Descrição de chapéu Coronavírus

Diretores da Anvisa são ameaçados de morte ante possibilidade de aprovarem vacina contra Covid para crianças

Mensagem chegou à agência por e-mail na manhã desta quinta (28)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Os cinco diretores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foram ameaçados de morte caso ocorra a aprovação de vacina contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.

A ameaça foi feita por email na manhã desta quinta-feira (28). Ela não foi anônima, mas a agência não tem certeza se o nome utilizado é o verdadeiro.

Fazem parte da diretoria Antonio Barra Torres (diretor-presidente), Meiruze Sousa Freitas (segunda diretoria), Cristiane Rose Jourdan Gomes (terceira diretoria), Rômison Rodrigues Mota (quarta diretoria) e Alex Machado Campos (quinta diretoria).

Menino de máscara recebe injeção no braço de uma enfermeira
Menino recebe vacina contra Covid da Pfizer em Assunção, no Paraguai - Norberto Duarte - 23.jul.21/AFP

Além dos diretores, também constam como alvo das citadas ameaças de morte instituições escolares do estado do Paraná.

Na mensagem, a que a Folha teve acesso, a pessoa diz que havendo aprovação da Anvisa para vacinação em crianças, o filho seria imediatamente extraído da escola e não retornaria.

"Estou tomando a difícil atitude de retirá-lo do ambiente escolar para preservar a segurança do meu filho. Deixando bem claro para os responsáveis, de cima para baixo: quem ameaçar, quem atentar contra a segurança física do meu filho será morto", diz o texto.

"Isso não é uma ameaça. É um estabelecimento. Estou lhes notando por escrito porque não quero reclamações depois", continua.

A Anvisa disse, por nota, que oficiou imediatamente às autoridades policiais e ao Ministério Público, nos âmbitos federal, estadual e distrital, entre outras, para adoção das medidas cabíveis.

Ainda não há pedidos na Anvisa para que libere a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 em crianças. A Pfizer informou que deve solicitar à agência reguladora a aplicação da vacina ComiRNAty em crianças no mês de novembro.

"A submissão do pedido junto à Anvisa para a aprovação do uso da vacina ComiRNAty, da Pfizer/Biontech, para crianças entre 5 e 11 anos deve ocorrer ao longo do mês de novembro de 2021", disse em nota.

O Instituto Butantan chegou a pedir a liberação da Coronavac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos na agência reguladora, mas o aval foi negado e o processo de tramitação foi encerrado em agosto.

O Ministério da Saúde planeja vacinar crianças contra a Covid em 2022 caso a Anvisa aprove a imunização. Para esse público, a previsão é de 70 milhões de doses.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto afirmava que a ameaça foi recebida na quinta-feira (29). O correto é quinta-feira (28).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.