Descrição de chapéu mercado de trabalho

Programa que pretende empregar 5 milhões de brasileiros entra em nova fase

Bora Hub busca parceiros para expandir ecossistema que oferece oportunidades de trabalho, conhecimento e conexões profissionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Promover a inclusão produtiva de 5 milhões de brasileiros até 2032 é o desafio do Bora Hub, programa que já impactou mais de 500 mil pessoas e teve nova fase anunciada na quarta-feira (4), em evento da Ambev.

Para cumprir a meta ambiciosa, a empresa já investiu R$ 20 milhões em projetos nas áreas de empoderamento financeiro, conhecimento e conexões, desenvolvidos junto a empresas parceiras.

Nesta nova fase, o programa busca novos parceiros para ampliar oportunidades de trabalho, profissionalização e pontes entre empregadores e candidatos. Organizações interessadas em se unir ao ecossistema devem preencher formulário no site oficial da iniciativa.

A imagem mostra um evento em um espaço moderno e bem iluminado, com um público numeroso. No primeiro plano, duas mulheres estão sentadas em cadeiras, uma delas segurando um microfone. A mulher à esquerda está vestida com um terno escuro e a outra com um vestido branco. O público, composto por diversas pessoas, está sentado em cadeiras e sofás, prestando atenção ao que está sendo discutido. O ambiente é decorado com plantas e possui janelas grandes que permitem a entrada de luz natural.
Evento de lançamento da nova fase do Bora Hub, que busca novos parceiros para ampliar ecossistema - Divulgação/Marina Sapienza/Ambev

"Este é um projeto muito importante para a Ambev", disse Jean Jereissati, CEO da Ambev, na abertura do evento. "A gente fez uma aposta no Bora. Fomos estudar inclusão produtiva, sempre com a visão de conectar pessoas com o ecossistema, capacitar e dar ajuda financeira. E a gente dá o kick off no nosso hub com a mensagem de que a gente não consegue fazer isso sozinhos."

Adriana Barbosa, diretora-executiva da Preta Hub e fundadora do Festival Feira Preta, também reforçou a necessidade de colaboração, envolvendo setores público, privado e sociedade civil. "Estamos falando de orquestração quando falamos dos desafios da inclusão produtiva."

Um dos painéis do evento teve participação de Renato Paes de Barro, doutor em economia e professor do Insper. "Desde quando foi feita a Declaração Universal dos Direitos Humanos [em 10 de dezembro de 1948], o trabalho sempre foi um dos direitos humanos. A Constituição Brasileira trata o trabalho como um direito social, e a inclusão produtiva é a maneira de você garantir esse direito", afirmou.

Por dentro do Bora

Segundo pesquisa da Oppen Social, consultoria que desenvolve soluções de impacto, participantes do Bora têm 24% mais chances de conseguir emprego do que quem está fora do programa.

A imagem mostra um evento com um painel de discussão sobre o papel do investimento social privado nos processos de inclusão. No fundo, há uma tela azul com o título do evento e os nomes dos participantes: Vítor Neira, João Alegria e Aline Odara. Uma mulher com cabelo cacheado está falando ao microfone, enquanto um homem de cabelo grisalho escuta. O público, composto por várias pessoas, está sentado em cadeiras, voltado para o painel.
Painel sobre investimento social privado com Vitor Neia, da Fundação Volkswage, João Alegria, da Fundação Roberto Marinho, e Aline Odara, do Fundo Agbara, durante evento da Ambev na quarta-feira (4) - Divulgação/Marina Sapienza/Ambev

Além das oportunidades de capacitação, o Bora disponibiliza trilhas de conhecimento focadas em empreendedorismo, assim como soluções financeiras com programas de pontuação e opções personalizadas de microcrédito.

Por meio do Bora Empregar, um dos projetos desenvolvidos pelo hub de inclusão produtiva, a Ambev conecta pessoas em busca de emprego a fornecedores e pontos de venda cadastrados em seu ecossistema de 1 milhão de bares e restaurantes.

Recentemente, a companhia de bebidas anunciou parceria com o marketplace de recrutamento online Catho para expandir o alcance dessa iniciativa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.