Descrição de chapéu Coronavírus

Pegou Covid? Saiba qual é o protocolo atual de isolamento

Apesar de queda do número de casos, ainda é necessário adotar medidas para evitar disseminação do coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pandemia de Covid ainda não acabou, mas é fato que ela vem perdendo força. A principal causa disso é o aumento da taxa de vacinação, essencial para evitar quadros graves da doença.

Mesmo assim, outras medidas continuam sendo importantes para controlar a disseminação do Sars-CoV-2. Uso de máscaras, testagem e isolamento são exemplos. Abaixo, veja os protocolos para essas ações.

Mulher com máscara entra em ônibus em Santana, na zona norte de São Paulo - Rubens Cavallari - 26.nov.22/Folhapress

Como saber se estou com Covid?

Alguns sintomas típicos da doença, como febre, tosse e perda do olfato ou paladar, podem ser indicativos de que foi infectado.

Para ter certeza, o ideal é recorrer aos testes.

Os autotestes, por exemplo, são uma opção barata e fácil de utilizar, mas, caso a pessoa não se sinta segura de usá-lo, pode optar por testes rápidos de farmácia –eles utilizam a mesma tecnologia que procura por parte da proteína do vírus na amostra coletada.

É recomendado que os testes sejam feitos entre o 1º e o 7º dia a partir do início dos sintomas. E, caso não tenha sintomas, a partir do quinto dia de exposição a pessoa que foi infectada pelo Sars-CoV-2.

Para casos mais graves, como quando a saturação do oxigênio está abaixo de 95%, é recomendado procurar um serviço de saúde em vez de utilizar esse tipo de teste.

Além disso, existe uma chance de o teste ter um resultado falso negativo. Por isso, quando se tem um resultado negativo, é indicado que se faça pelo menos mais um teste em até 48 horas. Nesse período, é importante adotar medidas como uso de máscaras e isolamento para evitar uma possível disseminação do vírus.

Outra alternativa é a realização de exames laboratoriais do tipo RT-PCR: o resultado deles é mais seguro, diminuindo a chance de se ter um falso negativo.

Se o resultado for positivo, o que fazer?

Em caso de resultado positivo para a doença, é necessário tomar medidas para não levar a infecção a outras pessoas. As principais são o uso de máscaras e isolamento social.

Também é recomendado que a pessoa fique atenta aos sintomas. Por exemplo, o monitoramento da saturação do oxigênio é uma possibilidade. Caso o quadro piore, com dificuldade para se respirar, a procura por um serviço de saúde é importante.

Quanto tempo devo ficar isolado?

As recomendações variam. No Brasil, desde janeiro de 2022, o Ministério da Saúde adotou um esquema em que, para casos leves e moderados, a pessoa infectada pode voltar à vida cotidiana a partir do sétimo dia sem apresentar febre ou sintomas respiratórios nas últimas 24 horas.

Se fizer um teste no quinto dia a partir dos sintomas e o resultado for negativo, além de não sentir mais sintomas nas últimas 24 horas, o paciente também já pode sair do isolamento. Se os sintomas persistirem, é necessário completar dez dias desde o início deles.

Em outubro de 2022, a pasta publicou uma nova nota sobre isolamento. As regras acima se mantêm, e o ministério também preconizou que, nos casos de febre ou sintomas respiratórios até o sétimo dia, o isolamento deve ser mantido até que se chegue a dez dias a partir dos sintomas. Se no quinto dia a pessoa realizar um teste e dê positivo, também é necessário esperar até o décimo dia para deixar o isolamento.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), o modelo é diferente. Antes, a entidade recomendava que, sem realizar novos testes após a confirmação da doença, uma pessoa com Covid deveria ficar dez dias isolada a partir do início dos sintomas, com a adição de no mínimo outros três dias a partir da resolução de todos os sintomas.

Porém, em janeiro de 2023, a organização alterou o protocolo, fazendo com que não fosse mais necessário esses três dias adicionais.

Além disso, a OMS antes recomendava dez dias de isolamento para aqueles com testes com resultado positivo, mas sem nenhum sintoma da infecção. Com a atualização no início deste ano, o número foi reduzido para cinco dias.

Em fevereiro de 2023, o Ministério da Saúde concluiu que não seria necessário a atualização das medidas no Brasil conforme as novas indicações da OMS por considerar "que as atuais recomendações e orientações acerca da Covid-19, no âmbito da vigilância epidemiológica, são adequadas no contexto atual do país".

Devo usar máscaras se estou com Covid?

O uso de máscaras continua sendo recomendado para quem está infectado com o Sars-CoV-2, para evitar a transmissão do vírus. O Ministério da Saúde diz que, mesmo ao sair do isolamento no quinto ou sétimo dia, a pessoa deve adotá-la até o décimo dia a partir do começo dos sintomas.

A OMS, por sua vez, recomenda que ela seja utilizada por pessoas expostas recentemente à Covid, com suspeita da doença, e por indivíduos com maior risco ou em situações de aglomeração ou em ambientes fechados, sem muita ventilação.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior detalhou incorretamente instruções do Ministério da Saúde para sintomas de Covid. As regras atualizadas pela pasta recomendam que sejam completados dez dias de isolamento em dois casos: 1) se o paciente tiver febre ou sintomas respiratórios até o sétimo ou (2) se realizar teste no quinto dia e tiver resultado positivo, mesmo sem sintomas.

 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.