Descrição de chapéu Futebol Internacional

Em Wembley com público, City vence o Tottenham e é campeão da Copa da Liga

Oito mil pessoas puderam assistir à decisão do torneio neste domingo (25)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Manchester City venceu o Tottenham por 1 a 0 neste domingo (25), na final da Copa da Liga Inglesa, e se sagrou tetracampeão consecutivo do torneio. Com oito títulos, o clube iguala o Liverpool como maior vencedor da história da competição.

Alguns poucos privilegiados puderam assistir à partida em Wembley, que recebeu quase 8.000 torcedores em mais um teste do governo britânico e das autoridades de saúde da Inglaterra para avaliar o retorno do público aos estádios.

Do total de pessoas que acompanharam o duelo em Londres, 4.000 ingressos foram destinados a profissionais de saúde e moradores da região de Wembley. Os outros 4.000 foram divididos entre as torcidas de City e Tottenham.

Todos os presentes no estádio precisaram apresentar um teste negativo de Covid-19.

A final da Copa da Liga registra o maior público em um estádio inglês desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Se aprovada a experiência do confronto entre Manchester City e Tottenham, as autoridades esperam abrir Wembley para 21 mil torcedores na decisão da Copa da Inglaterra, programada para o próximo dia 15 de maio.

Torcedor do Manchester City canta na arquibancada do estádio de Wembley, em Londres
Torcedor do Manchester City canta na arquibancada do estádio de Wembley, em Londres - Carl Recine/Reuters

A presença de fãs na final deste domingo levou para dentro do estádio alguns protestos pela tentativa frustrada de criação da Superliga europeia, o projeto de 12 dos principais clubes do continente de fundar uma competição dissidente da Uefa e que competisse com a Champions League.

Manchester City e Tottenham estavam entre os fundadores da Superliga. O clube de Manchester, porém, foi o primeiro inglês a anunciar sua saída do projeto, acompanhado pelos outros cinco britânicos –além do Tottenham, faziam parte do grupo Arsenal, Chelsea, Liverpool e Manchester United.

Torcedores exibiram faixas com dizeres como "O futebol é para os fãs" e "Não à Superliga".

"Torcedores, futebol, donos, nesta ordem", diz faixa de fãs presentes em Wembley neste domingo
"Torcedores, futebol, donos, nesta ordem", diz faixa de fãs presentes em Wembley neste domingo - Carl Recine/AFP

No campo, o City de Pep Guardiola foi melhor que a equipe londrina, mas só conseguiu abrir o placar já no fim da partida. Em falta cobrada pela esquerda, Aymeric Laporte subiu mais alto que a defesa adversária e cabeceou no canto para definir a vitória.

Com quatro taças consecutivas da Copa da Liga, o clube iguala a sequência de títulos do Liverpool de 1981 a 1984. Ambos têm oito troféus da competição e são os maiores campeões da história do torneio.

Já o Tottenham, comandado neste domingo pelo interino Ryan Mason, que substituiu José Mourinho, segue na fila de conquistas. O último título do clube foi justamente a Copa da Liga Inglesa, em 2008.

O Manchester City também vive a expectativa de fechar a temporada com mais duas taças. Líder da Premier League, o time tem 77 pontos, dez a mais que o segundo colocado Manchester United a cinco rodadas do fim.

Apesar da possibilidade de vencer a terceira Premier nas últimas quatro temporadas, o foco do clube é a conquista inédita da Champions League. Semifinalista, a equipe de Guardiola visita o Paris Saint-Germain na quarta-feira (28), no Parque dos Príncipes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.