomendada, o que pode levar a resultados incorretos em testes laboratoriais.

A recomendação principal de Ploch para uma pele saudável é a dieta mediterrânea, que fornece nutrientes benéficos como antioxidantes e compostos vegetais protetores, disse ela.

Chang também costuma sugerir que seus pacientes propensos à acne tentem reduzir o consumo de produtos lácteos e alimentos ricos em açúcar e carboidratos refinados por pelo menos quatro a seis semanas. Isso não ajudará a todos, disse ela, mas alguns notam melhorias significativas.

A eczema e outras condições de pele naturalmente "vão e vêm", então pode nem sempre ser óbvio se uma mudança na dieta está ajudando ou prejudicando, disse Drucker.

Mas se você perceber que um determinado alimento piora consistentemente seus sintomas, faz sentido evitá-lo, disse ele. Em geral, porém, esteja ciente de que eliminar muitos alimentos ou grupos alimentares pode ter consequências indesejadas, disse Drucker.

Se você cortar os laticínios, por exemplo, pode perder cálcio e vitamina D, então certifique-se de que sua dieta seja equilibrada com uma variedade de alimentos para atender às suas necessidades nutricionais.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.