Messi, Mbappé e Benzema são finalistas no prêmio de melhor do mundo da Fifa

Putellas, Mead e Morgan concorrem no feminino; Richarlison disputa prêmio Puskas por gol na Copa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Capitão da seleção ganhadora da Copa e eleito melhor jogador do torneio, Lionel Messi pode conquistar o prêmio de melhor do planeta pela sétima vez, batendo seu próprio recorde.

O argentino foi anunciado pela Fifa neta sexta (10) como um dos finalistas ao prêmio de melhor do mundo em 2022. Os outros finalistas são os franceses Karim Benzema e Kylian Mbappé.

Lionel Messi é carregado nos ombros carregado o troféu da Copa do Mundo no Qatar
Lionel Messi é carregado nos ombros carregado o troféu da Copa do Mundo no Qatar - Anne-Christine Poujoulat-18.dez.22/AFP

Messi já é o jogador que mais ganhou o troféu: em seis ocasiões (2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019).

O brasileiro Richarlison concorre ao prêmio Puskas, dado ao gol mais bonito da temporada, pelo golaço marcado contra a Sérvia na Copa do Mundo de 2022. Também foram indicados o polonês Marcin Oleksy, jogador que tem uma perna amputada, e o francês Dimitri Payet, do Olympique de Marsella. Clique aqui e veja os três gols.

0
O atacante Richarlison no ar ao finalizar para o gol, em partida contra a Sérvia pela Copa do Mundo do Qatar - Gabriela Biló - 24.nov.22/Folhapress

A cerimônia de anúncio do escolhido será realizada pela entidade no próximo dia 27.

Pelo quinto ano consecutivo, o Brasil não coloca nenhum finalista na categoria de melhor jogador masculino. O último foi Neymar, em 2017. O país não tem um eleito em primeiro lugar desde Kaká, em 2007.

Na categoria feminina, a espanhola Alexia Putellas tenta ser eleita pelo segundo ano consecutivo. Ela vai concorrer com a inglesa Beth Mead e a americana Alex Morgan.

O Brasil não tem uma finalista no prêmio desde 2018, quando Marta ficou com o troféu.

Mead foi eleita a melhor jogadora da Eurocopa do ano passado, conquistada pela pela Inglaterra. Ela também foi uma das artilheiras, ao lado da alemã Alexandra Popp, ambas com seis gols. Isso pode torná-la favorita a vencer, embora Putellas tenha anotado 34 gols pelo Barcelona na última temporada europeia. Com 11, foi a máxima goleadora da Champions League.

Alex Morgan chega à final credenciada por ter sido a principal goleadora da última liga dos Estados Unidos.

A Fifa alterou o critério da eleição para este ano. Não será levada em consideração apenas a temporada anterior à eleição, mas também os seis meses da que está em andamento. Assim, os votantes devem avaliar o desempenho de jogadores e jogadoras na temporada 2021-2022 e no início da 2022-2023.

A treinadora da seleção brasileira, a sueca Pia Sundhage, é uma das finalistas na categoria de melhor técnica do ano. Ela vai concorrer com a holandesa Sarina Wiegnman, campeã da Eurocopa com a Inglaterra, e com a francesa Sonia Bompastor, vencedora da Champions League com o Lyon.

No masculino, Lionel Scaloni, campeão do mundo com a Argentina, pode ser considerado favorito contra Carlo Ancelotti, do Real Madrid, vencedor da Champions League, e Pep Guardiola, ganhador da Premier League com o Manchester City.

Na categoria de jogador masculino, Lionel Messi poderia ser visto como zebra até três meses atrás. O principal candidato seria Karim Benzema, vencedor da Bola de Ouro, prêmio da revista France Football e astro do campeão europeu Real Madrid. Mas a Copa do Mundo fez tudo mudar.

Messi teve um desempenho para a história no Qatar e foi o capitão da Argentina que levantou o troféu. Com sete gols, acabou como vice-artilheiro. Benzema, lesionado dias antes da estreia francesa, foi cortado.

O principal goleador da competição foi Mbappé, mas ele pode ser considerado zebra por não ter conquistado nenhum troféu relevante na última temporada. Pelo Paris Saint-Germain, foi campeão francês, ao lado de Messi.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.