Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 40 41 42 43 44 45 46 47 48 Próximos
Comentários dos leitores
MAURO DUARTE (17) 16/06/2008 13h40
MAURO DUARTE (17) 16/06/2008 13h40
Considerava o povo indígena o mais adaptado a viver em sociedade (indígena) com mais amor, paz, fraternidade, cooperação e solidariedade. Porém, a cada momento se vê que os indígenas estão se aproximando cada vez mais da cultura daqueles que se dizem "civilizados". Não importa onde o grupo humano se encontre, importante é viver em harmonia com seus pares. Ser ou não civilizado não tem nada a ver com o local onde a pessoa more, mas sim com a maior capacidade de se relacionar entre si, mantendo um contato de cooperação e reciprocidade entre si, evitando ao máximo os confitos sociais. Com certeza o mundo dos ditos "civilizados" não é melhor que o do povo indígena. Este sim se tornar pior, se incorporar condutas daqueles declarados"civilizados" que moram nos grandes centros urbanos, tais como as de matar, lesionar, estuprar, roubar, estelionatar ... 13 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 16/06/2008 13h27
Rogerio Rocha (660) 16/06/2008 13h27
Vejo neste fórum algumas pessoas com idéias separatistas. Solução muito simples para os problemas. Aliás, os órgãos governamentais já adotam uma solução simplista para os problemas também. Só que no caso destes órgãos a solução simplista é proibir em vez de regulamentar e fiscalizar.
O brasileiro médio ainda não se deu conta de que não existe solução fácil ou simples para os problemas de qualquer país. E enquanto não se conscientizarem de que boa parte das soluções passam pelo pleno exercício da cidadania veremos os nossos problemas crescendo sem parar.
E como a cidadania ajuda?
Simples: Exija de quem de direito medidas sérias, honestidade -esta parece em extinção aqui no Brasil- e competência no exercício de suas funções.
Como exigir isto?
votando de forma correta e não no candidado que promete vida fácil.
Chega de adminstradores públicos e políticos incompetentes. Seja de pt, PSDB, DEM, PSB, pmdb ou de que partido for.
Em vez de pensar em separar, que é uma posição cômoda -dificilmente aconteceria- parta para corrigir a sitação de verdade.
Ou seja: menos papo de botequim e mais cidadania.
8 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (290) 16/06/2008 12h56
Elza Miranda Cardoso (290) 16/06/2008 12h56
E... o agente se disse:...." "impressionado" com o comportamento das garotas ao relatar o crime. "Estavam rindo, tranqüilas, com se tivessem matado um cachorro."
Será que o "agente" não sabe que matar cachorro também é crime?
É por ignorâncias como esta que os valores morais estão sendo abandonados e distorcidos...
Matar é crime.
Matar um ser humano, semelhante a si, é crime maior ainda.Mas o fato de se "Tirar uma vida", seja de que criatura for, já é um "TREINAMENTO" de insensibilidade, com sua conseqüências óbvias...
Se for "considerado natural", matar um cachorro, é óbvio que se está barateando a vida...
Crianças cruéis, que torturam animais na infância, serão os bandidos insensíveis e frios, pois já encaram com "Naturalidade" o ATO DE MATAR...
A VIOLÊNCIA JÀ NÂO OS AFETA MAIS...
Já não serão capazes de discernir o que é certo ou errado.
Agora, quanto à FUNAI e o governo atual, estão dando continuidade ao erro de governos anteriores, com relação ao índios. MAS A TÁTICA É MANTÊ-LOS NA IGNORÂNCIA, como a maioria do povo é mantido.
Só que o índio é "esperto". Basta ver a reação deles às palavras contrária às terras contínuas de fronteira...
É a mior prova de sua "esperteza". E, isto, mesclado à inimputabilidade... Só pode resultar nisso aí!Violência sem consciência.
16 opiniões
avalie fechar
Adailton Barbará (4) 16/06/2008 12h00
Adailton Barbará (4) 16/06/2008 12h00
FRANCA / SP
O mais sensato a fazer, e deixar os índios no seu habitat natural, e RETIRAR todos esses vagabundos de ONGS, que estão lá apenas para se apropriar da biodiversidade da Amazônia.
O índio fica doente ou morre devidos os Brancos ficarem junto a eles, com a desculpa que estão ajudando.
Ao contrario estão matando os índios, para ficar com madeira, ouro, etc, que lá existe.
5 opiniões
avalie fechar
Regina Dias (3) 16/06/2008 11h45
Regina Dias (3) 16/06/2008 11h45
Infelizmente o índigena não é valorizado no nosso estado de Mato Grosso do Sul, e sugiro a eles se unirem nacionalmente com outros de estados diferentes e criar um estado separado do Brasil, pois não vejo mais solução, nossas autoridades não fazem nada , com este massacre que acontece dia a dia, toda semana, um adolescente índigena é morto ou se mata. 16 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 14/06/2008 21h35
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 14/06/2008 21h35
Luis de Roraima, sofremos com a mesma violencia, aqui no nortão de mato grosso, é preciso nos unirmos em torno de uma associação legitima para lutar por nossos interesses, inclusive se for o caso, para separarmos do BRASIL, pois os brasileiros não reconhecem que nos temos os mesmo direitos que eles, 39 opiniões
avalie fechar
De novo a questão indigena. Conheço um professor de fotografia e jornalista que esteve em Roraima.
o fato é que ele voltou indignado com essa questão de territorio indigena. segundo ele a midia pouco divulga o que acontece nessa região. Há ex padre casado com india, e há até ex padre que tem vários filhos com várias indias, mas não são brasileiros. Os conflitos são intensos, muita terra, pouco indio e muita ong.
De novo as ONGs que estão lá para defender os seus interesses.
Os indios podem servir de massa de manobra para essas ONGs que no fundo possuem interesses muito maior do que defender a amazonia.
defender dos brasileiros, isso que é inadmissível.
8 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 14/06/2008 17h21
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 14/06/2008 17h21
Nós brancos europeus temos uma historia um tanto quanto diferente dos nossos compatriotas silvícolas.
Meus avós desembarcaram no porto de Santos no ano de 1910, vindos da Espanha e Itália para trabalharem na lavoura. Nosso governo da época emprestava as ferramentas para o trabalho. Tinham em seu contrato que trabalhar por 3 ou quatro anos, exclusivamente nas colonias.
Imigrantes de um país estrangeiro, com trabalho árduo eles seus filhos, e nós temos conseguido amealhar algumas posses.
No caso dos índios, a história a ser contada é bem outra. Eles estão em seu legítimo e histórico direito de tentar reaver parte de tudo oque eram possuidores.
Nosso Brasil só irá ser completo em cidadania quando os reclamos da população original do país forem atendidos satisfatoriamente.
17 opiniões
avalie fechar
A legitimida para estabelecer regras da ocupação de terras no Estado de Roraima é do Estado Brasileiro, que tem no Supremo Tribunal Federal seu órgão máxima para aplicar o direito, sendo está uma prerrogativa invioável da soberania nacional. Assim, a possibiliade de recurso a Tribunais Internacionais sobre quesôes fundiárias no território brasileiro nos parece inadimissível, não somente em razão do direito, mas também por ser uma ato de extrema violência contra o sentimento do orgulho de ser brasileiro. Não existe Tribunal no mundo capaz de ser mais justo com os brasileiros índios do que a alta Corte de Justiça do Brasil, um pais com grande parte da população vivendo na absoluta miséria nas favelas das grandes cidades do Cento-Sul, sendo dissimados pela violência e martirizados pelas drogas, mas que em atos de singular bondade é capaz de destinar milhões de hectares de terras a pequenos grupos de serem humanos, como se Deus tivesse feito o mundo para alguns poucos índios favorecidos. Se for para entregar o território amazônico, então que entreguem aos pobres brasileiros, dando a estes uma oportunidade de uma vida digna, com grandes projetos de colonização e reforma agrária, respeitando áreas de conservação. Por que as ONGs. internacionais não defendem o meio ambiente no centro-sul brasileiro, com milhões de esgoto jogas "in natura" nos rios e poluição industrial que prejudicam a maioria da população brasileira? Que saudade de nosso Marechal Rondom. 16 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 11/06/2008 11h05
Paulo Floriani (244) 11/06/2008 11h05
O argumento de que "não se pode homologar terras indígenas porque então teríamos que devolver todas as terras do Brasil aos índios", É DE UMA HIPOCRISIA E DE UMA FALSIDADE SEM LIMITES.Se fizemos tudo errado no passado, se há coisas que não podem mais ser remediadas, não significa de que devamos continuar a cometer os mesmos erros de outrora.O que é lamentável é que gente dos altos escalões da justiça usam este argumento esdrúxulo e totalmente inconssistente para justificar a continuidade da INJUSTIÇA contra nossos primeiros brasileiros que são os índígenas. 35 opiniões
avalie fechar
Luís Schwengber (4) 04/06/2008 17h09
Luís Schwengber (4) 04/06/2008 17h09
O Estado de Roraima tem menos de 5% do total da sua área florestal desmatada. Em relação ao total desmatado no restante da Amazônia, esses 5% representam pouco mais de 1%.. (é só conferir para ver q estou a falar a verdade)..
A mídia que divulga dados sem levar em consideração que, por exemplo, Roraima estava no verão e precisava desmatar e queimar para plantar e que estados como Rondônia e Pará estão entrando agora na época de desmatar (verão).. Onde já se viu, Roraima ganhar do Acre, Rondônia e Pará no desmatamento.. Nunca será possível. Roraima possui uma área de Cerrado de 17% de seu território, o que daria para abastecer grande parte do Norte do país. Porém essas áreas também tem ouro e outros metais. Aí já viu.. TERRA INDIGENA e ONG (de holandeses e ingleses).. Voltando ao assunto, sempre o estado onde nasci é um dos sacos de pancadas do Brasil.. Pô, a Polícia Federal vem aqui e ficam defendendo o interesse do CMI, CIRR e outras ONG.. O Ministro da Justiça diz não haver problema em se deixar uma área de proporções gigantescas para que poucos índios fiquem incumbidos de fiscaliza-la. Ou seja, além de se ter uma porta de entrada de drogas e armas para os habitantes de Roraima, os fazendeiros são tirados do cerrado e levado para a floresta (aumentando o desmatamento), justo quando há uma crise de alimento e o aquecimento global. É irracional e imoral..
36 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 02/06/2008 21h41
Alcides Emanuelli (2013) 02/06/2008 21h41
A cada dez segundos se desmata uma área equivalente a um campo de futebol na Amazônia. É uma tragédia que isso esteja acontecendo em pleno século XXI sob a indiferença da maioria dos brasileiros.
Hoje, o Intituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que o desmatamento cresceu 17,6% na Amazônia entre agosto de 2007 e abril deste ano. Mato Grosso e Roraima são os campeões da derrubada de árvores. Mas Rondônia também leva o troféu "Motosserra de Ouro": nem tem mais área legal a ser desmatada.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que há uma correlação entre a alta do preço do boi e da soja e o aumento do desmatamento. Não mencionou outro pessoal chegado à uma motosserra:os madeireiros.
Os principais inimigos da Amazônia não são os europeus ou os norte-americanos, invejosos desde sempre da biodiversidade exuberante e das riquezas da floresta. Estrangeiros, como Henry Ford e Daniel Ludwig, foram humilhados e derrotados pela floresta. Ford não conseguiu realizar o sonho da "Fordlândia", na década de 20, que previa a produção de látex em grande escala para a confecção dos pneus de seus carros. E o Projeto Jari, de Ludwig, que trouxe até fábricas de celulose flutuantes do Japão, na década de 70, também deu com os burros n'água.
Os maiores inimigos da Amazônia são os próprios brasileiros - madeireiros, contrabandistas da flora e da fauna, garimpeiros, agropecuaristas ignorantes e ganaciosos (que derrubam a mata para implantar pastagens e, depois, plantar soja) - e os governos complacentes com a destruição. Contra esses inimigos, a floresta está perdendo a batalha da sobrevivência.
Depois, não adianta esbravejar contra a imprensa internacional, que já sugere abertamente a internacionalização da Amazônia. A melhor resposta à cobiça internacional é o Brasil cuidar da sua floresta como outros países cuidam de seus tesouros.
27 opiniões
avalie fechar
Antonio Bispo (3) 02/06/2008 18h25
Antonio Bispo (3) 02/06/2008 18h25
Reservas indígenas x modismo
Sr. Luís Machado da Silva
A demarcação das terras e as reservas indígenas não deve ser responsabilidade apenas do poder executivo. Porquanto essas terras pertencem ao Brasil e, portanto a todos os brasileiros. A instituição que tem a prerrogativa de representar o povo brasileiro é o Congresso Nacional, no entanto permanece omisso ignorando essa questão tão importante e controvertido. Temos que por em mente que a terra tem como função primordial fixar residências e produzir alimentos, ao que podemos chamar de terra produtiva. Não devemos permitir os grandes latifúndios, a maior parte deles improdutivas. Mas também não podemos admitir que enormes extensões
de terra sejam demarcada para tribos indígenas, muitas delas com reduzido números de habitantes, com a justificativa de que foram eles os primeiros donos da terra. Isso é um clichê criar por uma meia dúzia de falsos ambientalista, que muito pouco conhecem da verdadeira historia da descoberta do Brasil. Como você pode ver essa questão das reservas indígenas diz respeito a toda a população brasileira, inclusive ao Supremo Tribunal Federal. O fato é que um país quem tem tantas terras, terra não pode ser problema e sim solução.
Juazeiro - BA
27 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 02/06/2008 16h53
Alcides Emanuelli (2013) 02/06/2008 16h53
A Funai fala isso e aquilo, o Ministro do Poder fala mais um pouco, o Governo tambem fala o Prefeito é preso e fala, a mulher deles tambem falam juntamente com a Ex Ministra Marina, e todos vão falando e tirando proveito de suas palavras oportunista e de uma forma ou de outra justificando seus salarios e os gastos com seus cartões, que não podem ser instrumento de CPI.
E quem poderia falar ou fazer algo para desemvolver, para resolver não tem o direito de falar ou fazer.[
Bem amigos esse alguem é o Exercito Brasileiro, se o Lula entende tudo de Metalurgia, o Exercito entende tudo de proteção, de desbravar matas, de defender e proteger, afinal o indio tambem é gente e tem alma como qualquer outra pessoa.
Como os donos da Vale, Da Eletrobrás, Oldebreche, Camargo Correia, Alcon, dos donos do Soja, Cana, dos donos do Bio Combustivel e por ai vamos entrando na mata, que já não é mais densa, já foi destruida pelas motocerras dos homens, pelos seus tratores de esteiras e tudo financiado pelos Bancos Publicos que agora esta começando a usar da mais violenta arma contra a Nação para destruir a floresta a mentira a hiprocresia, através da Rede Globo e outras redes que não são aquelas que os índios dormem aquele tipo de rede eles vão queimar e de preferencia quandos os indios estiverem em cima dela.
Bem esse é o objetivo do poder destruir para ter lucro e mais lucro ficar rico e ir para a Europa gastar o dinheiro em prostituição, com as meninas do Brasil que estão lá se prostituindo
14 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 02/06/2008 16h38
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 02/06/2008 16h38
E que continuem isolados

E que continuem isolados


E que continuem isolados

E que continuem isolados


E que continuem isolados


E que continuem isolados


E que continuem isolados

E que continuem isolados
5 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 02/06/2008 08h49
luiz dias (418) 02/06/2008 08h49
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
LEGISLAR OU GUARDAR A CONSTITUIÇÃO ?
QUANDO INSTITUÍDO NO BRASIL IMPÉRIO, O TRIBUNAL FEDERAL SUPREMO, ORIGINARIAMENTE COMPETENTE PARA JULGAR PROCESSOS DE RÉUS CONDENADOS EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, EVITANDO-SE ASSIM, OS APELOS À CORTE DE PORTUGAL - LISBOA.
ENTRETANTO, COM O ADVENTO DA REPÚBLICA, NOVAS CONSTITUIÇÕES FEDERAIS E O AVANÇO DO DIREITO NO MUNDO, O SUPREMO PASSOU A SER GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ESPECIALMENTE COMPETENTE PARA JULGAR LIDES ENVOLVENDO CONFLITO CONSTITUCIONAL, LEIS, LIBERDADES DEMOCRÁTICAS, ESTADO DE DIREITO, ENVOLVENDO TODOS OS ENTES OU ESTADOS FEDERADOS.
MAS, DADA A OMISSÃO DO PARLAMENTO OU CONGRESSO NACIONAL, O STF TEM SIDO CHAMADO A JULGAR MATÉRIAS TÍPICAS DO LEGISLADOR COMUM, OU POR COMPETÊNCIA DEFINIDA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, OU SEJA, AÇÃO DOS DEPUTADOS, SENADORES, TRIBUNAIS OU PRESIDENTE REPÚBLICA, DEPENDENDO, EVIDENTE, DA MATÉRIA.
ESTÁ AÍ, A QUESTÃO RAPOSA SERRA DO SUL, FRUTO DA INOPERÂNCIA DO GOVERNO DO ESTADO RORAIMA, DAS SUAS INSTITUIÇÕES, E, POR COMPETÊNCIA CONCORRENTE, A OMISSÃO DO GOVERNO FEDERAL, DO CONGRESSO NACIONAL, QUE, VERGONHOSAMENTE NÃO CONSEGUEM LEGISLAR E ACABAR COM BRIGA DE COMPADRES E HOMENS CIVILIZADOS CHAMADOS DE ÍNDIOS, QUE DISPUTAM PEDAÇOS DE TERRAS.
OUTRA QUESTÃO QUE O STF ACABOU DE LEGISLAR PARA O CONGRESSO E GOVERNO OMISSO, FOI A QUESTÃO CÉLULAS TRONCOS E EMBRIONÁRIAS.
CADÊ CONGRESSO ?
14 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 31/05/2008 22h03
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 31/05/2008 22h03
Por que a reserva não deve ser ampliada, primeiro, pq. dará a extensão continua de um país a um pequeno grupo de indios, muitos dos quais estão vindos das guianas, para reinvidicarem terras lá, segundo os interesses na reserva, passam por reservas de silício, reservas de uranio que lá existem, e que serão valiosissimas para o desenvolvimento do país futuramente, e tornarão aqueles indios os seres mais ricos do planeta, 3º a demarcação ou ampliação, só atende os interesses do CIMI, e outras ONGS, sou católico, mas tenho visto que devisto a esta posição, a nossa religião aqui no norte já é menor que as pentecostais juntos, essas ONGS , que só incitam violencia, que só trazem a discordia entre os povos precisam parar de ser financiadas com dinheiro publico. 14 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 31/05/2008 11h02
Eduardo Velasco (271) 31/05/2008 11h02
"... O Executivo não tem nada de ficar esperando decisão do tucano Gilmar Mendes e Cia." TEM SIM. ISSO AQUI NÃO É O MELHOR DOS MUNDOS, MAS TB NÃO É CUBA NEM MYANMAR OU A COREIA DO NORTE.
"... Os Poderes são independentes. Por isso, deve demarcar a Reserva e estamos conversados. QUEM DEFINE O QUE DE MARCA E O QUE NÃO DEMARCA ÁREA E COMPANHIA É O STF E NÃO MEDIDA PROVISÓRIA DE QUEM ASSINA E NÃO LÊ. SIM, O APEDEUTA!
"... Aliás, o Judiciário deveria não acolher pedidos de coisas que não são de sua alçada." DEVE SIM, SOBRETUDO QUANDO, NESSE CASO, SE REFERE A UM ENTE DA FEDERAÇÃO E O ASSUNTO FERE O TEXTO CONSTITUCIONAL. A CF/88 É UMA COLCHA DE RETALHOS, MAS OS 11 LÁ, SABEM COSTURÁ-LA!
Abraços meticulosos!
Eduardo Velasco
Natal/RN
35 opiniões
avalie fechar
Antonio Bispo (3) 30/05/2008 18h34
Antonio Bispo (3) 30/05/2008 18h34
Conspiração à avista
Perplexo, indignado e profundamente preocupado. Foi assim que me senti diante do lamentável episódio exibido pela TV globo, contra o engenheiro da Eletrobrás, protagonizado por um grupo de índios da tribo caiapós. Perplexo por nunca ter visto coisa daquele tipo ao vivo e a cores; indignado por ver tanto ousadia e brutalidade, partindo de pessoas aparentemente ingênuas e que de repente mostra que não são tão ingênuas assim; preocupado por perceber que tal comportamento tem a influencia de forças ocultas e poderosas que visam confundir a cabeça dos índios e de outros brasileiros incautos, objetivando desestabilizar e inibir o vôo dessa nação na direção de uma grande potencia. Chamo atenção das autoridades brasileiras e ,principalmente, do Congresso Nacional para que fique atentos e não deixe que se efetive o dito popular que afirma "brasileiro só fechar porta depois da casa roubada"!
Marciano/ Juazeiro - BA
15 opiniões
avalie fechar
Luís Machado da Silva (16) 30/05/2008 18h32
Luís Machado da Silva (16) 30/05/2008 18h32
O Executivo não tem nada de ficar esperando decisão do tucano Gilmar Mendes e Cia.. Os Poderes são independentes. Por isso, deve demarcar a Reserva e estamos conversados. Aliás, o Judiciário deveria não acolher pedidos de coisas que não são de sua alçada. 35 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 40 41 42 43 44 45 46 47 48 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página