Descrição de chapéu Copa do Mundo

Seleção brasileira marca por setor e cria 'paredão' sem cometer faltas

Equipe de Tite é a menos violenta entre as classificadas para as quartas de final

Kazan e São Paulo

A seleção brasileira chega às quartas de final da Copa do Mundo da Rússia como a menos violenta entre as oito concorrentes ao título.

O esquema de marcação implementado por Tite, por zona e não individual, dá à equipe uma média de apenas nove faltas cometidas por partida, a melhor marca dos brasileiros em Mundiais desde a Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos. Na Rússia, foram 36 faltas em quatro jogos da competição.

A dupla de zagueiros formada por Thiago Silva e Miranda fez os árbitros apitarem apenas sete vezes. Como comparação, os três zagueiros da Bélgica, próxima adversária da equipe de Tite, cometeram o dobro de faltas: 14.

O duelo acontece nesta sexta-feira (6), 15h, em Kazan.

Para o segundo mata-mata da Copa, Tite só tem uma dúvida. Ele ainda não definiu o titular da lateral esquerda.

Marcelo está recuperado das dores nas costas. Ele deixou o campo logo no início da partida contra a Sérvia, na última rodada da fase de grupos, e não enfrentou o México, na última segunda-feira (2).

Sem abusar das faltas, a seleção brasileira tem a defesa menos vazada do torneio, com apenas um gol sofrido. O Uruguai, único que divide o mesmo status, fez dez faltas a mais que o Brasil, total de 46.

Nesta mesma fase do Mundial, em 2014, a seleção de Luiz Felipe Scolari já tinha 59 faltas, ou seja, quase o dobro do número desta edição.

Outra curiosidade é que o quarteto ofensivo brasileiro parou mais vezes o jogo do que os quatro da defesa, contando zagueiros e laterais. Foram 16 faltas contra 13. Meias e volantes pararam o jogo apenas sete vezes.

Das oito finalistas, a Rússia é a mais violenta: fez 70 faltas. Croácia, com 60, está em segundo lugar, e França, com 58, é a terceira colocada.

A Croácia é a seleção com mais cartões amarelos (oito). O Uruguai, por sua vez, é o que tem menos, tendo recebido apenas um. Os brasileiros foram punidos cinco vezes --o volante Casemiro, inclusive, está suspenso por ter levado o segundo amarelo contra o México e não jogará as quartas de final. Fernandinho deverá ser o seu substituto.

A baixa incidência de faltas pode ser explicada pela forma de marcação escolhida por Tite e também pela disciplina dos jogadores em cumprir as responsabilidades em campo.

Além de diminuir o chamado "homem a homem", o posicionamento também abre caminho para que a seleção consiga mais desarmes.

Fagner é o maior ladrão de bolas do Brasil, com 8 roubadas, de um total de 38, segundo dados da Fifa.

Segundo números da Opta tabulados pela Folha, em quatro partidas os meias e atacantes do Brasil realizaram 47 ações defensivas (tentativas de desarme e interceptações). Como comparação, os atacantes e meias russos fizeram o mesmo 65 vezes, enquanto os ingleses fizeram 30.

"Cada seleção tem uma marca, sempre tenho cuidado para não comparar uma a outra. A gente marca setor, não é individual. Não sai correndo para marcar. Cada um marca de forma agressiva no seu setor, talvez por isso bloqueamos tantas finalizações e cruzamentos", afirmou Tite, depois da vitória sobre o México por 2 a 0, na última segunda-feira.

"É a forma que entendemos ser melhor. Outras marcam o homem, é louvável também. Você tem que apostar numa estratégia e treinar. Nós apostamos nessa", completou.

Se não balançou a rede ainda na Rússia, Gabriel Jesus é, entre os atacantes, o que mais ajuda o time a se defender.

Ele afastou sete bolas perigosas e fez três desarmes.

Até por esses números, Tite tem defendido a manutenção do camisa 9 como titular, mesmo com a seca de gols.

Os companheiros de Jesus também o defendem, reconhecendo o papel do jogador no esquema tático da seleção.

"Às vezes, as pessoas não enxergam o quanto ele trabalha voltando para marcar, roubando bola dos volantes e dos laterais. É um jogador importantíssimo, que trabalha muito dentro de campo. O gol é, claro, muito importante, mas acho que ele está tranquilo para isso. O gol vem no momento certo. Ele tem o apoio de todos para jogar seu futebol", afirmou Willian, nesta quarta-feira (4) na despedida do elenco de Sochi, local que foi base do Brasil durante quase um mês.

O jogador do Chelsea é o que tem, de acordo com os números da Fifa, o segundo melhor desempenho defensivo entre os quatro titulares de ataque. Ele afastou quatro bolas perigosas e fez um desarme.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.