Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 41 42 43 44 45 46 47 48 49 Próximos
Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 30/05/2008 18h26
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 30/05/2008 18h26
É bem possível que esteja errado, antropologicamente falando, mas a meu julgamento, penso que os nossos índios estarão mais protegidos vivendo isolados de nós brancos. E quanto mais distantes permanecerem maior será a preservação da selva efetuada por eles mesmos.
A ganância, o lucro, o egoismo, o amor ao dinheiro é coisa de nós brancos, ditos civilizados, cultos, e às eruditos.
Na sociedade silvícola esses valores não existem, vivem no mais perfeito comunismo, que o branco até hoje jamais chegou perto, e nunca atingirá esse patamar de organização social das aldeias.
Eles tem seus usos e costumes, nada escrito, mas tudo funcionando na mais perfeita harmonia e conexão.
Temos aqui um calhamaço de leis, e a justiça cada dia mais tardia, menos eficiente.
Temos que aprender com nossos irmãos pele vermelha e ´pés descalços, que vivem isolados. Eles são os verdadeiros ecologistas, preservadores, esses sim amam a terra, a flora, a fauna, toda a sua riqueza está centrada nesses mundos. Vivem alheios à política, partidarismo etc. O conceito deles de Pátria é muito mais profundo, respeitoso, solidário. O verde são as matas. O amarelo, os mineirais, o Branco a paz, O azul a imensidão do céu. Sim temos muito que aprender com esses que chamamos de "ignorantes", mas que em verdade são nossos mestres phd e preservação de nossa maior riqueza, nossa amazônia, que tantos estrangeiros cobiçam. E que nós brasileiros, ainda não aprendemos a valorizar e proteger. Deixem-nos em paz!
14 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (363) 30/05/2008 11h46
porfirio sperandio (363) 30/05/2008 11h46
Depois dizem que somos a ameaca aos nossos Indios. Mas quem tirou essa foto ai ? os jornais do mundo inteiro . Os coitados querendo enfrentar o Helicoptero de uma ONG com arco e flexa !
Foi uma ONG que decidiu invadir a privacidade do Indio e tirar a foto!
A propria foto delata a aflicao dos Indios sendo incomodados em seu proprio habitat ...por uma ONG.
MANDA EMBORA ESSA ONGs ... Eles ainda vao acabar matando nossos Indios ...
35 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 29/05/2008 23h30
Alcides Emanuelli (2013) 29/05/2008 23h30
Ninguem é contra os índios, em parte todos temos pena deles, mas queremos mais oportunidade para eles, que trabalhem um pouco afinal trabalhar não mata ninguem e dignifica o cidadão.
Será que o índio é um cidadão brasileiro! é uma pergunta dificil de decifrar ou entender, uma vez que o coitadinha faz sequestro de pessoas, agrede, usa de violencia com ferimentos, e nada acontece com eles, ninguem tem a coragem de dizer para eles o Indião, quer apito, não bate assim no homem que o Presidente do Brasil não vai gostar, ninguem diz nada para o índio esse tal de índio brasileiro, índio da Funai, da Funasa, se começar a citar o nome de organizações para cuidar dos índios vão ser tantas, se for nominar o numero de funcionarios remunerados podem ser maiores que a população indigena no Brasil.
Mas continuando o Homem do Exercito Brasileiro tem razão quando diz que a politica indigenista no Brasil foi trazida por Cabral, depois teve o Padre anchieta, o antonio vieira e outros padres que implantarão trabalhos para colonizar os indios e fazerm serem catolicos, tirar os índios de seus Deseus e levar suas almas para o Deus dos Cara Palidas.
Mas caros amigos tudo que esta aocntecendo é vergonhoso mesmo agora vem alguem sempre do Poder para contrariar as criticas mais sérias e correto do que esta acontecendo com os índios no Brasil.
Eles tem direito tem mas áreas de acordo com suas necessidades, onde não poderam vender nem arrendar, e vender as madeiras existentes, tem é que trabalharem
9 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 29/05/2008 23h16
Alcides Emanuelli (2013) 29/05/2008 23h16
Aos meus amigos brasileiro, Eduardo, Barata, Leonardo, vladimir, Adei, Paulo, Manuel, que estão cobertos de razão e juntamente com mais pessoas ou quase todos que aqui escrevem tentamos elucidar um pouco de conciencia em quem faz, ou nos escolhidos por nós para fazer o que tem que ser feito para o bem comum da Nação.
Todos nós estamos vendo erros e mais erros, interesses e mais interesses, estamos vendo e assistindo absurdos administrativos, inconcequencias politicas, tudo o que acontece é vergonhoso sem fundamentos logicos.
E agora Senhores o que fazer quando o interesse é cego e não mede as consequencias.
Aos índios, enquanto Ego Morales, Hugo Chaves, tem descendencia indigina, nossos índios estão sendo guardados no anonimato, mas falam bem portugues, será que os mesmos trabalham ou arrendam as terras que a união demarcou, para plantarem, criarem gados e caçarem, assim eles vão indo com ONGS, e muitas instituições protegendo fazendo circo em torno deles.
Violencia de qualquer lado não justifica cultura e muito menos facões faz parte da tradição e da cultura indigena.
O arco a flexa, o tacape, a lança, vazilhas de barro, colheres e pás de madeiras, fazem parte de sua cultura, mas facões não.
Bem amigos ninguem é contra os índios que Deus os proteja, mas o homem Branco ou Cara Palida do PT, tem que dar uma oportunidade para eles, eles tem que ter braços, mãos, pernas, pés, eles tem que ter o direito de ir e vir com todos seus menbros e oportunidades de desenvolvimento.
16 opiniões
avalie fechar
eduardo camillo (77) 28/05/2008 08h04
eduardo camillo (77) 28/05/2008 08h04
ah, sim, seu barata (colega de outros posts), concordo! preconceito não! mas as reportagens que vi, em especial na tv, leva justamente para esse lado... são tão fortes, com textos tão bem escritos, que vc no final quase chega a pensar "mas índio é tudo bicho mesmo!"... e em muitas das mensagens do forum da folha, e de outros dominios têm esse teor "anti-bom-selvagem" (brincadeira!)... 8 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 28/05/2008 06h33
josé reis barata barata (3562) 28/05/2008 06h33
Paulo, a dúvida que deixas evidente na questão inicial que propões, embora compreensível se inserta no estreito ponto de vista econômico é uma ofensa no terreno Político e do Direito Constitucional.O mais, perfeito , até mesmo na intensidade da revolta da qual compartilho cujo foco é o próprio Governo e sua grotesca e ultrapassada retórica de ambulante de feira. 178 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 27/05/2008 16h57
Paulo Floriani (244) 27/05/2008 16h57
Desde quando as imensas extensões de terra, tanto do cerrado, como da amazônia em geral, são do povo brasileiro como um todo???? Até hoje, imensas extensões foram simplesmente tomadas a força, por corrupção e grilagem, desmatadas, tornadas latifúndios de uns poucos privilegiados que enriquecem às custas do território nacional, sem oferecer empregos, hospitais, escolas, universidades e nada do que o povão precisa. No entanto, são estes mesmos latifundiaristas que falam em nacionalismo, pátria, etc??? HIPOCRISIA E MAIS HIPOCRISIAS.... 60 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 27/05/2008 10h52
josé reis barata barata (3562) 27/05/2008 10h52
Eduardo, talvez não seja o caso de ser a favor ou contra índio.Ninguém o é pelo fato de alguém ser filho de um índio, poucos; o mesmo para com qualquer outra minoria.Isto,nada mais que ignorante e imoral preconceito.Porém, talvez o caso de atender ao apelo da razão que reclama por uma igualdade na lei que, se rejeita privilégios irresponsáveis, repele em suas letras os crimes cometidos contra a Amazônia sob os auspícios de um Estado tão inoperante e indeciso, quanto complacente e servil aos interesses do capital internacional.
Da barata amazonense.
176 opiniões
avalie fechar
eduardo camillo (77) 27/05/2008 08h32
eduardo camillo (77) 27/05/2008 08h32
Devo confessar que estou com os dois pés atrás com essa exposição toda que a mídia tem feito sobre as encrencas indígenas... no Jornal Nacional, uma reportagem extremamente tendenciosa e parcial levava todos ouvintes a se indignarem e quase que alimentar certo desprezo pela sociedade indígena... Não sei por enquanto o que achar ainda, pois só tenho opiniões de um dos lados sobre todo o esquema...
No entanto, ao mesmo tempo, nunca gostei de ONGs que pegam nosso dinheirinho publico... como disse alguém, que vão pedir às instituições privadas... quero ver se um Itaú da vida gostaria de ver seu dinheiro ser desviado para o bolso de alguem...
17 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 27/05/2008 04h30
josé reis barata barata (3562) 27/05/2008 04h30
De quem é a Amazônia?
Incomoda,constrange e ofende o amor-próprio,em especial,o nacional.
Sólidas conjecturas impõem-se à compreensão do porquê da propositura desta pergunta deseducada e insolente.Por que não qualificá-la de indecente?
Respeito!
Não há como exigi-lo entre Nações,salvo,por excelência, com a violência física,o vigor bélico em potencial; resta,sem este, a esperança, teórica, da mutualidade, reciprocidade, o interesseiro cavalheirismo responsável na proteção do que se possui, cada um o seu, quando se tem algo a defender, claro.Isto e mesmo assim só se torna efetivo até quando e quando se tem e se dá o devido respeito moral e material que desanimem e desqualifiquem,na origem,jocosos achincalhes internacionais.Confesso,não fico feliz com esta concepção, pois, contraria minha: tão doce,quão infantil e ultrapassada crença no homem "bom",na humanidade "boa".Menino, sentado à margem do rio Madeira,Porto Velho, olhando suas barrentas corredeiras solapando barrancos, sonhei, e muito.Com elas minhas lúdicas lembranças perderam-se e hoje as recupero e percebo com desalento e como puros e tolos sonhos.
Acrescento outra:globalização!Expressão gostosa e prestigiada,mas, que me indigna pela evidência da turbulência que se avizinha:"Marx foi um dos primeiros a vislumbrar a possibilidade do mundo como um mercado global,sem o entrave da divisão de nacionalidades"...culminando com o "...violento embate entre capital e trabalho (que) ficaria exposto e as claras".T.L.Friedman.
249 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 26/05/2008 17h42
Alcides Emanuelli (2013) 26/05/2008 17h42
Que tristeza, que situação deploravel essa falta de direito que o cidadão brasileiro esta convivendo, onde uns tem obrigações, trabalham pagam impostos e outros como: Indios, Sem Terra, e por ai vai fazem suas proprias leis em busca de interesses pessoais.
Esta certo que na America tivemos civilização mais evoluidas e inteligentes do que nossos índios, como Maias, Incas, temos até decendentes deles como Presidentes, Evo Morales, e Chaves, e aqui no nosso Brasil de belezas mil, o que são nossos índios, o que seu trabalho traz de resultado economico para com a nação, e tem gente dizendo que os facões pertencem a sua cultura, é brincadeira de imbecil dizer isso em rede nacional.
Que vergonha o que esta acontecendo, invasões conta de orgãos Publicos, sequestro e fazendo refens trabalhadores, e ninguem faz nada para impedir essa violencia toda de índios de sem terras.
Esta na hora de parar com essa violencia que vem existindo para chantagear o Estado e para ganharem mais dinheiro para encherem a cara de cachaça e coitada da cachaça que não tem culpa de nada mas quando entra dentro de um corpo insano traz prejuizo sociais sem limites.
Que vergonha agora querendo roubar dinheiro publico através de uma ONG, esta na hora de o governo acabar com todas elas ou se quiserem existir nada de dinheiro publico, vão buscar doações e instituições privadas.
Chega do povo ser roubado através de Instituições desse tipo.
A responsabilidade pela Saúde e Educação tem que ser dos Municipios.
8 opiniões
avalie fechar
Leonardo Andrade (3) 26/05/2008 15h31
Leonardo Andrade (3) 26/05/2008 15h31
Sinceramente, eu achei isso o fim da picada. No momente em que eu visse índios ARMADOS e com pintura de guerra (foi o que eu ouvi) eu já botava todos os policiais de prontidão e estado de alerta, com armamento de repressão, tipo gás lacrimogêneo, balas de borracha e etc. Deixar que os índios se aproximassem do engenheiro e o ferir, foi triste. Sem hipocrisia, eu mandava reprimir de forma muito da enérgica, descia a borracha neles. Faça-me o favor, índios armados? Já exaltados? E a PM só olhando? Só no Brasil mesmo... 15 opiniões
avalie fechar
Manuel da Silva (207) 26/05/2008 14h48
Manuel da Silva (207) 26/05/2008 14h48
Os generais foram calados, os indios continuam badernando, ameaçando.
E o Senhor Lula calado, omitindo-se como sempre às questões polêmicas do país.
Nosso presidente prefere continuar no berço explêndido de sua omissão, prefere recriar CPMFs para manter ONGs de interesses estrangeiros.
Quando ele acordar para a realidade já terá sido muito tarde, e nossa Amazônia que os americanos dizem não ser do Brasil, estará dominada.
Falta pouco, acorda ai seu Lula!
45 opiniões
avalie fechar
Leonardo S. (120) 25/05/2008 20h46
Leonardo S. (120) 25/05/2008 20h46
Fico feliz em verificar que 99% dos comentários publicados neste fórum tem opiniões contrárias à absurda demarcação da reserva em Roraima, contrárias a equivocada política indígena do Estado brasileiro (que por sinal é equivocada há décadas), e enfim, opiniões de repúdio à inação do Estado frente às atitudes de certos grupos indígenas nos últimos dias.

Isto significa que é muito claro que esta política está totalmente equivocada, não há argumentos a favor destas situações.

Porém, o governo continua e continuará insistindo nesta política, por pressões externas, de ONGS, da igreja e de sabe-se lá mais quem. E a aprovação do governo continua nas alturas, por que 99% da população não está preocupada com isso e não tem idéia do que se passa.

Conclusão: democracia só funciona se existir massa crítica na população, o que não é o caso do Brasil.
40 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2013) 25/05/2008 20h07
Alcides Emanuelli (2013) 25/05/2008 20h07
É hora de voltar a escrever!
Há muito tempo atrás mais ou menos 30 anos, morei no Mato Grosso na região de Barra do Garça, Naquela Região tem muitas reservas, uma delas era a do Juruna aquele famoso indio que foi deputado.
Eu naquela epoca criticava a forma de protucionismo do governo para com o índio>
O Indio é tratado com um bicho, um porco do mato pelo governo federal e os orgãos que são criados pra proteger os Indios e ser cabides de empregos para muitos malandros.
Uma das politicas erradas é tratar o índio como um ser inutil um bicho do mato que não precisa trabalhar, estudar e não pode aprender nada.
Trinta anos depois tudo continua como antes, a politica do Governo é uma vergonha, será que não pensam que ali tem um corpo, tem uma alma, que quer ter o direito de interagir dentro da sociedade brasileira, para pensarem que tem que desenvolver politicas indiginistas ou politicas Sociais não pode ser uma pessoas com ambições e interesses pessoais, assim o governo tem que mudar tudo e talvez tirar ONGS, IGREJA, e outras instituições que só fazem mal aos índios sempre fizeram e colocar pessoas sérias e honestar, profissionais, tecnicos formados em todas as áereas, agropecuaria, medicina, enfim profissionais competentes e juntamente com 10.000 militares vão implantar politicas sérias e desenvolvidas para esses novos tempos.
Essa séria a busca da vida para a nação indigina e não precisaria áreas imensas, como se faz hoje.
Precisa-se incluir o índio nesse novos tempos
9 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 25/05/2008 13h03
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 25/05/2008 13h03
cuidado sempre com esse assunto indio, eu já vi pessoalmente diversos brancos, receberem diárias de ongs, para se vestir de indio e se pintar, aqui em apiacás, para fazer pressão para demarcação de uma área que não é deles, e que aliás agora eles mesmo querem desistir dela, e a FUNAI, e as ONGS não deixam, 15 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 25/05/2008 08h25
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 25/05/2008 08h25
o pior é a farsa que pregam, que facão faz parte da cultura de indios, se eles vão viver no sistema pregado pelos antropologos, não precisam de facão machado, ou então deixem eles explorar as areas que possuem, economicamente, sem aumentar o tamanho das reservas, e falsear dados para criar novas reservas, eles já possuem area suficiente, para sobreviver por dez gerações, mas se não houver essa briga, como o cimi, vai existir, sem verba governamental, ou outras ONGS, que dizem proteger os indios, mas vivem de convenios com a FUNAI, cai fora.............. 5 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3063) 24/05/2008 20h19
Antonio Fouto Dias (3063) 24/05/2008 20h19
Não sei se este comentário vai ser publicado, porque a imprensa não divulga o que vou registrar e já enviei anteriormente sobre o mesmo assunto, que não foi publicado.
O fato é o seguinte; matéria como "Assembleia de Roraima dá título a generao que criticou política indigenista de Lula" é divulgado e justamente deve sê-lo; entretanto a própria Assembleia de Roraima, por unanimidade aprovou uma moção de repúdio ao
Ministro Tarso Genro e não se ve matéria por exemplo com o seguinte título: "Assembléia Legislativa de Roraima aprova por unanimidade moção de repúdio a Tarso Genro", nenhum órgão de imprensa relatou o fato, muito conveniente e atitudes como esta, espelha o tipo de informações que recebemos. SÓ AS QUE CONVÉM OU INTERESSAM AOS RESPECTIVOS ÓRGÃOS.
O fato que levou a Assembléia de Roraima aprovar essa moção de repúdio, prende-se ao fato de que o Ministro da Justiça Tarso Genro, teria dito que "O Estado Democrático de Direito está chegando em Roraima agora", fato que inclusive fere a própria Constituição, considerando-se que Roraima há um bom tempo, possui autonomia como Unidade da Federação.
Visando obter a publicação deste comentário, não registrarei o que a referida Assembléia, tem prometido para a semana que vem e muito menos o que o Senador Mozarildo Cavalcanti anunciou em seu pronunciamento as 17h44, na Sessão Deliberativa Ordinária do dia 21 do corrente mês.
5 opiniões
avalie fechar
Haremhab Hassan (189) 24/05/2008 19h55
Haremhab Hassan (189) 24/05/2008 19h55
Demorou pra expulsar todas as ong's e estrangeiros que infestam a Amazônia, este comportamento tem um nome:INGERÊNCIA!Para completar, muitos reclamam quando alguém do Exército Brasileiro, que tem pleno conhecimento da realidade e situação, critica a demarcação contínua, que só atende a interesses nefastos, muita terra pra pouco índio...Faz parte da cultura caiapó portar facão?(arma branca), estudos antropológicos, etc...pura balela!Faz parte da minha cultura, como homem branco, portar armas de fogo de grosso calibre, por ex, Desert Eagle .50AE...se a minha pessoa fizer uso da mesma, para "protestar", terei um padreco espanhol ou ong estrangeira, me defendendo, "antropologicamente"??? 15 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (147) 24/05/2008 07h10
Sudeste/ sudestino (147) 24/05/2008 07h10
Essa ONGs da Igreja Católica estão todas infiltradas por agentes estrangeiros que vem promover a desagregação do povo brasileiro.
O que está acontecendo e só uma PEQUENA amostra do que vai ocorrer no futuro. Vai ser muito pior se o governo não tomar uma atitude expulsando os agentes estrageiros disfarçados de padres.
5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 41 42 43 44 45 46 47 48 49 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página