Descrição de chapéu Tóquio 2020

O que celebrar e o que lamentar do Brasil no primeiro dia das Olimpíadas

Vôlei confirma favoritismo, mas Nathalie Moellhausen é derrotada na estreia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O primeiro dia cheio de competições das Olimpíadas de Tóquio terminou com alguns resultados positivos em esportes nos quais o Brasil é favorito, mas também com algumas decepções, incluindo uma modalidade em que o país enxergava boas possibilidades de uma medalha inédita.

Encerradas as disputas, que começaram na noite de sexta (23) e terminaram na manhã deste sábado (24), o Time Brasil ainda não conquistou nenhuma medalha nos Jogos de Tóquio-2020.

Veja os pontos positivos e negativos da delegação brasileira neste primeiro dia.

Vôlei confirma favoritismo e seleção feminina faz bom jogo

Atual campeão olímpico, o time masculino de vôlei de quadra do Brasil não começou bem a partida, mas se recuperou e conquistou uma vitória tranquila sobre a Tunísia, por 3 sets a 0 (25/22, 25/20 e 25/15). Wallace foi o melhor pontuador do jogo, com 13 pontos.

Douglas Correia de Souza durante preliminar masculina contra a Tunísia na Arena Ariake, em Tóquio
Douglas Correia de Souza durante preliminar masculina contra a Tunísia na Arena Ariake, em Tóquio - Yuri Cortez/AFP

Além do início com vitória, a boa notícia foi a presença do técnico Renan Dal Zotto na lateral da quadra. O treinador enfrentou um caso grave de Covid-19 às vésperas dos Jogos Olímpicos, mas se recuperou a tempo de viajar com a delegação para a defesa da medalha de ouro.

No vôlei de praia, as duplas brasileiras também confirmaram o favoritismo e começaram a competição com o pé direito. Ágatha e Duda superaram um mau início de partida para vencer as argentinas Gallay e Pereira por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/11. Também diante de uma dupla argentina, Alison Cerutti e Álvaro Filho triunfaram pelo mesmo placar, com parciais de 21/16 e 21/17.

No fim da manhã deste sábado, a seleção feminina de futebol fez boa apresentação contra a Holanda, vice-campeã mundial e atual campeã europeia. Na segunda rodada do torneio olímpico, a equipe de Pia Sundhage empatou em 3 a 3 com as holandesas. Debinha, Marta e Ludmila marcaram a favor do Brasil.

Com o gol de pênalti, a camisa 10, eleita seis vezes melhor jogadora do mundo, chegou a 13 gols em Olimpíadas, e está a um de igualar o recorde de Cristiane, maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos.

Frustração com Nathalie, Nory e natação

A principal decepção para o Brasil no primeiro dia cheio de competições das Olimpíadas de Tóquio foi a derrota, logo na estreia, de Nathalie Moellhausen na esgrima.

Campeã mundial em 2019, a ítalo-brasileira ficou em desvantagem durante quase todo o duelo, recuperou-se no fim e levou o confronto com a italiana Rossella Fiamingo para o "golden score". Mas Fiamingo pontuou primeiro e derrotou a representante do Brasil, que era candidata a medalha em Tóquio.

“Muito difícil se expressar nesses momentos. Sei que dei o meu melhor, sabendo que o tipo de adversária era uma das mais complicadas para mim. É uma derrota que faz mal, mas passará”, afirmou Nathalie.

A esgrimista brasileira Nathalie Moellhausen (dir.), que era favorita ao ouro, na disputa que a eliminou - Mohd Rasfan/AFP

Outro atleta sobre o qual havia expectativa de chegada na final era Arthur Nory, na barra fixa. Campeão mundial no aparelho em 2019, ele não se classificou à decisão, além de ter ido mal no salto e no solo, encerrando sua participação com uma queda.

Na natação, Guilherme Costa ficou em penúltimo lugar nos 400 metros livre, prova que ele considerava a sua principal, e não disputará medalha nesta modalidade. Decepcionado com o próprio resultado, o nadador reconheceu que "não tem desculpa". Ele ainda vai nadar os 800 metros e os 1500 metros livres.

"Eu estava pronto para fazer um tempo muito melhor. Me senti muito bem no aquecimento e na hora da prova não estava igual. Os primeiros 200 metros foram bem sofridos. Consegui crescer no final, mas não do jeito que eu queria. Não posso cometer esse tipo de erro numa competição dessas", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.