Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 39 40 41 42 43 44 45 46 47 Próximos
Comentários dos leitores
Marisa Coan (83) 01/08/2008 16h44
Marisa Coan (83) 01/08/2008 16h44
Os militares têm toda a razão.Se houver punição para torturadores do regime militar ,deverá haver também para os que sequestravam,matavam e tembém torturavam,só que respondiam pelas chamadas esquerdas.Chega de pensões milionárias pagas àqueles que lutaram contra a ditadura,sendo que a direita também sofreu reveses mas ninguém neste governo fala disso.Temos que ser agradecidos aos que lutaram contra a ditadura,mas não devemos esquecer que muitos desses,planejavam instituir aqui uma ditadura,só que de esquerda.A própósito gostaria de saber,mesmo,o que este governo pensa das FARC. 74 opiniões
avalie fechar
Manoel Luiz Barreto (4) 01/08/2008 15h52
Manoel Luiz Barreto (4) 01/08/2008 15h52
Se os terroristas de então, apelidados de "guerrilheiros" alem de absolvidos sem julgamento ainda foram beneficiados com polpudas indenizações, porque agora esta ansia de revanchismo. Esta na hora de botarmos uma pedra sobre o passado e começarmos a olhar o que realmente está acontecendo agora com o País. 49 opiniões
avalie fechar
Jorge Ferreira (2) 01/08/2008 15h31
Jorge Ferreira (2) 01/08/2008 15h31
É importante lembrar, nesta discussão e para o bem da verdade QUE NÃO PROCEDE A AFIRMAÇÃO DE QUE "LUTAVAM CONTRA O GOVERNO DOS MILITARES". O CORRETO É AFIRMAR QUE OS MILITARES LUTAVAM CONTRA A TENTATIVA INSANA DE IMPLANTAÇÃO DO MESMO REGIME"DEMOCRÁTICO" SOVIÉTICO DO PARTIDO ÚNICO QUE ALGUNS AINDA SONHAM - HOJE - IMPLANTAR NO BRASIL! Isso quer dizer, que os militares evitaram que nos tornássemos iguais aos mais hediondos regimes de esquerda implantados no planeta. Busquemos saber o que aconteceu na Tchecoeslováquia e a todos que tentaram se rebelar contra a ORDEM implantada por aqueles regimes comunistas! Os que hoje se agitam com a bandeira da discórdia são os lobos de outrora agora travestidos de cordeirinhos. 36 opiniões
avalie fechar
O Congresso e os [eticos do PT nao tem nada melhor para fazer nao? Mexer em feridas do passado, sobretudo quando se trata de crimes prescritos, nao leva a nada. O Poder Público deve se preocupar com os problemas atuais - Saúde, Educacao, etc. 18 opiniões
avalie fechar
Eduardo Olivieri (1) 01/08/2008 14h57
Eduardo Olivieri (1) 01/08/2008 14h57
Esse Tarso Genro è infeliz emsuas declarações. O que fizeram seus comandados quando invadiram a casa do ex- Governador Garotinho no Rio. Com a palavra esse gaúcho "macho", thê. 17 opiniões
avalie fechar
Douglas Pagnard (11) 01/08/2008 14h39
Douglas Pagnard (11) 01/08/2008 14h39
O país não pode ter seus generais de pijama para sempre, acordem. 14 opiniões
avalie fechar
Joel Ramos (21) 01/08/2008 14h28
Joel Ramos (21) 01/08/2008 14h28
Estou vendo que a maioria concorda que tortura é uma coisa boa, com pau de arara, choque elétrico, estupro, lobotomia e aí vai, venha de onde vier. 35 opiniões
avalie fechar
josel correa (36) 01/08/2008 13h27
josel correa (36) 01/08/2008 13h27
Enviado por: josel machado correa
Email: correajosel@hotmail.com
Apesar de todo respeito que tenho pelo Ministro Tarso Genro, discordo totalmente de sua posição que defende a punição para torturadores do regime militar. Todos nós sabemos que foram cometidos excesso dos dois lados. Mexer nestes arquivos agora provavelmente teremos mais sofrimento e desentendimento do que justiça. Ministro Tarso, vamos lutar pela pacificação. Nossos sucessores no futuro poderão também nos acusar de torturadores por termos nos omitidos em tantas coisas importantes.
26 opiniões
avalie fechar
eliud gonçalves pereira (9) 01/08/2008 12h57
eliud gonçalves pereira (9) 01/08/2008 12h57
existe gente no alto escalão do governo que roubou, torturou, sequestrou e que hoje vem posar de vítima da chamada "ditatura", como se hoje não houvesse uma ditadura do PT no governo; o sapientíssimo Ministro da Justiça demonstra não ter lido a Constituição de l988, quando ele não era ninguém; ele esquece que a Constituição Cidadã, além de conceder a anisitia para os criminosos dos dois lados, manteve no art. 5º a irretroatividade da lei "in pejus" (ele nunca deve ter lido esta palavra, que procure no dicionário de latim). Na verdade o governo quer é desviar o foco das acusações constantes de corrupção, inclusive da do seu lider de governo profissional Romero Jucá, que deve ao Banco da Amazonia, 25 milhões de reais; para mim que devo 6.000 reais de banco e cartão de crédito, devido aos juros altos, e tenho dificuldade de pagar, porque não sou ladrão, o que esses corruptos fazem soam como verdadeira "tortura" na minha consciência de cidadão honesto e trabalhador, há mais de 50 anos e cardíaco. assumo a responsabilidade, inclusive penal, se for o caso, pelo que aqui escrevo. eliud - goiania. go.(por favor publique este) 49 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (248) 01/08/2008 12h49
Rodrigo Marcato (248) 01/08/2008 12h49
Caro Cesar Henrique, o direito à livre manifestação é um pressuposto básico da democracia, sejam as minhas idéias boas ou ruins. Todos tem esse direito, portanto devem se manifestar se assim o desejarem. Não se esqueça que o patrulhamento ideológico é um dos pilares das ditaduras, sejam elas de esquerda ou de direita. Por favor não diga que quem é contra a idéia do Tarso Genro é conivente com tortura, isso é nivelar por baixo a discussão. 15 opiniões
avalie fechar
sergio araujo (9) 01/08/2008 12h39
sergio araujo (9) 01/08/2008 12h39
É muito facil achar culpados, somente de um lado da história; por que não pergunta, para a mãe do recruta que foi morto a tiro pelo seu Zé Dirceu, o que ela acha disso se eatá contente, se recebeu alguma indenização, pela morte de seu filho, se o culpado,pagou pelo CRIME?
Neste, sentido tem muitas mãe chorando até hojé pela morte de seu filho nos dois lado da historia.
VAMOS FALAR A VERDADE.
27 opiniões
avalie fechar
KIKI Inverse (22) 01/08/2008 12h31
KIKI Inverse (22) 01/08/2008 12h31
...
Equações de Maxwell => e assim se fez a luz.
Pena que a mente humana não pode ter acesso tão facilmente a ela. (democraticamente, sem tomar partido dos que são contra ou favor, criticando todos vocs :P)
13 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (248) 01/08/2008 12h11
Rodrigo Marcato (248) 01/08/2008 12h11
Concordo com os comentários daqueles que acham essa idéia absurda.
Para lembrar a todos, foi feita uma Lei de Anistia que beneficiou a todos, fossem eles militares torturadores ou militantes terroristas.
Se algo for feito para afetar os militares então que se afetem a todos os envolvidos, por uma mera questão de justiça. Senão fica difícil explicar para a mãe de um recruta morto em algum atentado que os culpados da morte do filho dela não serão punidos.
26 opiniões
avalie fechar
cesar henrique oliveira (94) 01/08/2008 11h51
cesar henrique oliveira (94) 01/08/2008 11h51
As pessoas inconformadas com punições aos torturadores , no minimo são parentes deles ou são aquelas pessoas que durante a ditadura ficaram escondidas debaixo da cama ou dentro dos armarios dizendo amem para os canalhas de plantão , agora se acham no direito de dar opiniões e sugestões ou fazer criticas .Ora Ora convenhamos essas pessoas não deveriam sequer erguer a cabeça para falar qualquer coisa sobre politica , elas tem que se tocar e se recolher a sua insiguinificancia como cidadões , não lutaram e querem fazer parte da festa da vitória. 48 opiniões
avalie fechar
Serafim Fagundes (2) 01/08/2008 11h45
Serafim Fagundes (2) 01/08/2008 11h45
Toda essa manifestação tem sentido, uma vez que o povo ainda sente a impunidade no ar. Os que defendem o governo militar, me perdoem, mas nesse governo existiram a grande maioria de funcionários exemplares, mas uma minoria abusou utilizando a organização que incluía as polícias e deptos para um verdadeiro massacre COVARDE e que deve sim ser exemplarmente punido. Claro que algumas minorias de esquerda tbem abusaram se cobrindo pelas ideologias e fraquezas pois não tinham uma organização armada nas mãos, que tambem devem ser apuradas e punidas. 35 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2238) 01/08/2008 09h17
AGUINALDO VENANCIO (2238) 01/08/2008 09h17
...INDENIZAÇOES??
VÃO TRABALHAR,...
OPORTUINISTAS !
ALGUEM PODE NOS ESCLARECER QUAL A DIFERENÇA
DE "TORTURADORES" COM TERRORISTAS DAS FARC , POR EXEMPLO??
MUITOS QUE QUEREM O "DINHEIRO DA UNIÃO EM "INDENIZAÇÕES", SÃO SIMPÁTICOS ÀS AÇÕES DAS FARC
PEDIR INDENIZAÇÕES À UNIÃO???
QUE BARBARIDADE!
TOMA VERGONHA.... VAI TRABALHAR!
36 opiniões
avalie fechar
Pedro Alves (1) 01/08/2008 09h00
Pedro Alves (1) 01/08/2008 09h00
Acho muito interessante que pessoas que se dizem tão cultas e tão preocupadas com a democracia tenham uma memória tão curta que os faça esquecer que eles também cometeram atos deploráveis naquela época. Por mais que eles digam que estavam agindo em pró de um estado democrático, tomaram atitudes nada democráticas. Ambos os lados erram, a Lei de Anistia tem a intensão de dar uma chance de um recomeço, rever a lei ou é puro ato de revanchismo ou um baita tiro no pé. Então ou os líderes desses debates sobre a revisão da Lei de Anistia são muito hipócritas ou muito burros. Se os Exelentícimos Ministros da Justiça e de Direitos Humanos querem fazer algo de bom e democrático para o país, procurem e punam todos os líderes do crime organizado que imputam verdadeiras ditaduras do medo nas grandes cidades, e os criminosos de colarinho branco que desviam diariamente o dinheiro que deveria ajudar o povo. Deixem a Ditadura Militar no lugar devido lugar de onde nunca deveria ter saído, no passado e nas páginas dos livros de história. 14 opiniões
avalie fechar
T. Morimoto (413) 01/08/2008 01h36
T. Morimoto (413) 01/08/2008 01h36
A que ponto chegou o Brasil de hoje. Vcs sabem o que Tarso Genro fazia, e ainda faz, como afastar o Delegado Protógenes? Nem eu sei!!! E a Estela (Dilma) torturada? Ninguém sabe? e o Genoino, Lamarca, Marighela, etc., enfim, todos esses "torturados"? Nem eu sei o que eles fizeram de mal. Mas, gostaria que algum comentarista que sabe, informasse. Eu e todos meus colegas, nunca fomos torturados, nem incomodados sequer. Trabalhamos em paz, em segurança, podiamos ir e vir sem medo, ao contrário de hoje, em que vivemos em prisões domiciliares cheios de grades, sistemas de alarmes, seguranças, etc. Naquela época, tinhamos medo apenas desses "torturados inocentinhos". Agora, estamos em "estado de sítio" imposto pelos bandidos e os "antigos torturados bonzinhos", e cadê as Forças Armadas que nada fazem nesta situação de Guerra Civil em que nos encontramos? Com poder paralelo dos morros, mais poderoso que o do Estado? Estão acovardados? Com medo dos "pobres torturados bonzinhos e inocentes"? 25 opiniões
avalie fechar
rui machado (51) 31/07/2008 21h19
rui machado (51) 31/07/2008 21h19
Concordo com tudo,mas sem dinheiro envolvido...O simples motivo dos supostos injustiçados, aceitarem o dinheiro como unica e suficiente indenização,revela que os indenizados não fizeram nada por ideologia...Fizeram tudo por dinheiro...
Os torturadores não nos perguntaram se podiam torturar,os guerrilheiros não nos perguntaram se podiam guerrear,os comunistas não nos perguntaram se podiam comunizar,os assaltantes não nos perguntaram se podiam assaltar,os sequestradores não nos perguntaram se podiam sequestrar,os assassinos não nos perguntaram se podiam assassinar...Agora o governo indeniza...E não nos pergunta se deve indenizar...Enfim,somos obrigados a pagar tudo...E ninguém nos pergunta se queremos pagar!!!!
Basta!!!! Nós que tudo fizemos dentro da legalidade,somos as unicas vitimas...Pagámos antes e pagamos agora!!! O que falta mesmo é vergonha na cara desses politicos...Tanto dos que nos exploram agora como os que nos exploraram antes!!!Parem com essa industria de indenizações!!! Quem for culpado que apodreça na cadeia...E olhem que assim mesmo, ainda somos nós que pagamos a conta...
15 opiniões
avalie fechar
rui machado (51) 31/07/2008 21h13
rui machado (51) 31/07/2008 21h13
Concordo com tudo,mas sem dinheiro envolvido...O simples motivo dos supostos injustiçados, aceitarem o dinheiro como unica e suficiente indenização,revela que os indenizados não fizeram nada por ideologia...Fizeram tudo por dinheiro...
Os torturadores não nos perguntaram se podiam torturar,os guerrilheiros não nos perguntaram se podiam guerrear,os comunistas não nos perguntaram se podiam comunizar,os assaltantes não nos perguntaram se podiam assaltar,os sequestradores não nos perguntaram se podiam sequestrar,os assassinos não nos perguntaram se podiam assassinar...Agora o governo indeniza...E não nos pergunta se deve indenizar...Enfim,somos obrigados a pagar tudo...E ninguém nos pergunta se queremos pagar!!!!
Basta!!!! Nós que tudo fizemos dentro da legalidade,somos as unicas vitimas...Pagámos antes e pagamos agora!!! O que falta mesmo é vergonha na cara desses politicos...Tanto dos que nos exploram agora, como dos que nos exploraram antes!!!Parem com essa industria de indenizações!!! Quem for culpado que apodreça na cadeia...E olhem que assim mesmo, ainda somos nós que pagamos a conta...
5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 39 40 41 42 43 44 45 46 47 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página