Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 35 36 37 38 39 40 41 42 43 Próximos
Comentários dos leitores
T. Morimoto (413) 07/08/2008 23h58
T. Morimoto (413) 07/08/2008 23h58
Não custa "sonhar" que um dia, as Forças Armadas deixem de se acovardar, de ficarem encurralados e ridicularizados, além de sucateados, e passem a exercer o seu sagrado dever de defender a Pátria contra todos os maleficios que a imprensa vem denunciando. Por enquanto, vejo noticiado que o Exército só serve para "subir aos morros", e apenas qdo. vem alguém importante. Pior, são castigados p. atacarem traficantes e bandidos, esquecendo que o Exército é feito para guerra, treinado pra matar, e não pra defender que é função da Polícia também ridicularizada, atacada e encurralada. Estamos em estado de "guerra civil", sem segurança nem de ir e vir, nem de trabalhar tranquilamente, nem de propriedade, nem de nada!!! As forças do mal, a força das quadrilhas de bandidos, parecem ter mais poder e organização, do que o "desgoverno" eleito pelo nosso povo despreparado. Acho que a segurança nacional está em risco, e acho que as Forças Armadas tem o dever de zelar por isso, e não ficar "na moita", acovardados e reprimidos pelo comandante supremo das Forças Armadas (segundo a lei). Nem sabemos mais, qual grupo é mais bandido que outro!!! 27 opiniões
avalie fechar
hugo tome (11) 07/08/2008 23h32
hugo tome (11) 07/08/2008 23h32
(continuação).. Falta de planejamento urbano, crise e estagnação econômica. Estes elementos combinados se constituíram em verdadeiros barris de pólvora nas grandes cidades brasileiras, e são legados do regime autoritário. A maioria dos problemas que encontramos ainda persistem, e aí concordo com você, os trabalhadores estão endividados e sem a moeda estável. Agora, só teremos condições de julgar criminosos (de todos os lados) em um estado democrático, onde as instituições não sejam corrompidas e inspirem confiança na população. GAranto que estes cidadãos de "bem" que não querem 'mexer no passado' queriam ver guilhotinados os algozes do regime cubano caso houvesse a possibilidade de julga-los. Precismos colocar estes marginais na cadeia, não importa se estão com mais de 90 anos, estes fascinoras maculam a nossa história. 35 opiniões
avalie fechar
Sou militar da reserva, do período pós-revolucionário. Aprendí que as transgressões da lei e dos regulamentos devem sofrer punições e estas devem valer para todos, doa a quem doer. No entanto, vivemos um período intenso de impunidade no País e tenho dúvidas se as decisões de punir responsáveis por atos contrários à lei, executados no período da "Ditadura" não serão unilaterais. Como um leitor já afirmou em comentário anterior: será que aqueles que ocupam altos escalões nos três Poderes aceitarão prestar depoimentos? Ora, minha avó sempre dizia: "m... quanto mais mexe mais fede". Com tanta coisa a melhorar neste Brasil nas áreas de educação e saúde, principalmente, sobra tempo para tratar de coisas do passado? Daquí a pouco vão querer julgar os militares que enforcaram Tiradentes e dizer que o helicóptero do Ulysses Guimarães caiu no mar devido a uma "tempestade revolucionária". Já citei em comentário anterior que o alguns "ministros" do governo Lula só ocupam estes cargos porque foram "comnpanheiros" do Presidente nos tempos das "vacas magras", porque capacidade passou longe de muitos deles. Este, nem a filha gosta dele. Este ranço era esperado. Acontece com todos aqueles que tem interesses contrariados. Comportam-se como garotinhos donos da bola durante um jogo de futebol: Ou me deixam jogar...Ou acabo com o jogo. A c o r d e m!!! 8 opiniões
avalie fechar
hugo tome (11) 07/08/2008 23h18
hugo tome (11) 07/08/2008 23h18
Juro que esperava que os eventuais leitores deste seleto grupo de debate abstraissem mais o 'ladrão que rouba ladrão...'. Continuo achando gravíssimo o ex-governador, tido como vítima da esquerda, possuir em sua casa milhões de dolares em espécie. É um forte indício de dinheiro sujo. Por outro lado, a 'expropriação revolucionária' da VPR, da qual não sei se a Dilma participou, não serviu para enriquecer nenhum guerrilheiro, ou se serviu, este foi torturado e morto pelos criminosos do Estado autoritário e não ficou história para contar. Ao que consta a literatura os recursos foram utilizados na luta contra o Estado Autoritário ao qual Ademar de Barros apoiou. Salve se provarem o contrário.
Já ao Sr. José Reis Barata, apesar de não concordar na íntegra com sua crítica ao meu primeiro texto, gostei das ponderações. Dos grandes males do que chami de Verdadeiras Heranças Malditas acredito que o governo democrático de direita resolveu a questão da estabilidade econômica com o Plano Real e o democrático de esquerda resolveu o endividamento externo e avançou nas políticas de distribuição de renda (ainda que timidamente), mas de fato não resolveram graves mazelas como saúde, educação que foram sucateadas no período autoritário. Já a questão de segurança pública, penso ser o resultado da combinação de outras falências (decorrentes do regime autoritário): REPREÇÃO VIOLENTA contra a luta pelo salário e emprego, sucateamento do ensino público, debilidade das políticas sociais, falta...
35 opiniões
avalie fechar
LOURDEMIR AUGUSTO CARVALHO (37) 07/08/2008 22h51
LOURDEMIR AUGUSTO CARVALHO (37) 07/08/2008 22h51
Ao invés de falar asneirassobre a Lei da Anistia o sr. Tarso Genro bem poderia explicar como os pugilistas cubanos que participaram do PAN no Rio foram colocados num avião venezuelano e despachados para CUBA! Êta gauchão machão este Tarso Genro!
Lourdemir Carvalho - Petropolis
5 opiniões
avalie fechar
LOURDEMIR AUGUSTO CARVALHO (37) 07/08/2008 22h45
LOURDEMIR AUGUSTO CARVALHO (37) 07/08/2008 22h45
Combinado! A lei da Anistia deixa de valer: os torturadores serão julgados e as vitimas VIVAS da regime militar DEVOLVEM as granas recebidas que foram pagas com dinheiro do povo. Sabemos que Governos não geram riqueza alguma: apenas transferem rendas. Quanto ao TARSO GENRO seria ótimo que fosse esquecido pois " não vale um tostão furado".
Lourdemir Carvalho - Petropolis
8 opiniões
avalie fechar
sergio machado (15) 07/08/2008 22h25
sergio machado (15) 07/08/2008 22h25
É uma pena vermos tanta gente alienada, que não conhece a história e acredita na estórias que lhes contam como se fossem verdade.
Acho que todos devem responder pelos seus atos: os torturadores, os homicidas, os assaltantes, os terroristas, tudo isso de ambos os lados. Se ocorrer uma investigação realmente séria de ambos os lados vamos ver muita gente "importante" que hoje está nos altos escalões do governo, respondendo pelos seus atos criminosos.
Jovens estudem, não engrevidem pelo ouvido, procure saber a verdadeira história e não se deixem engabelar por gente que fala de ditadura sem nem seguer saber o que estão falando, mas querem estar na moda, falar alguma coisa, mesmo que não a conheça.
36 opiniões
avalie fechar
Jose Valdo (1) 07/08/2008 21h46
Jose Valdo (1) 07/08/2008 21h46
Velhos gagás, torturadores, podem se reunir a vontade, + uns 10 ou 15 anos nenhum mais estará ai pra contar história.... Essa fase negra do Brasil será esquecida.... 48 opiniões
avalie fechar
Roberto Carmo (83) 07/08/2008 21h17
Roberto Carmo (83) 07/08/2008 21h17
É o momento certo. Devemos punir que praticam/praticaram crimes contra os Direitos Humanos. O Brasil viveu um período de excessão, uma ditadura militar. É um vergonha não termos punido quem participou de atos bárbaros tais como estrupros, tortura psicológica e física.
De direita ou esquerda? Não importa, o ideal é que tenhamos liberdade para expressar nossos ideais. Os países de primeiro mundo punem e puniram todos que participaram de tal prática. Não há justificativa para a tortura.
35 opiniões
avalie fechar
Diogo D. (14) 07/08/2008 20h38
Diogo D. (14) 07/08/2008 20h38
Como cidadão brasileiro com orgulho e ao mesmo tempo vergonha do meu país, torço com muita vontade que essa revisão da Lei de Anistia passe e que os torturadores e os ditadores sejam trazidos pra justiça.
Essa é uma oportunidade única pra nação!! Única! O Brasil tem uma história muito feia, uma das mais feias do mundo. Ao contrário de tantos outros países, jamais tivemos um rompimento de verdade com o passado vergonhoso. A independência foi uma piada, a proclamação da república uma mudança de gabinete, e a transição da ditadura militar foi um teatro, já que até os ditadores controlaram o processo até o último momento, derrotando até mesmo as Diretas Já. Trazê-los à jústiça é uma oportunidade única de fazer história e deixar marcado pra posteridade que o Brasil é sim um país civilizado e não um antro controlado por qualquer fascínora que tenha poder.
Minha gente, vamos celebrar a democracia e criar um precedente importantíssimo pra posteridade. Não deixemos os usurpadores da democracia e da liberdade do povo continuarem a solta, impunes, rindo da nossa cara!!!!!
24 opiniões
avalie fechar
Diogo D. (14) 07/08/2008 20h26
Diogo D. (14) 07/08/2008 20h26
A Lei de Anistia de anistia é realmente um absurdo. Tem que pôr os torturadores na cadeia sim!!! O Brasil continua sendo um dos países mais atrasados do mundo quando se trata de concretizar a justiça, a democracia e a decência política, se recusando a romper com seu passado medieval!! O Pinochet foi preso. A Argentina mandou pra prisão perpétua seu general fascínora. Mas o Brasil prefere ficar na categoria do Uzbekistão e outros paisecos bárbaros. Tem que trazer os ditadores e os torturadores pra justiça!!! 24 opiniões
avalie fechar
clovis alves (1) 07/08/2008 20h13
clovis alves (1) 07/08/2008 20h13
Membros do alto escalão do governo, deveriam estar preocupados com o possivel envolvimento de pessoas do governo com as FARC. Outro motivo de preocupação, deveria ser pelo patrulhamenbto maritimo que os EUA estão fazendo em mares da america do sul. "o perigo está lá fora". 5 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (287) 07/08/2008 19h40
Elza Miranda Cardoso (287) 07/08/2008 19h40
Este "TARSO" é um verdadeiro ignorante MORAL, JURÍDICO E POLÍTCO!
FOI JUSTAMENTE A LEI DA ANISTIA que resgatou a situação de D E M O C R A C I A QUE TEMOS HOJE NO PAÍS!
Não fosse assim, AINDA ESTARÍAMOS NA SITUAÇÃO ANTERIOR, POIS OS MILITARES JAMAIS SE ARRISCRIAM A DEVOLVER O PODER AOS CIVIS, SE NÃO HOUVESSE TAL ACORDO!
A simples "menção" de se desrespeitar a "LEI DA ANISTIA", para se promover "VENDETAS PARTICULARES" OU PRA "A U T O P R O M O Ç Ã O" , DESAUTORIZA A CONFIANÇA NO IDIOTA QUE TEM O "DESPLANTE" DE PROPOR TAL BARBARIDADE, DEMONSTRANDO UM CARÁTER QUE DESCONHECE O QUE SEJA HONRA, NO SENTIDO "HONRAR" COMPROMISSOS", INTELIGÊNCIA E MORAL, POIS QUEM DESRESPEITA ACORDOS OFICIAIS FIRMADOS, NÃO É DIGNO DE TER SUA PALAVRA RESPEITADA,POIS PODE "MUDAR DE IDÉIA" A QUALQUER HORA... AÍ? COMO É QUE FICA?
A DEMOCRACIA - QUE HOJE TEMOS- FOI DURAMENTE NEGOCIADA EM TORNO DA "LEI DA ANISTIA" E DE UM P A C T O DE NÃO REMEXER NA "M"!
O QUE PODE PRETENDER, QUEM BUSCA, GRATUITAMENTE , D E S C U M P R I R TAL ACORDO, OU CRIAR FALSAS ESPECTATIVAS APENAS PARA ESTIMULAR SITUAÇÕES DE CONFLITO PERMANENTE NO PAÍS?
É - NO MÍNIMO- IMBECIL!
NÃO SE PODE TER "MINISTROS" COMO ESTE TARSO, QUE NÃO TEM "JUÍZO" PARA "PENSAR" ANTES DE FAZER DECLARAÇÕES ESTAPAFÚRDIAS E PERIGOSAS .
MANDA ESTE PÂNDEGO PRA CASA, LULA.
19 opiniões
avalie fechar
Nelson Cunha (79) 07/08/2008 18h42
Nelson Cunha (79) 07/08/2008 18h42
Acho que o ministro da justiça está querendo recuperar a imagem desgastada com o caso da policia federal.Afinal de contas ele achou correta a ação da PF, e depois voltou atras em seus comentários precionado pelo presidente do STF.
É mais um perdido no governo de Lula.
35 opiniões
avalie fechar
Ronan Aguiar Cordeiro (175) 07/08/2008 18h41
Ronan Aguiar Cordeiro (175) 07/08/2008 18h41
Como se pode ver estas pessoas que ocupam, esperamos por pouco tempo, o poder no Brasil, são sim revanchistas e não são vitimas de nada, na verdade todos com idade suficiente sabem que foram terroristas, seqüestradores, assaltantes de bancos, ladrões mesmo que tiraram a vida de muita gente. O vingativo Tarso Genro fica se preocupando com o passado ao invés de cuidar de tudo que ocorre no presente, que envergonha a todo brasileiro de caráter. É uma bandalheira atrás de outra acobertada pela justiça. Esse senhor deveria meter a viola no saco e sair de cena, pois não está agradando. Se desejar mexer no passado e mudar a lei da anistia deve saber que todos deverão a ela ser submetidos, ou seja: José Dirceu - Dilma - José Genoíno - Tarso Genro - Celso Minc - Gabeira só para citar alguns dos milhares de bandidos que, como já dizia o poeta Chico Buarque não passam de: "Malandros de gravatas e capital..." sabe-se lá obtido como. 18 opiniões
avalie fechar
M Mig (2396) 07/08/2008 18h32
M Mig (2396) 07/08/2008 18h32
Os militares agora querem deixar cair no esquecimento as atrocidades da época da ditadura.... querem permanecer impunes.
Ficar compicuinha é muito diferente de punir culpados por homicidios e tortura.
28 opiniões
avalie fechar
ana chiummo (162) 07/08/2008 18h23
ana chiummo (162) 07/08/2008 18h23
a grande verdade é uma só...QUEM FOI CULPADO PELA ANISTIA QUE PAGUE A CONTA!!!... o maior erro , foi anistiar terroristas, assasinos, criminosos comuns, ladroes, que hoje no poder drenam o nosso dinheiro, acabam com a infraestrutura do estado, contaminaram todos os setores da vida publica....67% DO POVO BRASILEIRO É DE CENTRO E DIREITA, portando a maioria que comanda...CHEGA DESTA GENTINHA!!! ÉRAMOS FELIZES E NAO SABIAMOS 17 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3553) 07/08/2008 15h57
josé reis barata barata (3553) 07/08/2008 15h57
Nem tanto ao Rocha nem tanto ao Tome.
Rocha, o Tome faz uma interessante ilação a um tão antigo e grave, quão sensível e atual dilema da Ciência do Direito que está gradativamente se impondo para a sociedade: o direito de resistência ao poder arbitrário.Em apertados termos, pode ser lido pelo: "ilícito legal":ou seja:"contradição insuportável entre uma lei positiva e concepções morais". Infelizmente a conclusão dele, do Tome, justamente, contradiz o que ele diz (perdão pelo trocadilho, é vício); ou, não condiz .Hum!.Justifica, defende condutas políticas autorizadas por uma determinada moral "particular" e, em comenos, sentencia, sem qualquer dirimente, a punição de todos: de um lado e de outro. Compreendo e o apóio na tese, mas, discordo da conclusão e completamente: tanto do quadro econômico que ele diz ter sido legado pelos militares, quanto pelo legado do PSDB e PT, que ele, para evitar contradição, fala em :"endividamento e inflação"; mas, deixa o povo na mão, não compara também: segurança, saúde e educação.Aquela primeira,segurança, com a de hoje, só encontrará fatos para comparação o cidadão, veja bem:"ci-da-dão e sem ficha-suja", que não viveu naqueles tempos, talvez o caso dele.Isso para não enveredar pela saúde e educação. Pena Tome, que povo, nós, nossa natureza humana não permite saborear: "moeda e estabilidade".
85 opiniões
avalie fechar
José Cláudio Martins (107) 07/08/2008 15h05
José Cláudio Martins (107) 07/08/2008 15h05
Sr. hugo tome... na sua teoria então, vamos roubar todo mundo que rouba. Vamos roubar Lula, Zé Dirceu, Daniel Dantas, a cueca do irmão do Genoíno, Maluf e, afinal, a própria Dilma, já que o senhor disse que ela fez bem de roubar o Adhemar de Barros. Vamos transformar este país numa grande sacanagem, onde todo mundo rouba todo mundo. O que acha? 17 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 07/08/2008 13h19
Rogerio Rocha (660) 07/08/2008 13h19
SR. HUGO TOME:
Também tenho algumas perguntas para o senhor:
1 - O sr. acha justificável cometer um crime contra uma pessoa porque a vítima também é criminosa?
2 - O sr. acha uma justificativa válida para alguém cometer crimes o fato de outros também terem os cometido?
3 - O sr. é partidário do lema "Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão"?
Eu, e garanto que a maior parte dos brasileiros também, não penso assim. Penso que se alguém comete um crime deve sr julgado e pagar pelo delito cometido. Também penso que quem usa como desculpa para praticar um ilícito o fato de outros o terem feito é tão bandido quanto os outros.
Também penso que ladrão que rouba de ladrão é tão ladrão quanto o primeiro e como tal também deve ser tratado.
Enfim, é uma questão de princípios e cada um age e julga os outros de acordo com a própria consciência e com os próprios princípios.
Infelizmente no Brasil, e principalmente agora, usa-se muito os seguintes argumentos:
1 - "Eu faço errado porque quem estava aqui antes também fazia."
2 - "Eu faço porque está todo mundo fazendo."
3 - "Se eu não fizer vou ser substituído e quem vier para o meu lugar irá fazer."
E com isto a ética, a moralidade, a honestidade e os princípios vão para o esgoto.
28 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 35 36 37 38 39 40 41 42 43 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página