Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Elias kuster (94) 09/01/2010 15h54
Elias kuster (94) 09/01/2010 15h54
Caros leitores!
Apenas alguns lembretes sobre direitos humanos vou me ater a escrever, fator esse que anda esquecido ultimamente no Brasil, de forma enfática.
Ora vejam as catástrofes que vem ocorrendo ultimamente, onde muitos assistem e lamentam, só lamentam. Esse fato trás a tona o momento em que, por motivos econômicos, financeiros talvez, não se lembraram dos direitos humanos. Sim, porque segundo nossa Carta Magna, todos tem direito a moradia digna.
Outro fato lamentável é essa coisa execrável de corrupção, não é mesmo? Onde estão os direitos humanos, quando todos nós, a imprensa em todos seus segmentos, e até os atores e coadjuvantes desse seriado, se contentam em comentar, só comentar, e os direitos humanos?
Sem citar aqui os assassinatos a sangue frio que vem ocorrendo pelo país, sem que nada se faça. Onde estão os direitos humanos e aqueles que deveria coibir esses fatos?
Ah! Talvez estejam na sua maioria dando atendimento a lugares mais expressivos, como por exemplo, lugares turísticos e mansões que se gastou mais de 800.000,00 R$ numa reforma para alguém passar uma temporada de férias. Cadê os direitos humanos e igualdade social, pelo menos aparente?... E por aí vai amigos, sei que tem muito mais para se falar, esse assunto importantíssimo, mas..., portanto, é muito bom que cada um possa escrever seu pensamento sobre qualquer assunto e com isso abrir para outras ideias, pois é nas diferenças que enriquecemos e aprendemos, contestar com argumentos sim, mas...
24 opiniões
avalie fechar
Paulo Costa (11) 09/01/2010 15h41
Paulo Costa (11) 09/01/2010 15h41
Sabe aquela história de fim de festa, " a festa está acabando, vamos tomar todas pra pegar um porre legal de uma vez"? É isso o que o governo está fazendo: chegando o fim da farra resolveu "tomar todas de uma vez" e sai fazendo asnices sem conta, assinando coisas sem ler (??), sendo tudo servido de bandeja pelos pseudoassessores Marco Aurélio toptop Garcia, Tarso Genro, Vanucchi (quem é essa praga criada pelo PT???), e outras da mesma ralé. 5 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (829) 09/01/2010 15h30
Bolinha da Lulu (829) 09/01/2010 15h30
Manchete;
"Oposição vai tentar suspender decreto de Lula que cria Plano de Direitos Humanos"
Infelizmente os meus temores se transformam em realidade.
Graças a alta popularidade do Lulla, aos pouco e muito lentamente elle vai colocando as manguinhas de fora e impondo seus desejos mais escusos e comprometedores em relação a nossa liberdade. O objetivo é preparar o terreno para uma ditadura com todos o contornos de uma elite petista, promovendo o mercado interno e nos mesmos padrões que os Chineses hoje administram o país. Elle, o magnânimo senhor, prepara o caminho para a radical Dilma e ella com sua arrogância põe seu trator em funcionamento e aplaina as arestas para a ditadura petista onde o povo aclamará em 2014 o retorno de Lulla ao poder. Sempre com o parecer humano e bondoso, lembrando Vargas o pai dos pobres, com seu carisma e pseudo bondade.
Infelizmente o povo ainda não compreendeu que a liberdade da democracia não é uma forma fácil de lidar já que depende da ombridade dos homens administram o país e pelos interesses escusos que guardam em seu intimo. Só iremos ter essa certeza se a Dilma surgir nas urnas e assim preparar o caminho para a volta do Lulla. Tenho plena certeza que será um custo alto o nosso aprendizado.Uma ditadura de direita se reverte, a de esquerda pelo que vimos só com uma outra revolução e o descrédito político dos radicais(URSS). Cuba 51 anos, China 60 anos.URSS 74 anos.Coréia do Norte 64 anos.Vietnam 33 anos. Não considerando os satélites da URSS.
6 opiniões
avalie fechar
Rafael Nadalin Ferez (4) 09/01/2010 14h00
Rafael Nadalin Ferez (4) 09/01/2010 14h00
É estranho que essa já não é a primeira tentativa de nosso camarada Lula em censurar a imprensa e banir a liberdade de expressão da Constituição, como fazem os camaradas Morales, Correa e Chavez.
O pior é que, mais estranho ainda, é o absoluto desaparecimentode Franklin Martins a respeito disso.
Como pode um cidadão que era tão incisivo e respeitado estar absolutamente calado. Seria ele o primeiro censurado pelo camarada Lula ??
6 opiniões
avalie fechar
Luiz Antonio Marcelino (236) 09/01/2010 12h37
Luiz Antonio Marcelino (236) 09/01/2010 12h37
CARO EDIVALDO CARDOSO!!!
Agora sim, gostei de suas palavras...
Inegável fato, nenhuma ditadura é boa para nada e ninguém... Referi-me apenas ao que anda ocorrendo no País, nos últimos 20 ou 25 anos.
Tenho visto o cidadão honesto, sendo taxado de "otário" e, alguns espertalhões, sendo "endeusados"
Mas uma coisa é certa, o Sr. há de convir que, o perigo ronda, através de propaganda paga, notícias manipuladas, coisa não tão verdadeiras sendo veiculadas enfim, tudo com um único objetivo... apenas dizer que esses que hoje nos (des)governam, tem de ter algum respaldo para permanecer no poder, o que a meu ver, é algo lamentável.
Esses que aí estão, tem por obrigação acabar com as velhas práticas (se posso dizer da "lei de gérson) em minúsculo mesmo, pois passaram por situações onde, toda a liberdade foi vetada, nos jogando naquilo que chamo de "vazio político". O brasileiro de uma maneira geral, ainda não aprendeu a "ler nas entrelinhas" onde, aquele que muito oferece, na realidade nada ter para dar.
Então, junte a isso, uma educação pública de péssima qualidade e, ofereça facilidades para consumir produtos (não conhecimento e cultura) e aí, teremos o que o povo brasileiro é hoje.
Não tenho jamais o objetivo de ofender a ninguém e nem tampouco nenhuma forma de pensar (diferente ou não da minha). A democracia é construída a partir das diferenças e não das igualdades.
Mais uma vez, gostei de suas palavras...
4 opiniões
avalie fechar
Noel Samways (122) 09/01/2010 12h34
Noel Samways (122) 09/01/2010 12h34
As "metas"(?) do Plano Nacional de Direitos Humanos são as mesmas do atual governo, já superadas pelo tempo e Congresso Nacional, onde se acrescentou a cada ítem "direitos humanos". E há algumas ofensas a estes mesmos "direitos humanos", como por ex., a liberação do aborto (nascituro não tem direitos humanos?) e invasões de fazendas para negociar "algum preço" pelo sequestro e/ou cárcere privado de proprietários de terras e seus empregados, antes de qualquer ação da polícia e do judiciário. São "direitos humanos", portanto, e não crimes previstos no Código Penal... Sugiro também metas extras, a de que o Cristo Redentor seja implodido, como forma de não haver discriminação religiosa e a volta do serviço de censura e diversões públicas da Polícia Federal, para examinar previamente as editorias dos jornais e o conteúdo dos espetáculos e diversões públicas, certificando-se assim de que não haverá conteúdos que atentem contra ... os "direitos humanos"...(e com direito a um certificado liberatório: alguns modelos poderão ser utilizados, como os do tempo do Estado Novo de Getúlio!) 3 opiniões
avalie fechar
Marcos Carneiro (56) 09/01/2010 11h43
Marcos Carneiro (56) 09/01/2010 11h43
E agora Luiz Inácio como é que fica? O TSF autorizou a extradição do Uruguaio, vai ou não vai? Temos dois casos se extradição... De um lado o Italiano Cesare Battisti, e do outro lado o Uruguaio Manuel Piacentini. Ambos cometeram crimes ideologicamente contrários por causas "meramente" políticas. Um assassinou na Itália, o outro seqüestrou na Argentina. Quero ver o Ministro Tarso Genro, Vannuchi, OAB, juntos com toda a ala da esquerda saudosista se manifestar a favor da extradição do Major. Será a prova cabal dos dois pesos e duas medidas utilizadas por esses megalômanos que acham que podem manobrar de acordo com as suas conveniências um País do tamanho e da importância do Brasil. As máscaras tendem a cair com o tempo... Acho sinceramente que o Brasil está acordando para os desmandos que essa corja vem praticando diuturnamente em favor ao desrespeito geral as instituições e principalmente ao povo brasileiro. Falam que o governo militar foi ditatorial... Deve ter sido, mas não prá população. À época tínhamos segurança, saúde, educação, e principalmente respeito, brincava-se e conversava-se nas calçadas e nas praças sem nenhum perigo... Hoje ao se sair na porta de casa se corre o risco de ser assaltado, seqüestrado, somos prisioneiros dentro de nossas casas e não tem ninguém da ala "palaciana" preocupado em mudar nada... Somente suas condições financeiras com dinheiro público. Sem querer ser radical... E, "Prá não dizer que não falei das flores... Brasil ame-o ou deixe-o" 6 opiniões
avalie fechar
José Lopes (6) 09/01/2010 11h35
José Lopes (6) 09/01/2010 11h35
Todos os países ricos, importantes e adiantados educacionalmente, tecnologicamente, como EUA, Inglaterra, França e etc. valorizam suas FFAA.É um trabalho nobre, árduo e incompreendido defender todo o território nacional. Não existe vida e prosperidade se não há segurança. Estamos assistindo o que ocorre atualmente na segurança interna do Brasil, as pessoas estão melhorando sua renda, mas não podem usufruir as melhoras econômicas do Brasil. Não adianta! Uma hora a população vai pedir novamente às FFAA segurança pública. É questão de tempo. 2 opiniões
avalie fechar
Cesar Goldbarg (46) 09/01/2010 11h34
Cesar Goldbarg (46) 09/01/2010 11h34
É um acinte bizarro! É um manifesto que virou lei? É um código? É uma mini-constituição?
O que se vê é um AMONTOADO de diretrizes semelhantes aos documentos do fórum de SÃO PAULO. Mágoa, ideologia e prepotência. E saiu de "amplo debate" na sociedade. Só se for de alguma sociedade SECRETA!
Taxação das grandes fortunas, a revisão da Lei de Anistia, a flexibilização das regras para a reintegração de posse das propriedades pelos sem-terra, mudanças na concessão de licença para rádios e televisões e fiscalização dos impactos da biotecnologia e da nanotecnologia na vida cotidiana, proibição de símbolos religiosos em locais públicos, legalização da prostituição, ações contra "concentração de gases do efeito-estufa", apoio e financiamento público de campanhas.
Enfim, TUTELA COMPLETA DO ESTADO. Restrições as liberdades individuais e outras garantias. Esse é o plano de "direitos humanos". Enquanto isso os presos vivem em condições sub-humanas sem assistência jurídica, os policiais são mal treinados, pessoas morrem nos hospitais públicos sem atendimento, falta remédio nos postos de saúde, falta vacina contra a gripe, milhões de pessoas vivem em favelas sem esgoto, ruas ou coleta de lixo, escolas estão destruídas, alunos do segundo grau sem vagas nas universidades públicas, estradas esburacadas ou com pedágio, transporte público cruel e agressivo, etc, etc. Bem se vê que o governo está preocupado COM NOVAS LEIS de DIREITOS HUMAMOS, mas não cumpre com AS LEIS QUE EXISTEM
3 opiniões
avalie fechar
Ronan Aguiar Cordeiro (175) 09/01/2010 11h33
Ronan Aguiar Cordeiro (175) 09/01/2010 11h33
E pensar que por muito menos João Goulart foi deposto e deportado. Agora esse bando de terroristas que apossou-se do pais, comprando o povão ignorante, assalta livremente a nação é planeja suprimir a liberdade de imprensa e o direito de propriedade, tudo conforme o figurimo "esquerdista de m...." O bom é que, como são umas topeiras, vão meter os pés pelas mãos e não chegarão a lugar nenhum, até porque ninguém merece a continuidade desse descalabro. Muitos destes assaltantes de banco que hoje ocupam posição de relevância na nação deveria estar é mofando numa cadeia. 7 opiniões
avalie fechar
Acho é pouco!!!! ao defensores desse governo em todas as areas e principalmente da imprensa. quero ver quando todo mundo perder a liberdade. Talvez tenhamos até uma nova revolucao soh por conta desse revanchismo desse governo. Esperem os proximos capitulos. 2 opiniões
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (149) 09/01/2010 11h28
Edivaldo Cardoso (149) 09/01/2010 11h28
Carissimo Sr Luiz Antonio Marcelino(em resposta)Parece-me que o amigo não me entendeu,vou tentar resumir.Sou pelo direito à informação,mas a informação correta,sem maquiagem,em todos os niveis,sem tendencialismo,doa a quem doer seja direita ou esquerda como o Sr diz,mas de forma honesta,sem manipulação,sem proteger pobres ou ricos e não é o que vemos diariamente,em especial nas TVs,onde até os jornais diarios tendem a construir uma opinião publica segundo a ideologia de cada emissora.Tudo que escrevi é verdade e eu tenho absoluta certeza que o Senhor sabe disso,pois me parece culto.Em momento algum defendi alguem ou algum grupo.Dei apenas minha opinião quanto ao direitos de todos,em todos os niveis e em todas as epocas de ser bem informado.A propria imprensa defendeu ontem que todos tem direito de saber a verdade e eu concordo,desde que,seja de fato a verdade sem manipulação.Se o senhor ler direito vai notar que não adentrei a fundo outros assuntos,pois precisaria de muito espaço,inclusive quando o amigo se refere,aos que lutaram contra a ditadura e hoje ocupam algum poder.Parece-me que o senhor os condena e defende quem lhes deu uma causa,se é que entendi.Eu ja prefiro refletir melhor,pois se existe um efeito é porque houve uma causa,ninguem reage atoa e a essencia de tudo era e continua sendo as grandes injustiças sociais,ou,o Senhor acaso é um dos conservadores que concorda com tudo como está? e acha que existe justiça? porque meu amigo, lei e justiça nada tem em comum, nem toda a lei é justa,como nem toda a justça esta na lei.Leis são feitas por homens que detem o poder e por isso, as fazem para defender seus interesses e nunca os interesses do povo. sem opinião
avalie fechar
José Lopes (6) 09/01/2010 11h05
José Lopes (6) 09/01/2010 11h05
As pseudo autoridades (OAB) estavam apoiando fortemente o decreto da Comissão de Direitos Humanos quando os militares eram os únicos atingidos. Quando a mídia e o agronegácio se juntaram ao protesto porque foram também alvos, a OAB recuou rapidamente, e seu representante, um tal de Cezar Brito, esmoreceu. Quem é esse pessoal da OAB? Com certeza não são autoridades públicas, não são políticos, não são empresários, não são servidores públicos. Metem-se muito na vida da população e na vida política do país, sem moral para fazê-lo, visto que uma rede de advogados de porta de cadeia recebem dinheiro sujo dos bandidos nos processos criminais. A população precisa de medicos e dentistas, não este monte de advogados, formados em sua grande maioria em faculdades particulares, pois não têm condições de passar em uma universidade pública, nem em concursos públicos concorridos como os da área federal. Os prestadores de serviço acham que são autoridade! Se passarem nos concursos poderão sê-lo um dia, quem sabe? sem opinião
avalie fechar
jose pedro russo (2) 09/01/2010 10h51
jose pedro russo (2) 09/01/2010 10h51
Os torturadores foram agraciados. Parace que os tempos estão mudando. Eles têm medo e vergonha. Porque não os expôr ? Pobres milicos e subservientes de um outrora sistema sádico-corrupto ..... 12 opiniões
avalie fechar
Marcos Coelho (1) 09/01/2010 10h51
Marcos Coelho (1) 09/01/2010 10h51
Ouvi ontem o jovem secretário Cassel criticando os comentários do Ministro da Agricultura.
Lembrei-me do princípio dos anos 70 quando participava de reuniões do centro acadêmico da minha faculdade. Alguns , como o jovem Cassol, tinham habilidades incríveis de retórica que lhes permitiam esgrimir com palavras sem que qualquer rubor lhes viesse à face.
Em resumo, o Secretário Cassol defendeu texto contido no manifesto do Decreto da Verdade que deseja alterar a legislação brasileira para que o crime de invasão de propriedade não seja denunciado ao judiciário, antes de que se esgotem o que chamam de alternativas negociais.
Ou seja, algo como induzir que famílias que tenham alguns dos seus membros como vítimas de sequestro, não avisem a polícia,antes de esgotarem as possibilidades de negociação direta como os sequestradores.
O benefício final, em ambos os casos seria o mesmo, pois segundo Cassol: "Quem em sã consciência pode admitir que as soluções negociadas não sejam preferíveis às soluções que envolvam confronto e disputas?"
Realmente , indesmintível!!!
Ou seja, é a aplicação direta da recomendação inglesa em caso de estupro inevitável: "relax and enjoy".
Ou seja, tem autoridade pública no Brasil que quer transformar piada em política pública.
6 opiniões
avalie fechar
"Diga-me com quem andas, que direi quem tu és". Esse ditado popular diz tudo! Nele, está expresso a base dessa filosofia do comportamento humano. Quando criança, já ouvia isso de meus pais, naquelas "sessões" que nos orientava sobre como escolher as amizades e uma boa companhia. "Se você estiver com o ladrão, também ladrão você é", diziam eles! A educação de berço nos conduz para o resto da vida, e a cada dia que passa, se torna mais verdadeira. Assim, a formação de caráter é irrefutável nas questões de valores, no amor ao próximo e na humildade. Meu pai, ex-pracinha, serviu fora do Brasil, dizia que o nosso país era maravilhoso, apenas os políticos eram ruins. Isso, já naquele tempo, porque tenho hoje, 65 anos, com muito vigor, para colaborar no combate a qualquer trama contra as liberdades, como o meu pai o fêz no campo de batalha. Esse governo petista é o maior contrasenso de nossa história política. Sabedouros do arcaismo carcomido do comunismo, principalmente com suas maléficas táticas de domínio, inauguraram, desde que assumiram o poder, uma tática de tentar implantar no país uma ditadura populista, mais ou menos aos moldes do grande e dileto amigo, "bufão" Hugo Chaves", tendo como conselheiro perpétuo, Fidel Castro. Uma bela companhia, que diz tudo! A última novidade da "catreva" é, agora, "o plano de dreitos humanos". Vocês se lembram dos outros? Vamos queimar mais esse, e o definitivo, nas urnas desse ano. À luta, companheiros! 7 opiniões
avalie fechar
Odail Moraes (4) 09/01/2010 10h42
Odail Moraes (4) 09/01/2010 10h42
Essa é boa: O MST invade uma propriedade produtiva e o proprietário tem que se reunir com os invasores? Sá faltava mesmo essa!
Esse Cassel é um louco! O tal do Vanuchi ídem.
Pra esses caras parece que nada está tão ruim que não possa ser piorado.
9 opiniões
avalie fechar
Polycarpo Quaresma (64) 09/01/2010 10h24
Polycarpo Quaresma (64) 09/01/2010 10h24
Conseguiram finalmente unir Igreja, empresarios do agronegocio , e os militares, Em fase de adesão está a mídia. Parece 1964. Esse pesssoal é masoquista , adora apanhar. 9 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1570) 09/01/2010 10h09
Luís da Velosa (1570) 09/01/2010 10h09
A verdade nunca é muto simpática. Envolve as razões de cada protagonista, jogos de poder político, religiososidades, o militarismo que ainda está como um percevejo - sempre esteve - encravado na consciência nacional, tendo como primeiro disseminador o nosso querido D. Pedro I -, enfim, são reminiscências que se tranformaram em cultura... O "extremista comunista", progressista não vale nada, somente o "extremista direitista" mantenedor do "status quo", e por aí não param mais as verdades de cada um. Pior é o que o povo gosta de ouvir "hay gobierno, soi contra". E não há usurpador que goste dessas idiossincrasias que fazem cócegas em castas. Então a celeuma está criada. Mas, nós temos um "jeitinho" para tudo. Até agora... 4 opiniões
avalie fechar
Luiz Antonio Marcelino (236) 09/01/2010 10h05
Luiz Antonio Marcelino (236) 09/01/2010 10h05
CARO EDIVALDO CARDOSO!!!
Quando se fala em "ditadura militar", lembre-se bem que os militares caçaram e perseguiram a grande maioria do que hoje, faz parte do "cenário político nacional". E o que eles tem feito pelo País??? Por favor não me venha com populismos baratos. Escola pública está cada vez pior, analfabeto funcional é algo que nunca ouvi na vida a não ser nos dias de hoje.
Acordos com a mesma "direita" que sustentou o regime militar são feitos descaradamente. Onde está a ideologia dessa gente???
O melhor ainda está por vir. Quando você fala em suprimir o direito de saber, quando alguma notícia é literalmente censurada, observe o que o governo que fazer agora... a Mida está se borrando de medo. Assim mesmo como os intelectualóides que apoiaram esse governo e, agora estão conhecendo as suas reais intenções.
Então meu amigo, esse papo de que hoje tudo é democracia e liberdade, é apenas meia verdade, assim como o que ocorreu durante o regime militar, o que também tem sido dito são apenas meias-verdades.
Quero ver como ficarão aqueles que assaltaram bancos, sequestraram e mataram pessoas em nome de uma "tomada de poder" e não defesa de democracia nenhuma...
Aliás, onde estão os U$ 2.000.000,00 que a companheira Estela (ou Dilma) arquitetou levar do cofre do finado Adhemar de Barros???
14 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página