Priscila Cruz vence Empreendedor Social na categoria Destaques na Pandemia

Fundadora do Todos Pela Educação liderou ONG no apoio à retomada das escolas na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Priscila Cruz, 47, é a vencedora da categoria Destaques na Pandemia do Prêmio Empreendedor Social 2022. À frente da ONG Todos Pela Educação, fundada em 2006, ela criou diretrizes para orientar as escolas no ensino remoto e no retorno às aulas presenciais.

Diante da inércia do governo federal na pandemia, diz ela, o Todos foi atrás de pesquisas e boas práticas sobre reabertura segura de escolas. Com ajuda de dezenas de especialistas, produziu documentos que orientaram governos estaduais e municipais e embasaram resoluções do Conselho Nacional de Educação.

"A gente precisa trabalhar muito para elevar o patamar da educação brasileira. Sem educação pública não vamos chegar ao país que as nossas crianças merecem. Precisamos apostar e investir no potencial de cada aluno", disse Priscila Cruz ao receber o troféu no palco do Teatro Porto Seguro, em São Paulo, nesta segunda-feira (19), das mãos do gerente geral de responsabilidade social da Gerdau, Paulo Boneff.

Priscila Cruz, 47, é a vencedora da categoria Destaques na Pandemia do Prêmio Empreendedor Social 2022 - Marcelo Chello/Folhapress

A entidade também ajudou a formular e aprovar o novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e defendeu a antecipação da vacinação de professores.

Essa última é considerada por Priscila "uma das articulações mais bonitas" da história do Todos. "Conseguimos antecipar em uns seis meses a reabertura das escolas, um impacto enorme na aprendizagem", diz ela.

Em Destaques na Pandemia, Priscila Cruz concorreu com Tatiana Leite e Murilo Farah, da Benfeitoria, e Eduardo Mufarej e Fabio Lesbaupin, do Fundo Social Estímulo. As três chegaram à final na categoria que agrega iniciativas de impacto e escala na resposta à Covid-19 no país.

A escolha foi feita por um júri composto de personalidades e especialistas, que contou, entre outros, com empreendedores sociais como Ronaldo Lemos e Adriana Barbosa, personalidades como a atriz Suzana Pires, e atores do ecossistema de impacto social, como Atila Roque, da Fundação Ford, e Guilherme Coelho, da Samambaia Filantropias.

A cerimônia do Empreendedor Social desta noite anuncia ainda os vencedores em Direitos Humanos, Inovação em Meio Ambiente, Soluções Comunitárias e na Escolha do Leitor.

O Prêmio Empreendedor Social 2022 é realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab. Tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola, Liberta e Vedacit. Conta com apoio de Porto Seguro e Eataly e parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.