Luana Génot vence Empreendedor Social na categoria Direitos Humanos

Escritora à frente do Instituto Identidades do Brasil (ID-BR) estimula empresas a serem antirracistas em suas contratações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Luana Génot, 33, é a vencedora da categoria Direitos Humanos do Prêmio Empreendedor Social 2022. A fundadora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) promove igualdade racial por meio de empregabilidade e educação.

Criada em 2016, a ONG ajuda a dar intencionalidade de raça nas contratações no mundo corporativo. Para isso, vale-se de estratégias como letramento racial e o selo 'Sim à Igualdade Racial', conferido a 40 empresas, entre as 500 maiores.

"Dizer sim para a igualdade racial não é só para os negros, indígenas e não brancos, mas de todos. Quando todo mundo diz sim, a raça não será mais impeditivo para ninguém", disse Luana Génot ao receber o troféu no palco do Teatro Porto Seguro, em São Paulo, nesta segunda-feira (19) entregue por Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta.

Luana Génot, 32, é a vencedora da categoria Direitos Humanos do Prêmio Empreendedor Social 2022 - Marcelo Chello/Folhapress

O desafio é dar continuidade ao trabalho de colocar mais pessoas negras e indígenas em cargos de liderança. Estratégia que inclui treinamentos como na parceria com Magazine Luiza, que fez um primeiro trainee para negros, além de Americanas, Unilever, Ipiranga, Sony Music e Pepsico.

"Espero que em 50 anos tenhamos algo próximo de 50% de representação negra, hoje temos menos de 5%", diz Luana.

Em Direitos Humanos, Luana Génot concorreu com Gabriel Marmentini (Politize!) e Carolina Videira (Turma do Jiló). As três chegaram à final na categoria que reconhece iniciativas que atuam com inclusão e fortalecimento da democracia.

A escolha foi feita por um júri composto de personalidades e especialistas, que contou, entre outros, com empreendedores sociais como Ronaldo Lemos e Adriana Barbosa, personalidades como a atriz Suzana Pires, e atores do ecossistema de impacto social, como Atila Roque, da Fundação Ford, e Guilherme Coelho, da Samambaia Filantropias.

A cerimônia do Empreendedor Social desta noite anuncia ainda os vencedores em Destaques na Pandemia, Inovação em Meio Ambiente, Soluções Comunitárias e na Escolha do Leitor.

O Prêmio Empreendedor Social 2022 é realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab. Tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola, Liberta e Vedacit. Conta com apoio de Porto Seguro e Eataly e parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.