Descrição de chapéu Deutsche Welle Coronavírus

Estados Unidos batem novo recorde e superam 77 mil casos diários

Flórida é o novo epicentro da doença no país e registrou 14 mil novos casos nesta quinta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

DW

Os Estados Unidos registraram recorde de infecções diárias pela Covid-19, nesta quinta-feira (16), com mais de 77 mil novos casos em 24 horas. O número é da Universidade Johns Hopkins.

O marco aconteceu apenas uma semana depois do último recorde diário que era de 66 mil novos casos em 24 horas. No país de cerca de 330 milhões de habitantes, mais de 3,5 milhões de pessoas testaram positivo para o Sars-CoV-2 e cerca de 138 mil pessoas morreram em decorrência do vírus.

O ritmo de contágios nos EUA vem aumentando desde meados de junho, após diversos estados relaxarem medidas restritivas contra a pandemia ----especialmente no sul e oeste do país. Trinta dos 50 estados americanos registraram recordes de novas infecções neste mês.

Por conta disso, diversos estados paralisaram ou retroagiram seus processos de reabertura gradual da economia.

A Flórida é o novo epicentro da epidemia de coronavírus nos Estados Unidos. O estado registrou um recorde de 156 mortes pela Covid-19 na quinta-feira e quase 14 mil novas infecções. O número total de casos já ultrapassou 315 mil e houve 4.782 mortes, segundo dados do Departamento de Saúde da Flórida.

A Flórida está relatando mais casos diários de Covid-19 do que qualquer outro estado do país. A Califórnia e o Texas são os mais próximos, com cerca de 10 mil novos casos diários. O Texas registrou 10 mil novos contágios pelo terceiro dia seguido e 129 mortes adicionais. Um terço do total de mais de 3.400 óbitos por Covid-19 no estado ocorreram nas primeiras duas semanas de julho.

O governo da Flórida, comandado pelo republicano Ron DeSantis, não seguiu o exemplo da Califórnia e do Texas, que impuseram novas restrições ao comércio ou tornaram obrigatório o uso de máscaras em espaços internos.

Máscaras e escolas

Enquanto isso, as máscaras continuam sendo uma questão partidária nos EUA: o governador democrata do Colorado obrigou seu uso em espaços públicos internos, mas, na Geórgia, governada pelos republicanos, a prefeita democrata de Atlanta, Keisha Lance Bottoms, foi processada por seu próprio governador, Brian Kemp, por obrigar o uso do acessório na cidade.

"Um melhor uso do dinheiro dos contribuintes seria expandir os testes e rastrear contatos", ela escreveu no Twitter nesta quinta-feira.

Outro campo de batalha partidária que tende a se acirrar nacionalmente é sobre a reabertura de escolas no outono do Hemisfério Norte. Enquanto cidades como Houston, Los Angeles e Nova York planejam começar o ano escolar virtualmente ou de forma restrita, o governador da Flórida, Ron DeSantis, insiste para que as escolas reabram totalmente em agosto.

A demanda do governador republicano espelha a do presidente Donald Trump, que enfrenta uma dura batalha pela reeleição em novembro e está pressionando para que as escolas reabram como sinal de retorno à normalidade.

Trump, que está bem atrás do candidato democrata, Joe Biden, nas pesquisas, até ameaçou cortar o financiamento federal para as escolas que se recusarem a abrir suas portas.

Trump aparece de máscara em público pela primeira vez no sábado (11), durante visita ao Walter Reed National Military Medical Center em Bethesda, Maryland, próximo à capital Washington D.C.
Trump aparece de máscara em público pela primeira vez no sábado (11), durante visita ao Walter Reed National Military Medical Center em Bethesda, Maryland, próximo à capital Washington D.C. - Alex Edelman/AFP

Uma pesquisa do Yahoo News/YouGov publicada na quinta-feira constatou que 63% dos americanos disseram que Trump não deveria pressionar as escolas para reabrir, enquanto 25% concordaram com seu esforço.

Trump e DeSantis têm influência limitada no debate com sindicatos de professores, médicos especialistas e muitos pais, preocupados em enviar seus filhos de volta à escola em segurança. A palavra final, quando se trata dos distritos escolares, é das autoridades estaduais e locais.

O distrito escolar de Houston, que tem mais de 200 mil alunos, planeja iniciar o ano letivo de forma virtual em 8 de setembro e iniciar as aulas presenciais em 19 de outubro, o que está "sujeito a alterações com base nas condições da Covid-19".

Na cidade de Nova York, que possui o maior sistema de escolas públicas do país, com 1,1 milhão de estudantes, o prefeito Bill de Blasio disse que a frequência às aulas seria limitada a um a três dias por semana. Outras grandes cidades, incluindo Chicago e Washington, ainda não anunciaram planos para o semestre do outono.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.