Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crimes da ditadura

Ministros defendem punição de crimes de tortura da ditadura


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos
Comentários dos leitores
sergio barbosa (285) 23/06/2009 22h38
sergio barbosa (285) 23/06/2009 22h38
1932 1964 Qual a diferença?
Nenhuma.
Tosca a visão dos saudosistas da ditadura.
Em 32 São Paulo foi às armas, pra quê?
Sede de DEMOCRACIA.
Hoje o movimento é valorizado.
Em 64 muitos foram as armas, também pela democracia, contra O CERCEAMENTO DA LIBERDADE, porém, sufocados pelas forças militares que gosavam dos sustentáculos POLÍTICOS, FACE AS CONVENIÊNCIAS E BENESSES QUE AQUELE, ENTÃO GRUPELHO DE POLÍTICOS DISFRUTAVAM, ESTADO COM E NO PODER, até hoje ainda infiltrados na política brasileira (SINTOMÁTICO QUE SE ESCONDAM DO PASSADO DE APOIO. NOTÓRIO SÃO AS MUDANÇAS DE NOME DO PARTIDO hoje zumbi parte viva da arena morta).
4 opiniões
avalie fechar
edu ribeiro (31) 23/06/2009 21h14
edu ribeiro (31) 23/06/2009 21h14
Meu caro Pedro, se voce acha que a economia do nosso regime militar não foi uma das coisas mais insidiosas deste país, que nos jogou em uma brutal inflação e que criou um enorme buraco social, é uma opinião sua. Historicamente, sabemos que foi uma das piores coisas deste País, uma era perdida que nada nos trouxe a não ser corrupção, tortura, mal servação do bem público e por aí vai. Continuo acreditando que todo nosso regime miliytar deve ser passado a limpo com a ótica certa, que o coloque no seu lugar certo, que é o de um período e ser esquecido e lamentado por todos. Abrir os arquivos agora seria algo mininamente digno, mas duvido que eles sejam capazes deste sentimento. 4 opiniões
avalie fechar
Pedro P. Kudlinski (10) 18/06/2009 20h59
Pedro P. Kudlinski (10) 18/06/2009 20h59
Desculpas??? Os maiores crescimentos jamais vistos nem igualados da brasileira economia. Os maiores salários mínimos benefícios de aposentadoria, os maiores rendimentos reais nas cadernetas de poupança e FGTS, tmbém jamais vistos na brasileira economia. FGTS, 13o., aposentadoria para os agricultores, entre muitos outros benefício para a imensa maioria.
Queiramos ou não exatamente no regime militar no período de 1964 a 1984.
Desculpas quem devem ao todo o povo brasileiro e a todo o Brasil são os que lutaram contra esse melhor período para toda a maioria e economia brasileiras.
Eng. Pedro P. Kudlinski (MBA)
www.insiter.adm.br
35 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 18/06/2009 20h54
João Carlos Gagliardi (2328) 18/06/2009 20h54
A indústria da anistia continua fazendo vitimas, o bolso do contribuinte.
Muitos destes "camponeses" pegaram em armas, para lutar ao lado dos comunistas.
Fizeram uma opção.
Existe no mais alto escalão do governo, pessoas interessadas em promover o revanchismo.
Em fazer com que feridas há muito fechadas, reabram.
Se houve violência dos militares, ela foi proporcional ao risco que a democracia estava correndo.
Esses "reconhecimentos", que dificilmente passariam por uma apuração mais rigorosa, são apenas uma provocação e um assalto aos cofres públicos.
Aliás, eles sempre adoraram cofres públicos...
31 opiniões
avalie fechar
reportando-me à reportagem de ontem, sobre indenisações pleiteadas pelos participantes da reveloção de 64, tenho a dizer o seguinte:
Quando o inimigo ataca, você tem que se defender e, conforme a situação, com a mesma arma que está sendo atacado. Os que hojwe estão pedindo indenisações altas, robaram e matarenm para atingir seus objetivos, sendo uma das vítimas um simples soldado do Exército, de guarda da hora no Quartel General do Ibirapuera. Chamava-se Mario Cosel Filho. O Exército não pediu indenisações para os militares vítimas dos gerrilheiros que praticaram inúmeros crimes. Agora, que estão por cima, no governo, inclusive o ministro da justiça, pedem reparações financeira pelo que sofreram. O que eles querem , e queriam na época, é dinheiro. Aliás, prestem atenção: No regime comunista os chefões teem do bom e do melhor e o povo migalhas. Vejam a Corea do Norte e Cuba: Os mandões gordos, corados, cheios de vida e o povo, magro, mal vestodo, na pindaíba
26 opiniões
avalie fechar
Tonia MSantos (457) 15/05/2009 17h35
Tonia MSantos (457) 15/05/2009 17h35
Caros Senhores Carlos e Alexsandro,
Sinto desapontá-los, mas se lerem com atenção o texto verão que não recrimino o pagamento justo. O que eu não aceito é a brincadeira de por que passou um dia na prisão tenha direito a receber valores altissimos e quem na verdade nada tinha a haver com a brincadeira que perdeu perna, parente ou outro caso qualquer não seja contemplado da mesma forma.
Agora se a sua avó chorou por que infelizmente mataram os filhos dela, sinto muito, mas era um risco que estariam correndo.
Imaginem que um cidadão decida assaltar, como hoje passou na TV, realiza alguns assaltos com exito, de repente encontra um frentista armado que não se intimida e atira no agressor matando-o. Mesmo com o fato acontecendo ele acabou sendo alvejado no ombro. Quem é a vitima??????????
O frentista que estava trabalhando cumprindo seu dever civico ou o outro que se diz injustiçado pela sua carga genetica pois não tem capacidade de conseguir um emprego que lhe sustente os gostos extravagantes e assim parte para punir a sociedade pois ele é um ser revoltado que precisa de muita grana e mordomia para viver.
Não sei se isso lhe teria alguma semelhança com o que vem saindo como manchete de jornal, com mensalão, cueca, um biologo que vira empresário de informatica e acaba comprando uma fazenda para criar gado, ou o irmão café com leite que chantageia bicheiros que são cumpadre, ou advogado que se beneficia de transações na extinta Varig. não tem espaço para continuar.
12 opiniões
avalie fechar
roberto william (5) 14/05/2009 10h31
roberto william (5) 14/05/2009 10h31
Acho que devemos é esquecer essa página deprimente da história do Brasil. Falar de limitar é chutar cachorro morto. E a maioria deles já tá debaixo do chão mesmo, com dez estrelas e toda pompa!!!Que descancem em paz, ou não. Dos limitares covardes, o tempo cuida. Quem são os militares hoje na carta do baralho? Estão tendo o que merecem 3 opiniões
avalie fechar
O leitor Reginaldo Carvalho lamenta que "a situação do Brasil piorou nos últimos anos"?! Mas, de acordo com todos os comentaristas especializados imparciais nacionais e no exterior, foi o contrário. O país vem avançando a passos largos economica e socialmente, e, existe forte otimismo que, passando o atual problema economica mundial, haverá um grande futuro. Parece que o leitor está morando em outro planeta. 6 opiniões
avalie fechar
José Alberto (353) 13/05/2009 20h25
José Alberto (353) 13/05/2009 20h25
Direitos humanos no BRASIL existe então onde ele está, deve estar na b...desse ministro e bem escondido pois não achamos eles de jeito nenhum,pois se podem ajudar esse bando agora de 5 bilhões para industria, 100 bilhões com juros diminuidos para empresarios, por que o governo né seu vanuchi de m...não manda 5 bilhões para o MARANHÂO (explico não manda pois a familia sarney faz do total uma apropriação indebita) então o MARANHÃO não pode ser ajudado, vanuchi assim que for possivel fija que vai dar uma ca....e não volte mais..... 3 opiniões
avalie fechar
Anackim skywalker (60) 13/05/2009 20h01
Anackim skywalker (60) 13/05/2009 20h01
Gostaria de parabenizar a senhora(senhorita?) Natália pelo seu brilhante depoimento. Os apologistas dos assassinatos seletivos dos herois que tombaram por ocasião do catrastófico, covarde e deprimente golpe militar, deveriam dizer em auto e bom tom ..."touché". Vou tomar um remédio para o estômago, pois a irracionalidade das defesas dos "recrutas zeros reformados e de pijamas" me faz mal. Não adianta, os arquivos serão abertos e os generais com o c... na mão( Como diria Renato Russo) vão ficar como sempre, escondidos nos seus gabinetes ou nas suas bibliotecas, de pijamas com teias de aranhas nos pés, odiados pelo povo, conseguindo refúgio em seus clubes militares com cheiro de sangue e enxôfre... 32 opiniões
avalie fechar
sérgio dourado (367) 13/05/2009 18h12
sérgio dourado (367) 13/05/2009 18h12
Interessante notar a profusão de idéias contra a indenização de pessoas por danos oferecidos pela ditadura. Concordo, e está na lei, que é proibido o enriquecimento sem causa.Mas podemos saber se é justo que não sejam ressarcidos de seus direitos? Bom,primeiramente deveríamos ter claro para nós,o espectro da luta armada ou não contra a ditadura,quem pertencia aos grupos que faziam frente ao regime político e que meios usavam.Não acho que essas pessoas lutaram perante o regime de exceção, para em um futuro de abertura política pudessem reinvindicar dividendos econômicos por tal em nome de algum prejuízo que tiveram.A ditadura é,foi e será sempre abominável, assim como o nazismo e as guerras mundiais.Portanto,quando se luta pela liberdade,luta-se pela coletividade, e agora deve-se investigar caso a caso para ver quem realmente teve prejuízo calculável,pois o ônus político para o país e para sua história, quem pagará? 14 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (837) 13/05/2009 17h46
Bolinha da Lulu (837) 13/05/2009 17h46
Eu não gosto do Lulla, pelo mensalão, dinheiro na cueca, pelo Daniel, pelo Toninho do Pt e ficar aqui enumerando o espaço não seria suficiente.
Dito isso, não acho que depois de mais de 45 anos da revolução, já esta mais do que na hora de se abrir os arquivos da ditadura, pois estamos em uma democracia e cada cidadão é sócio da nação, assim proprietário e não há um que seja mais proprietário que o outro, apesar dos "otoridades" se acharem diferenciados.
Assim a população tem o direito de saber a sua história, recente ou passada, para que seus erros sejam evitados ou coibidos.
Assim nesta ação apoio o Lulla, pois trata-se de uma coisa importante para o povo e não para meia duzia.
1 opinião
avalie fechar
Reginaldo Carvalho (94) 13/05/2009 17h02
Reginaldo Carvalho (94) 13/05/2009 17h02
A situação politco-nacional se deteriorou tanto nos últimos anos, pela má atuação dos nossos representantes políticos, que nossa democracia corre grande risco. Militares das três forças vêm discursando seus descontentamentos com os desmandos do governo Lula. Em suas inserções deixam claro, nas entrelinhas, que estão atentos aos desdobramentos políticos. E Subliminarmente dão o recado ao governo. Isso também é o que estamos sentindo. A classe média está sendo massacrada e usada para financiar a luxúria de políticos, roubos e corrupção pública. Movimentos Sociais oportunistas afrontam a propriedade e outros querem cobrar uma dívida que não foi feita por nós. O desmantelamento das instituições públicas, a perda de confiança no Estado são interruptores que ligaram a luz amarela. A ação de oportunistas políticos, gritam para inverter os valores sociais, baseados em fatos passados e mentiras de líderes revolucionários que pregam vingança ? Sim, sim, a democracia brasileira está tomando outra forma. Sentimos que ainda há ar para respirar. A abertura democrática foi exigida por nós e que condenou o livre arbítrio dos militares. Mas, não brigamos por esta pseudodemocracia que está aí. A esquerda perdeu sua ideologia e faz a farra com seus aliados. Acredito que todos os brasileiros querem um regime democrático, mas que as instituições funcionem, segundo interesses dos eleitores e não de castas clientelistas. Parabéns a todos que conseguem enxergar os sutis movimentos da deseordem. 6 opiniões
avalie fechar
Natália Campos (1) 07/04/2009 10h35
Natália Campos (1) 07/04/2009 10h35
Lendo os comentários abaixo vi que muitos defendem que os chamados por eles de terroristas/subversivos também sejam julgados pelos crimes que teriam cometido durante a luta contra a ditadura. Acho que essa é uma posição problemática pois e nos leva a uma questão importante. É justo agir contra a lei em quais casos? Porque, se levarmos a lógica de punição dos dois lados para outros casos então teríamos que concordar que as pessoas que lutaram contra o nazismo na europa/alemanha também deveriam ser punidas, afinal também agiram fora-da-lei, também mataram pessoas e eram considerados terroristas e subversivos pelo governo. Da mesma forma, nos nossos paises vizinhos que também tiveram ditadura militar, as pessoas que lutaram contra ela não são considerados terroristas mas sim gente que contribuiu para o retorno à democracia. Aliás, longe de dizer que a luta armada no Brasil foi a principal responsável pelo fim da ditadura, mas teve sim um papel importante nela, e fez com que o governo militar não tivesse sossego. Além disso, muitas dessas pessoas presas, exiladas e torturadas sequer faziam parte de qualquer grupo "subversivo" mas mesmo assim sofreram com os desmandos da ditadura. 11 opiniões
avalie fechar
carlos lima (2) 31/03/2009 10h51
carlos lima (2) 31/03/2009 10h51
Lamentável, o comentário desta leitora. Brincar com a indenização de pessoas que lutaram por um país livre!! e morreram assassinados... Tenho dois tios desaparecidos, e quando mina avó morreu em 1996, ela chorava todas as noites o desaparecimento de dois filhos dela.... SRA TONIA... POR FAVOR... SE NÃO CONHECE A HISTÓRIA "LIMITE-SE A LER" NÃO FAÇA COMENTÁRIOS SEM CONHECIMENTO, POIS SOMENTE OS IGNORANTES VÃO ACREDITAR EM SUAS PALAVRAS 12 opiniões
avalie fechar
ALEXSANDRO SANTOS (4) 07/03/2009 00h28
ALEXSANDRO SANTOS (4) 07/03/2009 00h28
Considero Leviana a brincadeira feita com as indenizações pagas a familiares dos ex presos políticos da Ditadura Militar.
Podemos questionar até as decisões da atual comissão, verificar incoerências e/ou interpretações equivocadas, mas é inadimissível que tratemos com essa imaturidade de um assunto tão sério.
Desqualificar a indenização que somente agora tivemos a HONRADEZ e CORAGEM para fazer e o Estado Brasileiro deve a pessoas que foram por ele torturadas e assassinadas é, no mínimo uma demonstração de ressentimento e de aversão à Democracia e ao Estado de Direito.
Sugiro que Tânia procure, urgente, uma Bolsa Leitura ou uma Bolsa Noção de História do Brasil.
11 opiniões
avalie fechar
Tonia MSantos (457) 05/03/2009 23h56
Tonia MSantos (457) 05/03/2009 23h56
Caras moderadorasnão tem nada de errado nesse texto.
Nova denominação do dinheiro pago aos que entraram com ação contra o governo por que sofreram perseguição dos militares. Sendo quatro modalidades
1 - bolsa ditadura - dada aos cumpanherus que se dizem oprimidos por terem matado e assaltado e foram torturados nas dependencias do Doi-codi. São gratificados por terem agido criminalmente.
Bolsa cumpanheru - para os cumpanheirus que mesmo não tendo necessidade e não terem sido oprimidos profissionalmente, (na verdade por isso até se beneficiaram), mas que passaram um dia preso.
Bolsa terrorista - as vitimas dos ladrões e assaltantes que se diziam terroristas e infringiram alguma perda à pessoas comuns que seguiam sua vida ou meros recos que estavam obrigados a exercer o serviço militar e mesmo assim foram mortos covardemente. (esta bolsa normalmente é uma miséria.)
Ressarcimento - Por aqueles que sofreram realmente uma perda sem sentido por descuido dos torturadores, pelos excessos e violencia gratuita.
19 opiniões
avalie fechar
Tonia MSantos (457) 05/03/2009 17h21
Tonia MSantos (457) 05/03/2009 17h21
Agora vamos ao assunto.
Espero sinceramente que o Comparato e a Prof da USP, não estejam recebendo o auxilio ditadura. Como no caso da mulher do ex-dirigente da UNE eu acho justo, apesar das informações serem parcas, para uma analise dos fatos, mas ao que tudo indica o rapaz era talvez um tanto agressivo, pois morreu muito pouco tempo após a anistia. Agora, achei que mereceu já que o cara foi deposto e preso e exilado e tolhido e exercer a profissão que escolheu, apesar qeu o Serra, não conseguiu terminar engenharia aqui, mas fez economia no Chile.
Agora gostei que FHC, não recebesse o bolsa-ditadura, ou bolsa-guerrilheiro ( acho que o nome varia conforme o pedinte), pois ele já tem acredito que duas aposentadorias, uma como prof e outra como presidente. Lembro que o Montoro tinha umas cinco acho e acho que ele ficava com a maior e as outras fazia caridade com elas. Como em alguns casos como o pessoal do Pasquin que tem a bolsa-ditadura e possuem profissão, e trabalho. O Ziraldo em 72 fez a campanha da Caixa para o governo, quer dizer de perseguição não tinha nada.
Outro que acho coerente é o Jango, já que o destituiram e ao que tudo indica foi assassinado pelo sistema. Apesar de dizerem que os privilegiados com isso são os filhos, não vejo como uma coisa ruim, mas copmo uma coisa justa a sua viuva, não importando o quanto os filhos possam se beneficiar do obulo. Infelizmente o bolsa-ditadura seria o meio de se fazer alguma justiça, tanto de um lado como do outro, mas...
2 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 03/03/2009 13h52
João Carlos Gagliardi (2328) 03/03/2009 13h52
26 de junho de 1968, alguém lembra?
Procuradoria acusa sete por morte durante ditadura?
"A morte de Fiel Filho, aos 49, foi um marco no histórico de violência da ditadura". Palavras do texto.
Já que, vão reabrir esse caso, por que não reabrem também o caso do "Kuka"?
Quem é o Kuka?
O nome dele era, Mario Kozel Filho.
Foi assassinado pela Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), quando estava em uma guarita, na guarda do Quartel General do 2º Exercito, no Ibirapuera.
Jogaram uma Kombi carregada de explosivos em cima dele em 26 de junho de 1968...
São pessoas assim, que cometeram esta e outras barbaridades, que muitos aqui, nem nascidos na época, defendem.
Kuka era pouco mais do que um menino.
ELE TINHA 18 ANOS!!!
18 ANOS!!!
Ditadura? Ditamole?
Foi é mole demais....
Hoje, corre um projeto de lei, na Câmara dos Deputados, que inscreve o jovem, o menino, o militar Mário Kozel Filho, no Livro dos Heróis da Pátria.
"Ele" sem dúvida merece.
E não será esquecido!!!
10 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (363) 03/03/2009 13h25
Francisco Silva (363) 03/03/2009 13h25
Se as ações civeis são cabíveis então alguns ministros e ex-ministros deveríam se preocupar pois aqueles que foram roubados ou sequestrados podem pedir indenização... 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (292)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página