Descrição de chapéu Financial Times Futebol Internacional

Serena Williams e Lewis Hamilton se unem a grupo para comprar o Chelsea

Tenista e piloto apoiam oferta de Martin Broughton, um dos gigantes do mercado financeiro londrino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Samuel Agini
Londres | Financial Times

Lewis Hamilton e Serena Williams se uniram a um dos três grupos que formam o "shortlist" para a tomada de controle do Chelsea, agora que o leilão pelo clube da Premier League está entrando em sua etapa final.

O piloto britânico de F1 e a lenda americana do tênis estão apoiando a oferta organizada por Martin Broughton, um dos líderes financeiros de Londres, e pelos bilionários do capital privado Josh Harris e David Blitzer, de acordo com pessoas informadas sobre o assunto.

Hamilton e Williams se tornaram parte do grupo que tenta adquirir o Chelsea do bilionário russo Roman Abramovich, que é alvo de sanções e decidiu vender o clube como resultado da guerra da Rússia contra a Ucrânia. O clube tem perfil mundial, é uma das equipes mais conhecidas da Premier League e a sua venda está atraindo alguns dos investidores mais ricos do planeta.

Tenista multicampeã mostrou interesse em participar da compra de clube londrino
Tenista multicampeã mostrou interesse em participar da compra de clube londrino - David Gray - 28.jun.2021/Reuters

Não se sabe quanto capital Hamilton e Williams estão dispostos a investir, no entanto. O canal de TV por assinatura Sky News, que noticiou o envolvimento deles, afirmou que tinham prometido investir cerca de 10 milhões de libras cada um na transação.

Uma porta-voz de Hamilton confirmou que ele tinha se unido ao consórcio de Broughton, mas disse que os números quanto ao seu investimento não procediam, embora tenha se recusado a informar o valor correto.

Williams, que venceu 23 torneios de Grand Slam, faturou US$ 94 milhões em prêmios em suas quase três décadas de carreira no tênis. Em março, sua empresa, a Serena Ventures, disse ter arrecadado US$ 111 milhões em capitalização para criar um novo fundo de investimento.

Representantes de Williams não responderam de imediato a pedidos de comentários

O financista americano Todd Boehly está liderando uma oferta rival pelo Chelsea, com apoio da Clearlake Capital, enquanto os magnatas dos esportes Stephen Pagliuca e Larry Tanenbaum também submeteram uma oferta na semana passada.

Lewis Hamilton apoia oferta de aquisição do Chelsea ao lado de Serena Williams
Lewis Hamilton apoia oferta de aquisição do Chelsea ao lado de Serena Williams - Martin Keep - 10.abr.2022/Reuters

Um quarto grupo, com apoio da família Ricketts, de Chicago, do bilionário dos fundos de hedge Ken Griffin e de Dan Gilbert, proprietário do Cleveland Cavaliers, da NBA, abandonou o leilão na semana passada.

O banco de investimentos Raine Group está organizando o processo de venda, que está entrando em seus estágios finais, com o anúncio de uma oferta preferencial previsto talvez já para a próxima semana. O ganhador terá de obter aprovação do governo do Reino Unido e da Premier League antes que a aquisição possa ser concluída.

O envolvimento de Hamilton e Williams na oferta pelo Chelsea veio depois que a diversidade se tornou um tema chave no leilão, quando a família Ricketts atraiu críticas renovadas dos torcedores do Chelsea por comentários hostis ao islamismo feitos pelo seu patriarca em emails que vazaram para a imprensa.

Uma pessoa próxima a Hamilton apontou para a experiência dele no esporte e na promoção da diversidade e inclusão como potenciais benefícios para o Chelsea.

Hamilton, que já conquistou sete títulos mundiais de F1, é o primeiro piloto negro na categoria. Ele buscou promover a diversidade no automobilismo e liderou a resposta de seu esporte quando a polícia assassinou George Floyd em Minneapolis, em 2020.

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.